sábado, 2 de junho de 2012

PILATES PARA HOMENS?





A onda de popularidade que o Pilates vem obtendo desde os anos 1990 tem sido impulsionada, em grande parte por mulheres, deixando uma impressão de que o Pilates é apenas para elas. Mas os homens sempre usaram treinamento de Pilates com resultados e desempenho excelentes.

Pilates foi criado na verdade por um homem, Joseph Pilates. Pilates era um homem comum. Ele gostava de uísque, boxe, mulheres e charutos cubanos. Era boxeador profissional, esquiador e ginasta.

Joseph treinou atletas – boxeadores(Pilates treinou Max Schmeling para a luta contra Joe Louis, em 1936), ginastas, artistas de circo e bailarinos. Ele usou o método para ajudar soldados feridos na reabilitação e foi recrutado para treinar as forças armadas alemãs. Quando Pilates mudou-se para Nova York, abriu sua academia no local do antigo Madison Square Garden.

O motivo do Pilates funcionar para os homens

Não importa o esporte, seja um atleta profissional, amador ou de fim de semana, os homens estão descobrindo que a ênfase do Pilates está na aptidão do corpo inteiro, dando-lhes o que eles precisam para executar exercícios, livres de lesão, com resistência e força. Exercícios tradicionais baseiam-se em isolar os músculos de trabalho de cada área do corpo individualmente, em vez de tratar o corpo como um todo. Este método de treinamento cria uma estrutura muscular desequilibrada, pois certas partes do corpo são fortalecidas, enquanto outros são negligenciados. Já o Pilates busca um resultado baseado no trabalho do corpo como um todo.

Pilates também ajuda a melhorar a respiração, aumentar a flexibilidade, além do controle muscular e equilíbrio, todos os componentes envolvidos na maioria dos esportes. A flexibilidade é uma parte essencial do Pilates e é especialmente importante para os homens que tendem a ter músculos mais contraídos do que as mulheres.


Atletas masculinos que praticam Pilates
Muitos atletas profissionais do sexo masculino estão adicionando o Pilates em seus treinamentos. A lista inclui atletas como Tiger Woods, LeBron James, James Loney, Harrison Rodney e David Beckham. Estes atletas testemunham que o método tem reforçado a sua coordenação, força, flexibilidade, desempenho atlético e prevenção de lesões.
Fonte: Mary Blange 

VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA EM
9 MAR 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário