domingo, 6 de maio de 2012

A SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO COMUM EM CICLISTAS









A síndrome do túnel de carpo é um problema apresentado por vários ciclistas do mundo inteiro. Muitos deles acham que esse problema é normal, justamente por acharem que é uma simples "dorzinha" e que vai passar depois de um certo tempo. Mas não é verdade! Fiquem sabendo as causas e como se prevenir desta doença.




:: Síndrome do Túnel do Carpo


:: O que é? 
Ocorre pela compressão de um nervo, o nervo mediano, pela inflamação (inchaço) das estruturas (são nove tendões) que junto com o nervo mediano, passam por um canal estreito ao nível do punho, chamado Túnel do Carpo.

Como suas características anatômicas o faz um canal rígido, qualquer aumento de pressão na região interna do mesmo resulta em uma compressão do nervo mediano, gerando a síndrome. 

As situações que provocam aumento do tecido sinovial dos tendões, sejam elas traumáticas (incluso traumas cumulativos relacionados à esforços repetitivos), inflamatórias, tumorais ou medicamentosas, também elevam a pressão do canal, comprimindo o nervo e o aparecimento de diversos sintomas.









  

:: Quais as causas? 
Várias são as causas de inflamação das estruturas que passam pelo Túnel do Carpo. Algumas das causas que podem desencadear a doença são: trabalho manual com movimentos excessivos, inadequados e repetidos, exercício físico repetitivo, quedas com a mão aberta e fraturas do punho. 

No esporte, ciclistas, escaladores e tenistas são mais acometidos. Pessoas que não fazem trabalhos manuais têm associação com alterações hormonais como menopausa e gravidez (geralmente desaparece ao fim da gravidez), fato que explica haver mais mulheres acometidas do que homens. Outras doenças associadas são diabetes mellitus, artrite reumatóide, doenças da tireóide.




:: Sinais e sintomas 
Dor, dormência (formigamento) ou fraqueza nas mãos, pela manhã e à noite, principalmente após trabalhos manuais intensivos durante o dia. 

A dor pode ser intensa a ponto de acordar o paciente. Ocorre diminuição da sensibilidade dos dedos, com exceção do dedo mínimo e sensação de sudorese nas mãos. A dor pode ir para o braço e até o ombro.

Atividades que promovem a flexão do punho por longo período podem aumentar a dor. 

Há dificuldade de realizar a flexão dos dedos, ou seja, pegar objetos. Algumas pessoas podem apresentar até dificuldade de distinguir o quente do frio. 




:: Quando procurar o ortopedista? 
Caso os sintomas persistam, deve-se realizar uma consulta ortopédica, onde podem ser solicitados alguns exames para confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, menores são as chances de precisar operar. 




:: O Tratamento 
O tratamento conservador pode ser feito com antiinflamatórios, imobilização e fisioterapia. A maioria das pessoas responde ao tratamento conservador, sendo o tratamento cirúrgico para os casos refratários ao tratamento clínico.

Para o tratamento, é importante identificar o grau em que se encontra a síndrome: leve, moderado ou grave. 

Se for leve, indica-se a imobilização por aproximadamente 1 mês, através de tala ou órtese, deixando o punho em posição de extensão para minimizar a pressão nos nervos; além de associar um antiinflamatório via oral. Caso seja ineficaz, o médico pode indicar a aplicação de cortisona no canal a fim de amenizar a reação de proliferação do tecido sinovial que comprime o nervo. Porém, não está isenta de complicações e por isso é preciso de muito critério. Se o tratamento clínico não resolver, é possível o médico indicar a cirurgia, a qual anulará os sintomas. A recidiva só ocorre quando a proliferação sinovial é originada de outra doença anterior que continua sem tratamento adequado.

O tratamento fisioterapêutico em muitos casos também se torna essencial. A princípio, a diminuição do edema gerado pela inflamação que aumenta a pressão do canal é o alvo principal. Para tal, costuma-se utilizar o ultra-som associados a manipulações da região acometida.





:: A  Prevenção
Não existe medida preventiva concreta para a Síndrome do Túnel do Carpo, mas as pessoas devem evitar as tarefas prolongadas e repetitivas de flexão do punho. 

Os especialistas sugerem que os alongamentos são benéficos antes e durante a atividade física e, especificamente no ciclismo, deve-se ajustar a distância do selim ao guidão e regular a inclinação e altura do selim. 

A pressão prolongada dos punhos no guidão e flexão exagerada dos dedos das mãos podem levar a uma neuropatia progressiva nas mãos, por isso, alternar o posicionamento das mãos e do corpo durante a pedalada também deve ser lembrado. Essa pressão também pode ser minimizada com o uso de luvas com acolchoamento em soft gel que reduzem a pressão nos nervos mediano e ulnar. 


Uma boa dica é o próprio uso do bar end. Que ajuda diversificar a pegada e melhorar até mesmo o rendimento e posicionamento em certos pontos da trilha.

"bar end"

Fonte: http://ow.ly/VzTs








2 comentários:

  1. obrigado! esse material me ajudou a tirar alguamas dúvidas a respeito dessa sindrome.

    ResponderExcluir
  2. Bastante orientador, o artigo me trouxe luz para um problema que venho sentindo e não sabia como resolver. Vou imediatamente procurar um ortopedista! Muito obrigada.

    ResponderExcluir