domingo, 5 de agosto de 2012

O QUE É RPG (REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL) ?



rpg-souchard



A Reeducação Postural Global, mais freqüentemente designada por suas iniciais RPG, é um método original e revolucionário desenvolvido pelo físico e fisioterapeuta francês Philippe Souchard. A RPG é um método, uma técnica da fisioterapia que visa corrigir as deformidades de músculos e ossos. 
O criador do método, Philippe Souchard define a técnica como “uma modelagem humana”. Segundo ele, “RPG é fisioterapia. É uma técnica indicada para todas as patologias das quais a fisioterapia trata”.

Nisso entram as deformações como cifose, lordose, escoliose, pés chatos, problemas nos joelhos, alterações decorrentes de problemas neurológicos, tendinites e doenças causadas por esforço repetitivo, machucados causados por esporte e recuperação pós-traumas, além das dores em geral, principalmente da coluna vertebral – mal que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atingirá cerca de 80% da população.

O método se baseia como o nome diz, na visão global do corpo. Para o RPG, as dores e deformações são decorrentes de um encurtamento dos músculos, que são todos interligados. Desse modo, o método faz uma flexibilização dessa rede muscular, por meio de posturas nas quais os profissionais avaliam a estrutura óssea e muscular do paciente.

Cada sessão dura uma hora e os tratamentos variam de uma a dezenas de sessões, mas a média é de 12 sessões. O objetivo é alongar e descomprimir o corpo, permitindo que os músculos se automatizem a ficar nas posições fisiologicamente corretas. Dessa forma podemos nos manter em posturas adequadas sem o esforço de manter a postura correta.

O método só pode ser aplicado por fisioterapeutas. As sessões são individuais e se iniciam com uma avaliação para diagnosticar o real problema do paciente. O tratamento é personalizado, pois parte do principio de que cada pessoa é única.


LogoSBRPG


EFEITOS CONSAGRADOS

.: A RPG é famosa por tratar os casos de hérnia de disco, quando essas estruturas com papel de amortecedor entre as vértebras saem do lugar.

.: Lordose, escoliose e cifose, a popular corcunda, também podem ser resolvidas ao longo das sessões.

.: A reeducação corrige desvios nos joelhos e na articulação temporomandibular, aquela da boca.

.: Não cura, mas ajuda muito quem tem artrite, fibromialgia, dores de cabeça crônicas e lesões causadas pelo esporte



"Forçados em posições estranhas, os músculos se travam, deixam de trabalhar direito. Daí é só uma questão de tempo para surgir a dor. O que a RPG busca é corrigir a musculatura - ou seja, dar um fim no que pode causar problemas. Nesse aspecto, seus resultados são excelentes, como mostra uma pesquisa recém - concluída na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a qual comparou seus efeitos com os da fisioterapia clássica. 
A reeducação postural se mostrou mais eficiente tanto em derrotar o sofrimento como em evitar dolorosas recaídas. O método não trata só onde dói e, sim, o corpo da cabeça aos pés." 
Fonte:Katiane Raisa Servelhere - Membro da SBRPG ( RPG Original )

Nenhum comentário:

Postar um comentário