domingo, 18 de dezembro de 2011

CORRER NA ESTEIRA OU NA RUA? QUAL A MELHOR OPÇÃO?













O que você prefere: correr na rua ou na esteira? Ao ar livre, você poderá queimar, em média, até 600 calorias em uma hora. Já, na esteira, o gasto calórico é menor: 500. Mas antes de escolher a melhor opção, preste atenção nas vantagens e desvantagens de cada atividade. Descubra qual combina mais com você. Veja as dicas do professor de corrida, Marcelo Tavares, da unidade Leblon II, da rede de academia Bodytech.

Correr na rua
• Uma das vantagens da corrida ao ar livre é variar os percursos e não cair na monotonia. Você pode praticar a atividade nas calçadas das ruas, em parques, na praia. Na esteira, você fica em lugar fechado, olhando para o painel da máquina, ou o espelho ou a televisão.

• Na rua é possível gastar bastante energia, enfrentando os obstáculos que aparecem, como subidas e descidas, buracos, pedras no meio do caminho. Isso exige mais dos músculos, principalmente das coxas e das panturrilhas.
“Ao ar livre, todo cuidado é necessário, porque o controle do ritmo é mais difícil e os tipos de solo podem ser irregulares e oferecer riscos de lesão”, alerta Marcelo. O ideal é correr na grama ou na areia batida, que são superfícies mais seguras.
• Outros fatores ambientais podem também influenciar a corrida, como, por exemplo, o vento, a chuva e a temperatura. Se o dia estiver muito quente ou muito frio, isso poderá interferir diretamento no rendimento do treino.

Correr na esteira
• Esta é a melhor opção para quem está começando a correr. Você pode acompanhar pelo painel da máquina o ritmo, a velocidade e a distância percorrida. Também pode controlar a inclinação do solo.

• Mais uma vantagem: as esteiras têm um sistema que absorve até 10% do peso corporal do corredor, impulsionando-o para frente e para cima, o que deixa a corrida mais fácil e reduz de forma significativa o impacto nas articulações.
Se você é sedentária e está acima do peso, precisa tomar muito cuidado para não se machucar no início do treino. O corpo não está preparado para suportar os impactos da corrida. O ideal é pedir a orientação de um profissional de educação física para criar um programa de atividades.



Quer começar? Inicie seu treino com caminhadas na esteira e, aos poucos, aumente o ritmo e a velocidade. Dependendo do seu condicionamento físico, em algumas semanas, você já poderá correr, inclusive na rua.
Se você ainda está indecisa entre correr na rua ou na esteira, então alterne os locais. O importante é praticar o esporte com prazer e se sentir bem.
FONTE:  Patrícia Giuffrida


VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA EM
6 NOV 2010
MELHOR CORRER NA ESTEIRA OU NA RUA?

Nenhum comentário:

Postar um comentário