quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Pilates Art Photography


"A essência do Pilates é melhorar a vida das pessoas


Com a prática do Pilates cada músculo do seu corpo fica

 vivo.


Principalmente o abdomem, que parece ser difícil de vencer.


Pilates realinha e remodela o corpo físico.Eleva a 

consciência do corpo e da mente.


Pilates desenvolve uma força interior que a gente nunca

 imagina que possa ter. 


Você aprende  a “recrutar” músculos para ter o equilíbrio e o

 controle que precisa para 

executar os exercícios.


Isto traduz o desafio do trabalho com o método Pilates ."










.

domingo, 21 de setembro de 2014

A FISIOTERAPIA MELHORA A PERDA URINÁRIA



Nos últimos anos, houve um aumento considerável no número de novos métodos e técnicas de tratamento relativos à incontinência urinária. Além de procedimentos cirúrgicos e medicamentosos, a fisioterapia tem auxiliado, de forma relevante, o tratamento das alterações nos mecanismos de retenção e eliminação de urina .

Antes de falar sobre a incontinência, é preciso entender que o controle da urina é dito “ normal “, ou seja , a palavra “ continência “ é usada para descrever a capacidade normal de uma pessoa acumular urina , com controle consciente sobre o tempo e lugar para urinar. 

Uma mistura sutil de fatores contribui para a continência, de modo que ela não depende apenas do estado e da integridade dos órgãos específicos incluídos e dos tecidos mais vizinhos que são importantes, mas também , da saúde geral – tanto física como mental – da pessoa integral . ( Margaret Polden ) .


O termo incontinência é aplicado para referir a perda involuntária de urina, o qual pode causar problemas sociais e de higiene definida pela Sociedade Internacional de Continência (S.I.C.) .



A incontinência urinária acomete tanto indivíduos do sexo masculino, como do sexo feminino. Nos homens está presente após uma cirurgia de próstata e é provavelmente a conseqüência de um dano anatômico durante a cirurgia . 


Já em mulheres, é decorrente de vários fatores: alterações anatômicas do sistema urinário; alterações psicogênicas ; problemas endocrinológicos; tumores do sistema geniturinário; efeitos colaterais medicamentosos; traumas pélvicos; infeções do sistema urinário; obesidade; esforço físico e transtornos neurológicos .



A incontinência é, evidentemente, mais comum em mulheres e o risco aumenta com a idade. 

É importante procurar um tratamento mais específico com a fisioterapia .



A reeducação da musculatura do assoalho pélvico torna-se imperativo no programa de exercícios , como forma preventiva ou até mesmo curativa da patologia, além de melhorar a função sexual . A conscientização da contração do assoalho pélvico é um fator importante no desempenho sexual .




A reabilitação fisioterápica tem importante potencial no tratamento, objetivando, fortalecer os músculos do assoalho pélvico, prevenindo o surgimento de futura incontinência, ou mesmo, de prolapso uterino; cistocele (queda de bexiga ); uretrocele (queda de uretra ); retocele (queda de reto ) e enterocele (descida da vagina fazendo-a cair, inchar ou ficar saliente ). 

A fisioterapia também tem como objetivo, reeducar a bexiga; intervir no pré e pós-operatório intensificando os resultados cirúrgicos obtidos e melhorar a qualidade psicológica, inclusive sua auto-estima, e a qualidade de vida desses pacientes.




A fisioterapia, de modo especial, vem a cada dia ampliando seu espaço de trabalho nesta área e associa seus esforços a outros profissionais da saúde no sentido de integrar com dignidade, pessoas à sociedade.






.

sábado, 20 de setembro de 2014

FAMOSOS QUE FAZEM PILATES: MIRELLA SANTOS TAMBÉM PRATICA PILATES # nº226

2014_02_0061-Mirella-Santos-Gravidez-Site
Que a gata fez Pilates a gestação inteira a gente já sabe, Mas agora que o parto se aproxima, Mirella está ainda mais animada com o Pilates. E você sabe por quê? 
Grávida da primeira filha, a tão esperada Valentina, fruto do casamento com o humorista Wellington Muniz, o Ceará do Pânico, Mirella é adepta das aulas de Pilates estúdio como atividade física nessa linda fase de vida. O objetivo dela é ter um parto natural. A apresentadora, que está com 32 semanas de gestação, pratica a modalidadetrês vezes na semana numa academia da zona sul de São Paulo.
Mirella diz que o Pilates tem ajudado a aliviar a pressão nas costas por causa do crescimento da barriga. ” Estou gostando muito, pois os exercícios se concentram nos músculos abdominais e as posições aliviam a pressão sobre as costas e a bacia”, afirma Mirella.
”Nesta fase é importante fazer exercícios tanto para os membros inferiores quanto para os superiores. Só devemos evitar alguns que exijam mais equilíbrio, habilidade que, na gestação, fica afetada. E adaptar outros em que se tenha de ficar de bruços, por causa da barriga”, explica a instrutora de Mirella.
”Outro ganho da atividade está relacionada com os exercícios de estabilização das escápulas (osso que faz parte da articulação do ombro), que vão ajudar a mulher a enfrentar a nova rotina de cuidados com o recém-nascido, com noites mal dormidas e inúmeras trocas de fraldas. É um trabalho global pensando na gravidez e também no pós parto”, esclarece a profissional.
Segundo Thiago Zaparoli Borgheresi, fisioterapeuta (Crefito 1888147-7), apesar de a gestação ter seu “ciclo” bem definido, cada mulher é única e precisa de umacompanhamento médico para garantir a saúde dela e a do bebê. ‘’Após a liberação do médico para atividade física, temos alguns cuidados especiais para a aplicação segura do método Pilates. Há alterações hormonais que geram maior mobilidade a todos os ligamentos do corpo reduzindo, por consequência, a estabilidade articular a qual somada às constantes mudanças posturais da gestante, pode facilmente fazer aparecer dores e câimbras.”
”O Pilates bem trabalhado (antes, durante ou depois da gestação) ajudará na prevenção da incontinência urinária e da diástase do reto-abdominal, melhorará as dores posturais decorrentes do aumento das mamas, auxiliará no bom funcionamento da bexiga e intestino, ajudará a diminuir o inchaço (edema), e também melhorará a circulação sanguínea sem elevar excessivamente a temperatura do corpo e nem acelerar a frequência cardíaca da mamãe e do bebê’’, explica o fisioterapeuta.
Fonte:http://revistapilates.com.br/




.