domingo, 6 de julho de 2014

O FUTEBOL E O PILATES





Todo esporte exige muito do praticante. Com o futebol não é diferente, pois força, resistência, velocidade e agilidade são fatores determinantes e atributos necessários para a sua prática.


O Pilates é uma ótima ferramenta para o condicionamento no futebol. Pode melhorar o desempenho de um jogador e ajudar a prevenir lesões no esporte.


A maior parte das lesões não está relacionada a pancadas, mas sim a movimentos de rotação e explosão muscular. 

Em uma pesquisa da Unifesp constatou-se que as lesões por choque entre jogadores (as chamadas contusões) representaram apenas 24,1%, contra 39,2% de lesões musculares, 17,9% de torções e 13,4% de tendinites. 
Além disso, o estudo apontou que 72,2% das lesões ocorreram em membros inferiores, com predomínio na coxa (34,5%), no tornozelo (17,6%) e no joelho (11,8%). “A cada 6 segundos o jogador de futebol faz um movimento inesperado. 

É por isso que o Pilates é tao benéfico ao esporte, já que traz estabilidade e flexibilidade aos músculos e articulações.

Enquanto alguns dos exercícios e alongamentos podem ser familiares, é a compreensão das técnicas de Pilates que traz o êxito aos programas de treinos. O centro de força (core) intensificado, ajuda a melhorar a eficiência de execução, respiração e resistência. Os exercícios específicos de Pilates também podem ser utilizados para ajudar o jogador a se recuperar mais rapidamente de uma lesão.



Benefícios do Pilates para o jogador de Futebol:

• Aumenta a flexibilidade e a amplitude de movimento

• Restaura a postura natural e o alinhamento do corpo

• Melhora a estabilidade e o equilíbrio

• Promove a consciência corporal

• Aumenta a resistência respiratória através de técnicas de respiração correta

• Fortalecimento muscular e prevenção de lesões.
Fonte: D.I.S. Pilates








.



Nenhum comentário:

Postar um comentário