quinta-feira, 6 de maio de 2010

USO GELO OU CALOR EM UM TRAUMA?

Após um trauma, o melhor é a aplicação de compressas  frias.

A aplicação de gelo  não deixa inchar o local machucado e evita os hematomas.

COMPRESSAS FRIAS

A compressa fria ajuda diminuir o fluxo sanguíneo aumentando a contrição venosa do local afetado, após o acidente. A circulação é aumentada fazendo com que seja facilitada a remoção de substâncias indesejáveis e impurezas no local, favorecendo assim o processo da cura.


As compressas frias são indicadas para torsões, contusões, e até mesmo para extrações de dente. A aplicação de compressas pode diminui a dor e espasmos musculares facilitando a movimentação da articulação afetada. Em casos de infecções, fratura exposta ou perda de sensibilidade no local não é recomendada a aplicação de compressas frias.

Deve-se aplicar as compressas frias imediatamente após ter ocorrido a lesão. De forma alguma deve aplicar gelo diretamente na pele, deve-se usar o gelo dentro de um plástico ou mesmo envolvido numa toalha. Deve-se pressionar a área do trauma por pelo menos 15 minutos ou até que a região fique avermelhada.

Tenha cuidado para não utilizar as compressas frias por muito tempo. Caso a pele fique avermelha, quente, comece a coçar, ou mesmo doer, interrompa o tratamento com as compressas.

        COMPRESSAS QUENTES

O uso de compressas  quentes também é indicado como analgésico. O calor, gerado pelas compressas, ativa a circulação e podem ajudar no tratamento de doenças inflamatórias.

Compressas quentes devem ser utilizadas somente após a diminuição do inchaço. O inchaço, normalmente, desaparece após 10 a 14 dias do trauma. Caso as compressas sejam aplicadas antes do tempo correto, pode-se aumentar o fluxo sanguíneo na região afetada causando um aumento do sangramento, ou até mesmo estimular o aparecimento de inflamação.


A compressas quentes são indicadas para aliviar cólicas, pés inchados, dores musculares e nas articulações. Em contraturas musculares, as compressas são ótimas para relaxar a região permitindo reduzir espasmos musculares e endurecimento de articulações.

Para que não haja queimaduras no local afetado devido aplicação das compressas deve ter cuidado no método de aplicação de compressas quentes. Uma forma que aplicar as compressas é utilizando toalhas quentes. As toalhas devem ser imersas na água quente e depois torcidas para evitar o acúmulo de água. 

Fonte: bemsaúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário