domingo, 9 de junho de 2013

A BARRIGA PODE SER MÁ POSTURA

DICAS PARA MELHORAR A POSTURA 

(E, DE QUEBRA, DIMINUIR A BARRIGA)



Ao sentar, faça-o com a coluna ereta, distribuindo o peso do corpo entre os discos vertebrais, ou seja, literalmente sentando em cima da musculatura do bumbum. As pernas devem ficar paralelas, e as costas totalmente apoiadas na cadeira ou no sofá. "Cuide, também, para que os dois pés estejam bem encostados no chão, e não mantenha as pernas cruzadas."

Quando caminhar, contraia levemente a barriga e deixe os ombros abertos, para que o corpo fique reto e o queixo paralelo ao chão. Lembre-se: andar e sentar da forma certa favorece o trabalho dos músculos da coluna e do abdômen, fortalecendo-os, melhorando o tônus e incrementando a circulação sanguínea e a drenagem linfática na região.

Na hora de dormir, deite de lado, repousando a cabeça sobre um travesseiro na altura apropriada, que garanta o alinhamento perfeito do pescoço com o tronco – a cabeça não pode ficar inclinada para cima ou para baixo. Acomodar um travesseiro entre os joelhos, com as pernas semiflexionadas, também auxilia para a saúde da lombar.

Se trabalha sentado, providencie para que a cadeira tenha apoio para os braços. Com os cotovelos flexionados a 90 graus e encostados, posicione os pulsos na mesa ao digitar no teclado do computador.

Verifique se a tela do computador está na localização certa: o centro dela deve ficar na altura entre seu nariz e seus olhos.

Nunca use notebook na cama ou no colo. "Sua postura estará inteiramente errada, forçando principalmente a cervical (pescoço), podendo gerar até um torcicolo."

Caso tenha que digitar o dia todo em um computador portátil, providencie um mouse e um teclado independentes e deixe a tela na posição correta.

Ao utilizar smartphone, cuide da postura para não ficar muito tempo com o pescoço para baixo e os braços suspensos. "A consequência deste mau hábito é, no mínimo, uma boa dor muscular", diz Diego Tricca.

Quando falar ao telefone, evite sustentar o aparelho entre a cabeça e o ombro, entortando o pescoço. Segure-o normalmente, com a mão.

Não permaneça mais de uma hora sentado, sem se movimentar.

Habitue-se a levantar e esticar o corpo, andando um pouco e alongando a coluna.

Pratique exercícios físicos. A falta de atividade promove a flacidez dos músculos e sobrecarrega a coluna vertebral. Como resultado, quem é sedentário tem mais dificuldade para manter a postura. "Mas é preciso ter orientação profissional para que os desvios, desalinhamentos e desequilíbrios possam ser atenuados ou corrigidos. Com a prática sem acompanhamento, os problemas podem ser até agravados", sustenta a consultora de Pilates Luciana Ferreira.

Para ajudar a melhorar a postura, há modalidades específicas, como Pilates, RPG (Reeducação Postural Global) e Iso-streching. Nestas aulas, você realizará exercícios que visam a prevenção e correção das alterações musculoesqueléticas e as disfunções de coluna e postura. "O professor irá trabalhar em cima do que foi constatado na avaliação postural, restabelecendo os padrões normais para cada indivíduo", 
Fonte: Diego Tricca









.

Nenhum comentário:

Postar um comentário