sábado, 3 de março de 2012

O QUE FAZER QUANDO SE TORCE O TORNOZELO?

Quem torce o tornozelo distende um ou mais dos três ligamentos principais que seguram a articulação. Se a entorse não for adequadamente tratada, as fibras desses ligamentos podem sarar em posição inadequada, encurtadas ou estiradas, deixando a vítima com tendência a novas lesões.



Na verdade, até 30% dos que torcem o tornozelo passam a ter "instabilidade crônica", o que leva a um ciclo de lesões repetidas.

O QUE FAZER: 


Quem torce o tornozelo e não consegue andar nem apoiar o peso nele, deve ir ao pronto-socorro para verificar se há ossos quebrados ou lesão grave dos ligamentos. 


Se é possível andar sem dor forte, deve-se enfaixar o tornozelo com uma atadura para reduzir o inchaço e repousar.



Mantenha o tornozelo erguido durante 48 horas e, de duas em duas horas, aplique gelo por cerca de 20 minutos.

Mesmo depois de passados a dor e o edema, não se considere curado, diz o cirurgião John Kennedy, do Hospital de Cirurgias especiais de nova York; para ter certeza de que não haverá outra lesão, é preciso fortalecê-lo.


Kennedy recomenda uma série de exercícios para melhorar o equilíbrio,como este: fique num pé só e dobre o joelho da outra perna; depois, troque de perna e repita.








Comece a escovar os dentes nessa posição, como um flamingo, durante trinta segundos , vá aumentando até ficar três minutos em cada perna.
Fonte: Seleções  
  

3 comentários:

  1. Já é a segunda vez que eu torço o meu tornozelo e adorei saber que há exercícios para evitar que isso ocorra novamente,muito obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Já é a segunda vez que eu torço o meu tornozelo e adorei saber que há exercícios para evitar que isso ocorra novamente,muito obrigada.

    ResponderExcluir