quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

REEDUCAÇÃO POSTURAL PARA CICLISTAS


A postura correta é um ponto fundamental para o desempenho de um ciclista, além de contribuir para prevenção contra lesões musculares e evitar o desperdício de energia. 

O ciclista, quando a pedalada não é cadenciada, rítmica e uniforme, tem seus músculos da região lombo-sacra exigidos de forma excessiva, causando extresses mecano-posturais nas estruturas ósseas e músculo-ligamentares, assim como nas cartilagens e discos da coluna. É esta, em indivíduos suscetíveis, uma das causas das lombalgias e lombociatalgias (dor lombar que se prolonga para um ou ambos membros inferiores), também conhecida como ciatalgia ou ciática. As lombalgias e ciatalgias, atualmente, são responsáveis por aproximadamente 30% das queixas dolorosas na população mundial.


Para tirar o maior proveito da bicicleta o ciclista precisa estar corretamente posicionado e regular a bike para o seu corpo, com a possível troca de alguns de seus componentes. Uma bicicleta perfeitamente ajustada pode melhorar em até 20% a performance do ciclista.


Desvios posturais podem comprometer o desempenho e o conforto do ciclista, podendo levar à lombalgia. A ocorrência da lombalgia tem sido relacionada ao ajuste dos componentes da bicicleta e a anatomia do ciclista. Flexão excessiva de tronco, discrepância de comprimento dos membros inferiores, componentes da bicicleta em dimensões inapropriadas, fraqueza muscular, pouca flexibilidade e desvios posturais comprometem o desempenho do ciclista.


Muitos fatores influenciam na hora de encontrar uma posição ideal sobre a bicicleta. É necessário saber quais os objetivos do ciclista, seu estilo de pedalada, sua experiência no esporte e o tipo de bicicleta que vai ser utilizado. Cada bike exige um tipo apropriado de posicionamento. Outro aspecto importante é o tipo físico do indivíduo e sua flexibilidade. Muitas pessoas pedalam e durante muito tempo se sentem desconfortáveis, isso acontece porque não estão fazendo movimentos naturais.


No entanto, deve-se considerar uma postura mais adequada possível no geral. Ao final do pedal, sua perna não pode estar hiperestendida e sim em uma flexão em torno de 15 graus entre a coxa e a perna. 


Coluna reta, olhar para frente, não colocar o peito para frente (criando o chamado efeito para quedas), os braços semi flexionados, não se deve ficar com eles estendidos para não sobrecarregar os cotovelos, as mãos devem estar em cima das duas manetes perto do freio. 



O ciclista deve procurar a posição mais relaxada possível. O ideal é que a bicicleta e ciclista se transformem em um conjunto harmônico.


Sem uma bicicleta apropriada para o tipo físico do ciclista é impossível pedalar de maneira correta e quanto mais corretamente esteja pedalando, menor será o esforço e maior o seu bem estar.


ASSISTA AS ORIENTAÇÕES 
PARA UMA POSIÇÃO ADEQUADA NA BICICLETA




Como é o tratamento da Reeducação Postural para ciclistas?


A RPG( REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL) deve ser aplicada por fisioterapeutas RPGistas, ou seja, que participaram do curso preparatório ministrado por Philippe Souchard.  

O tratamento consiste em consultas de 1 a 2 vezes por semana com cerca de 1 hora ou mais de duração de acordo com a necessidade a ser avaliada pelo fisioterapeuta acompanhante. 

Logo na primeira avaliação pode se ter uma idéia do tempo a ser dedicado e da duração do tratamento.

Os resultados aparecem em torno da décima sessão e atingem sucesso em até 90% dos casos. 





.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário