segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A RESPIRAÇÃO DA FORMA CORRETA


A humanidade adquiriu o mau costume de respirar superficialmente e dentro de um ritmo muito curto.

“O recém-nascido absorve uma respiração longa e profunda, retendo-a por um momento, para dela extrair suas propriedades de vida, exalando-a em seguida, numa longa expiração e pronto! Começou a vida na terra. O homem idoso dá um débil suspiro, cessa de respirar e sua vida está acabada. Desde a primeira respiração do recém-nascido até o último suspiro do moribundo, é tudo uma longa história de respiração contínua. A vida é apenas uma série de respirações.


“A respiração pode ser considerada a mais importante das funções corporais, já que todas as outras dela dependem. O ser humano pode passar algum tempo sem comer, um tempo mais curto sem beber, mas, sem respirar, o tempo de duração de sua existência pode ser medido em minutos.

“O homem não depende apenas da respiração para viver. Para a manutenção de contínua vitalidade e isenção de moléstias necessitará da correção de seus hábitos respiratórios. O controle inteligente da nossa faculdade de respirar prolongará nossos dias sobre a Terra, mediante o acréscimo de vitalidade e poder de resistência. Por outro lado, a respiração descuidada tenderá a encurtar nossos dias, pelo decréscimo de nossa vitalidade, deixando-nos à mercê da doença.

“O homem em seu estado normal não carecia de instruções a respeito de como respirar. A exemplo dos animais inferiores e das crianças, respirava natural e convenientemente, tal como a Natureza o quis. A civilização o modificou neste particular, assim como em outros também. Contraiu métodos e atitudes impróprias de caminhar, sentar, ficar de pé, os quais lhe privaram do seu direito de respirar natural e corretamente. A civilização pagou um alto preço.

O selvagem, ainda hoje, respira naturalmente, a menos que tenha sido contaminado pelos hábitos dos civilizados. “A porcentagem de homens civilizados que respiram corretamente é muito pequena. O resultado disto se evidencia no peito contraído, nos ombros curvos e no terrível aumento das moléstias dos órgãos respiratórios.

Eminentes autoridades costumam dizer que bastaria uma geração de respiradores corretos para regenerar a raça. A doença seria tão rara que passaria a ser olhada como curiosidade. Quer olhemos do ponto de vista oriental, quer do ocidental, prontamente vemos e explicamos a relação existente entre a respiração correta e a saúde.” (Ramacháraka)
Exercícios
Os exercícios físicos ou prática de esportes dosados são necessários para eliminar a matéria gasta do organismo. Um passeio dominical pelo campo ou bosques nos tira da rotina diária, colocando-nos em contato com a Mãe Natureza, retemperando nossa vitalidade para nova semana de trabalho.






veja também matéria publicada em
13 jan 2013
A IMPORTÂNCIA  DA RESPIRAÇÃO PARA O PILATES





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário