sábado, 1 de maio de 2010

RESPIRAR PELA BOCA FAZ MAL?


 
A respiração bucal ocorre quando, na maioria das vezes, existe um impedimento à respiração nasal.

Geralmente, crianças com alergia respiratória, obstruções mecânicas como: desvio de septo, hipertrofia das adenóides e ou amígdalas, problemas ortodônticos e presença de hábitos parafuncionais, como sucção de polegar e/ou chupeta por período prolongado, roer unhas, mostram uma respiração predominantemente bucal, durante o dia e à noite.

As Consequências na Respiração Bucal ...
Além de maior exposição às infecções, o respirador bucal, possui uma fisionomia de pessoa cansada,formato do rosto longo, com olheiras, boca sempre aberta, cansaço respiratório, mau hálito, "baba" noturna e roncos.

A postura de toda estrutura facial e corporal fica alterada. O corpo reage com compensações para respirar melhor, modificando sua postura.

A dificuldade para respirar pelo nariz, pode atrapalhar a qualidade do sono, e o nível de concentração da criança durante o dia, podendo estar associado a dificuldades escolares.

    Estudos referem 
menor oxigenação cerebral
quando a respiração ocorre pela boca.

Consequências na Alimentação:
Freqüentemente o respirador bucal come rápido, mastiga pouco, utiliza líquido para auxiliar na deglutição, prefere alimentos moles, de fácil mastigação, a língua projeta-se durante a deglutição entre os dentes. Existe um cansaço para se alimentar e muitas vezes a criança rejeita grande parte da refeição.

Com tantas alterações na postura dos órgãos fonoarticulatórios, em repouso e na alimentação, é comum a presença de distúrbios articulatórios na fala.
Reações de irritabilidade, impaciência, também são consideradas.

O que fazer?
Através de uma boa avaliação interdisciplinar, a respiração pode ser corrigida por meio da atuação médica e reabilitadora: otorrinolaringologista, alergista, pediatra, cirurgião, pediatra, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, ortodontista e psicoterapêuta.

Resultados
Com certeza, o conforto respiratório, melhora da musculatura, postura, alimentação funções orais, aspecto estético, vão proporcionar melhor saúde e qualidade de vida.
Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico, melhor para a reabilitação, que estará atuando durante o desenvolvimento global da criança.
Fonte:Unifenas

Nenhum comentário:

Postar um comentário