domingo, 1 de julho de 2012

EXISTE UM TÊNIS IDEAL?


A popularização das corridas de rua nos últimos 40 anos, fez com que os fabricantes de calçados esportivos investissem em inovação tecnológica, contudo, mesmo com a evolução dos tênis a ocorrência de lesões musculoesqueléticas, principalmente nos joelhos e nos pés, só aumentou.




Existe um tênis ideal para o corredor e para o tipo de pisada?
Quando você vai à loja de calçado esportivo, a primeira pergunta que o vendedor faz é: sua pisada é pronada, supinada ou neutra? Caso você não saiba, rapidamente é feita a análise numa plataforma de pressão para caracterizar sua pisada, entretanto, a avaliação é estática e a corrida é dinâmica, o que muda os parâmetros reais dos pés durante o exercício.  Há evidências de que em algumas situações, se o corredor tiver a pisada pronada e comprar um tênis “ideal” para sua pisada, este pode aumentar a pronação ou até mesmo fazer com que a pisada se torne supinada.  A individualidade do sujeito é fundamental no acerto da escolha do calçado apropriado, ou seja, não existe um calçado que seja ideal para todas as pessoas, de modo que o aparelho locomotor pode ou não se adaptar ao calçado.

Durante a caminhada e/ou na corrida, é normal o pé realizar supinação, neutra e pronação, sendo que o prejudicial é o excesso destes movimentos. A altura do solado do tênis na região do calcanhar deve ser entre 2 a 3 centímetros aproximadamente, se a altura do solado for menor ou maior do que esta, ocorre aumento da prono e supinação predispondo a entorces do tornozelo.





Qual a duração do calçado esportivo?
Após alguns quilômetros de corrida os corredores tendem a substituir o calçado acreditando que o tênis sofre desgaste e que não absorve mais o choque mecânico. O uso prolongado do tênis não modifica significativamente a absorção de cargas, muito pelo contrário, ao longo do uso, o tênis distribui a melhor a pressão plantar. Se o calçado é novo, falsificado ou desconfortável, aumentam os pontos de pressão nos pés produzindo dor, formigamento, calosidades, bolhas, fratura por stress e alterações nos movimentos do andar. 

E correr com as sapatilhas de 5 dedos é melhor?






Depende da adaptação do aparelho locomotor do corredor, quem não está acostumado a correr “descalço” sofre aumento do choque e, se os músculos não estiverem fortalecidos para controlar o impacto, aumenta o risco de lesões.


A dica para quem quer começar a correr é fortalecer membros inferiores e treinar a propriocepção, sempre acompanhado de um profissional capacitado (fisioterapeuta e/ou educador físico). Andar descalço em alguns momentos diários também fortalece a musculatura intrínseca dos pés, o que permite maior absorção de impacto.
E não se deixe seduzir apelo da moda ou pela aparência do calçado, use o tênis que mais se adéqua ao seu aparelho locomotor, e depois de adaptado, seja fiel à marca e ao modelo, assim é mais difícil de errar e se lesionar, e cuide bem dos seus pés, nada melhor para absorver impacto do que eles.
Fonte: Érika Barroso Batista – Fisioterapeuta


VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA EM
26 SET 2010 


Nenhum comentário:

Postar um comentário