domingo, 9 de março de 2014

ESPONDILOSE CERVICAL - RPG - CURITBA





















A espondilose cervical é definida com um conjunto de alterações resultantes da artrose da coluna cervical.


Com o passar dos anos, os discos intervertebrais da região cervical perdem água, levando a redução de elasticidade dos mesmos. Quando há uma insuficiente nutrição dos discos, ocorre perda dos elementos que o formam, com consequente diminuição da altura e da sua resistência aos choques decorrentes do simples movimento ou de traumas, tornando-os mais propensos a rupturas e degeneração. 

Por conseguinte a estas reações discais, ocorrem reações das vértebras adjacentes, levando à formação de osteófitos (bicos-de-papagaio), que tendem a fundir as vértebras. O somatório desses acontecimentos pode levar à redução do canal vertebral, no qual está contida a medula espinhal.

Existem diversas causas para a espondilose cervical. Pequenos traumatismos copiosos favorecem o aparecimento de lesões nos discos intervertebrais, sendo que algumas profissões aumentam esse risco. Outro fator de grande importância é o tabagismo, pois este altera a microcirculação sanguínea, levando à consequente prejuízo da nutrição dos discos. O conjunto de alterações nas vertebras e discos cervicais leva à compressão da medula e raízes espinhais.

As manifestações clínicas compreendem dor cervical e limitação dos movimentos da região cervical. Em algumas pessoas, o estreitamento do canal medular pode levar à compressão nervosa. A radiculopatia é a compressão de uma raiz nervosa, que se caracteriza por dor que irradia do pescoço para a escápula e para um dos braços, associada à sensação de formigamento ou de dormência dos mesmos.

Para as dores cervicais a RPG (Reeducação Postural Global) tem abordagem específica normalizando o eixo de gravidade e a função muscular dessa região.


Para melhorar o quadro de toda essa sintomatologia cervical se faz necessário uma reeducação postural adequada. Visando tratar a causa da dor e os sintomas, a RPG promove alongamento das cadeias musculares encurtadas, descompressão muscular e articular com as trações da cervical, de forma a reequilibrar um segmento corporal com o restante do corpo. Tratando o problema de forma global os resultados serão duradouros e em muitos casos definitivos e não paliativos








.


Nenhum comentário:

Postar um comentário