segunda-feira, 26 de março de 2012

BIOMECÂNICA DO MOVIMENTO HUMANO

 



SISTEMA DE ANÁLISE DE MARCHA E CONJUNTO DE MARCADORES








A Biomecânica do Movimento Humano é uma área interdisciplinar que aplica conceitos da Mecânica ao estudo do movimento humano. O problema direto consiste na síntese do movimento humano, a partir de modelos de ossos, músculos e articulações. O problema inverso consiste na estimação de forças internas e parâmetros dos modelos, com base nas medidas biológicas.

Uma das pesquisas em Biomecânica desenvolvida no laboratório tem por objetivo a derivação automática das equações de movimento para sistemas mecânicos com vínculos, permitindo o cálculo dos valores numéricos de variáveis cinemáticas para qualquer tipo de equação de vínculo fornecido pelo usuário. As aplicações em Biomecânica envolvem tanto os problemas diretos quanto os inversos.

Estudos sobre a funcionalidade de um sistema integrado de hardware e software para análise de movimento foram desenvolvidos no laboratório em parceria com a Divisão de Reabilitação Médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O sistema realiza a análise fotogramétrica do movimento humano, eletromiografia dinâmica de superfície e faz medições das forças de reação do solo. As aplicações atuais incluem a análise de marcha de pacientes com paralisia cerebral e lesão vascular cerebral.
Fonte:USP


Nenhum comentário:

Postar um comentário