quinta-feira, 23 de outubro de 2014

CONSCIÊNCIA CORPORAL AJUDA A PREVENIR DOENÇAS



Exercícios simples ajudam a perceber


 o funcionamento do corpo e prevenir doenças






Você já parou para reparar na maneira como se levanta da cama? Ou se sua cabeça está alinhada com os ombros e o quadril? Segundo especialistas, desenvolver uma consciência corporal — dar atenção diferenciada ao que geralmente passa despercebido — faz uma grande diferença para a saúde e pode ajudar a prevenir doenças.



Por meio de exercícios simples, que podem ser feitos diariamente em cerca de 15 minutos (veja abaixo), é possível ampliar essa consciência corporal. Pessoas com uma percepção mais aguçada do funcionamento de músculos, articulações, órgãos e respiração conseguem usar o corpo com mais eficiência, em movimentos mais inteligentes e harmoniosos, sem gerar desequilíbrios.



— Muitas vezes, só notamos que o corpo fala quando algo dói. Quem passa a se exercitar com esse diferencial (de adquirir consciência corporal) começa a fazer um trabalho de prevenção de lesões, por exemplo. Além disso, os exercícios são considerados terapêuticos — explica a bailarina, terapeuta corporal e gerontóloga Monica Pimenta.









Atenção aos sintomas



De acordo com o fisioterapeuta Roberto Quintana, a falta de consciência corporal faz com que muitas pessoas negligenciem sintomas de que há algo errado.


— O grande lance é se policiar e buscar perceber o corpo em todas as situações da vida. Com isso, o indivíduo se antecipa e não deixa um problema se prolongar — afirma o especialista.

Os cinco sentidos (visão, olfato, audição, paladar e tato) são aliados que auxiliam no reconhecimento do que ocorre internamente no organismo. Mas a principal ferramenta para aprimorar a consciência corporal é a respiração.

— É preciso inspirar e expirar adequadamente, entender que o ar deve entrar de um jeito e sair de outro. Mas isso geralmente passa batido — diz Quintana.

Para o fisioterapeuta, o desconhecimento do corpo é comum porque não faz parte do nosso costume ensinar exercícios de consciência corporal. Ele defende que tais técnicas deveriam ser aprendidas desde a infância.

— E é algo para ser aprimorado pelo resto da vida — completa Monica Pimenta.

A simples apuração do olhar para a posição da cabeça em relação ao tronco dá uma noção mais ampla do organismo. Quando ela é posteriorizada, podem ocorrer danos na coluna cervical. Caso seja anteriorizada, é possível que músculos do pescoço estejam sofrendo encurtamento e, consequentemente, a respiração esteja dificultada.

— Falta orientação. Se as pessoas soubessem a maneira certa de andar e sentar, por exemplo, poderiam evitar uma série de problemas — destaca Roberto Quintana.

Da mesma forma, atentar para o alinhamento do quadril ajuda a prevenir dores lombares, e tirar o corpo da cama calmamente dá mais disposição para o dia.

Respiração

Tomar consciência de como o ar entra no corpo e corrigir a respiração curta é essencial para o bem-estar físico e mental, comprovam estudos. Todos os exercícios para aprimorar a consciência corporal têm efeito ampliado se forem associados à prática da respiração correta.

Dicas

Para liberar o osso esterno, no tórax, e as tensões emocionais inspire e solte o ar falando a letra “a”, dando entonação de alívio. Para trazer maior estado de presença para o corpo, acalmar-se e equilibrar o estado psicológico, expire devagar falando a letra “x”. Outro exercício é inspirar por uma narina e eliminar o ar pela outra.

Fonte: extra.globo.com









.


Nenhum comentário:

Postar um comentário