sábado, 22 de maio de 2010

O SAPATO QUE VOCÊ NÃO SENTE - BAREFOOT

Nos Estados Unidos e na Europa, uma moda estranha tem tomado conta das ruas. Trata-se do Barefoot Shoe, um tipo de sapato em que os dedos são separados, para que os pés sintam-se como estivessem descalços. 


Difícil de explicar em palavras, fácil de visualizar na imagem acima.
 
Os criadores do sapato lembram que o pé humano é quase um milagre anatômico da evolução,


O pé humano possui 26 ossos, 33 juntas e mais de 100 músculos, tendões e ligamentos. 



Para manter esse aparato em funcionamento, ele precisa ser exercitado. Só que os tradicionais sapatos fechados não movem os dedos e deixam inertes boa parte dos músculos dos pés. Se passamos oito, dez ou mais horas com eles todo dia, logo teremos pés mais fracos. O que  se refletirá em nossa coluna e pernas.
O ideal seria andarmos descalços

Como foi projetado inicialmente por quem nos criou, porém isso é praticamente impossível nos dias de hoje. Não temos mais pés grossos e o ambiente em que a maioria de nós vive não é acolhedor para pés desnudos.

Médicos e Cientistas aprovam o modelo Vibram Five Fingers por ser o mais parecido com o que temos de natural no caminhar e correr do ser humano. 

Ainda não existe comprovação científica de que os tênis sofisticados que temos hoje em dia fazem bem para os pés. O que se sabe é que nossos pés estão preparados para correr e andar sem nenhuma proteção a milhares e milhares de anos. Nenhum animal precisa de proteção nos pés para desempenhar suas funções de andar e correr.

O homem é que inventou sapatos e tênis.

 

Um comentário:

  1. Como fisioterapeuta asseguro que mantêm as funções fisiológicas e a biomecânica do pé, especialmente os proprioceptores, diferente dos tênis com amortecedores e solados altos, que comprometem a nocicepção!

    ResponderExcluir