sexta-feira, 29 de junho de 2012

O TRATAMENTO DAS LESÕES ARTICULARES COM A RPG

rpg-souchard



 

Ninguém pode pretender escapar às patologias osteoarticulares, sejam elas simplesmente funcionais ou que se tornem estruturais. A coluna vertebral é particularmente visada, sobretudo no nível lombar inferior-sacro-ilíaco e no nível cervical. 

É indiscutível que vemos aparecer em nossos consultórios, cada vez mais, casos de lesões osteoarticulares dos membros: síndrome de impacto do ombro, epicondilite, canal carpiano; pubalgia, problemas patelares ou de meniscos, dores articulares do pé, etc. Em uma esmagadora maioria, nossos pacientes apresentam dores, o que nos obriga a ser cada dia mais performantes nesse domínio. 

Uma lesão articular pode ser definida da seguinte maneira: micro-restrição de mobilidade (bloqueio) acompanhada de modificação do eixo articular, compressão e dor. 

As práticas desportivas são, frequentemente, responsáveis por isso mas, acima de tudo, são as atividades profissionais repetitivas que originam essas lesões, pelo fato de afetarem nossa postura corporal. Hoje é admitido que, quando existem lesões, estas são em 80% oriundas de imperfeições da morfologia. 




É, portanto, indispensável corrigir as micro-lesões e as macro-deformações morfológicas, o que sempre foi a vocação primeira da RPG. E somente a esse preço é que podemos garantir a nossos pacientes o resultado mais rápido, completo e duradouro.

Saber corrigir as lesões articulares em RPG é fundamental para um fisioterapeuta que pretende firmar sua reputação, concretizando as esperanças que ele colocou na sua profissão.
Fonte: Philippe Souchard
          (www.rpgsouchard.com.br) 

VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA EM
15 MAR 2011
A CONCEPÇÃO DA RPG POR PHILIPPE SOUCHARD

Nenhum comentário:

Postar um comentário