domingo, 14 de julho de 2013

DOR NA COLUNA E TRATAMENTO ATRAVÉS DA RPG






Pesquisas recentes apontam cerca de 65% dos acometidos de patologia da coluna buscam tratamento com fisioterapia, sendo mais comum após os 40 anos de idade. 

Em jovens a dor na coluna acontece normalmente por erros posturais, obesidade e sedentarismo. 

A Organização Mundial de Saúde estima que 80% da população mundial tem, teve ou terá um dia algum episódio de dor vertebral durante a vida. 

Conheça como pode estar sua coluna e cuide-se.








A reeducação postural global (RPG), técnica criada na França, é um método terapêutico baseado em posturas básicas, no qual se assume uma posição que é mantida por um tempo determinado . Cada postura é indicada de acordo com a patologia do paciente.



É um método de tratamento totalmente livre de medicamentos que consiste em manipulações vertebrais e de membros, visando à liberação e o alongamento total de músculos, que com o passar dos anos ficaram encurtados, causando os desvios posturais.

Essas manipulações são sincronizadas com respiração específica para cada caso. É solicitado ao paciente um determinado tipo de respiração (respiração abdominal, respiração apical, etc.). Assim haverá um ajuste entre respiração e postura. Isso é necessário porque o principal músculo da respiração (músculo diafragma) tem grande importância em muitos desvios. Dessa forma, a RPG trata o paciente globalmente, ou seja, o corpo todo é tratado.



A RPG é indicada para correções posturais – escoliose, hipercifose, gibosidade (corcunda), hiperlordose –, hérnia de disco, torcicolo, lombalgia, cervicalgias, artrose, bursite, tendinite, asma, bronquite, joelho varo e valgo, pé plano e cavo, dores musculares, estresse, distúrbios circulatórios e digestivos, enxaqueca e qualquer desvio da coluna vertebral ou dos membros (pernas ou braços).

Os desvios posturais causam inúmeros problemas. Por exemplo: uma pessoa que tem barriga saliente, tenta diversos tratamentos para obesidade, faz abdominais e não vê resultado possivelmente sofre de hiperlordose, curvatura na coluna lombar, que faz com que a barriga seja projetada para frente, causando mais peso na coluna. Esse desvio da coluna é muito mais comum do que se imagina e acomete uma grande parcela da população.



Outro exemplo de como a postura correta da coluna é importante é o caso de hérnia de disco, causada por escoliose.

A partir do momento em que conhecemos melhor nossa coluna, dando-lhe a devida atenção e manutenção, não exigindo mais do que ela nos pode dar, poderemos viver sem dores com uma coluna saudável.



A RPG é um dos mais modernos métodos de fisioterapia que trata de desarmonias do corpo, sendo indicado não só para quem sente dores, mas também para quem busca o equilíbrio.









.




PILATES NO TRATAMENTO DE CÂNCER



O National Cancer Institute explica que exercícios, em geral, têm se mostrado benéficos para doentes com câncer submetidos a tratamento e na recuperação. No entanto, muitas formas de exercício podem ser demasiado impactantes para aqueles que sofrem de fadiga e, como um efeito colateral, a fraqueza muscular. 

Pilates é uma opção viável para pacientes com câncer porque é de baixo impacto e recursos de exercícios que podem ser facilmente modificados para atender às necessidades do paciente e suas habilidades.

Pilates pode ser uma poderosa ajuda para pacientes com câncer em qualquer fase do tratamento. A especialista em Pilates, Mari Winsor, entrevistada para Gaiam.com, explica que os pacientes atualmente submetidos a quimioterapia podem sentir o Pilates durante o tratamento de Câncer


O National Cancer Institute explica que exercícios, em geral, têm se mostrado benéficos para doentes com câncer submetidos a tratamento e na recuperação. No entanto, muitas formas de exercício podem ser demasiado impactantes para aqueles que sofrem de fadiga e, como um efeito colateral, a fraqueza muscular. Pilates é uma opção viável para pacientes com câncer porque é de baixo impacto e recursos de exercícios que podem ser facilmente modificados para atender às necessidades do paciente e suas habilidades.

Pilates during cancer treatment

Pilates pode ser uma poderosa ajuda para pacientes com câncer em qualquer fase do tratamento. A especialista em Pilates, Mari Winsor, entrevistada para Gaiam.com, explica que os pacientes atualmente submetidos a quimioterapia podem sentir um impulso de energia a partir da prática do Pilates. Winsor também explica que o Pilates pode ajudar os pacientes a se sentir mais fortes, têm melhor circulação e, no mínimo, pode ajudar a aliviar o estresse do tratamento e recuperação.

O Stanford Cancer Center oferece uma aula de Pilates como parte de seu Programa de Assistência do Tratamento Contra o Câncer porque compreende que o Pilates pode ser altamente benéfico para o processo de cicatrização. Sua aula conta com modificações para os exercícios de Pilates projetados para pacientes com câncer ou sobreviventes. Aulas semelhantes estão disponíveis em outros centros de tratamento contra o câncer, academias e estúdios especializados no país.

Para pacientes com mesotelioma ou outros tipos de câncer, Pilates oferece os benefícios de redução de estresse, bem como leve fortalecimento e treinamento de flexibilidade. Praticar Pilates na sequência de um prognóstico do mesotelioma, ou diagnóstico de câncer similar, pode ajudar a criar um aumento da qualidade de vida e promover a recuperação mais rápida para pacientes atuais e sobreviventes.


Trecho extraído do artigo Pilates during Cancer Treatment, por Kate Flaherty, no site PilatesDigest.comm impulso de energia a partir da prática do Pilates. Winsor também explica que o Pilates pode ajudar os pacientes a se sentir mais fortes, têm melhor circulação e, no mínimo, pode ajudar a aliviar o estresse do tratamento e recuperação.

O Stanford Cancer Center oferece uma aula de Pilates como parte de seu Programa de Assistência do Tratamento Contra o Câncer porque compreende que o Pilates pode ser altamente benéfico para o processo de cicatrização. Sua aula conta com modificações para os exercícios de Pilates projetados para pacientes com câncer ou sobreviventes. Aulas semelhantes estão disponíveis em outros centros de tratamento contra o câncer, academias e estúdios especializados no país.

Para pacientes com mesotelioma ou outros tipos de câncer, Pilates oferece os benefícios de redução de estresse, bem como leve fortalecimento e treinamento de flexibilidade. Praticar Pilates na sequência de um prognóstico do mesotelioma, ou diagnóstico de câncer similar, pode ajudar a criar um aumento da qualidade de vida e promover a recuperação mais rápida para pacientes atuais e sobreviventes.

Fonte:Trecho extraído do artigo Pilates during Cancer Treatment, por Kate Flaherty, no site PilatesDigest.com











.

ALIMENTOS QUE AUMENTAM A BARRIGA





Os alimentos que estimulam uma grande produção de insulina pelo pâncreas são os maiores responsáveis pelo acúmulo de gordura abdominal, levando ao desenvolvimento da resistência à insulina. 

Essa resistência à insulina pode levar ao diabetes. 

A insulina é um hormônio fundamental para colocar a glicose dentro da célula para produzir energia, entretanto quando produzido em excesso vai causar um desequilíbrio no organismo: vai fazer lipogênese (produção de gordura) na região abdominal e também vai aumentar o hormônio do apetite (grelina) além de diminuir o hormônio da saciedade (leptina), aumentando assim a compulsão alimentar.














ALIMENTOS QUE AUMENTAM A GORDURA ABDOMINAL:



- Carboidrato de alto índice glicêmico (farinha branca refinada e seus derivados, açúcar, e doces em geral), porque necessitam de muita insulina;

- Carboidrato de alto e baixo índice glicêmico em quantidade exagerada numa mesma refeição, pois produz excesso de insulina;

- Gordura trans (biscoito recheado, pipoca de microondas, bolo industrializado, etc.);

- Gordura saturada em excesso (carnes gordas, pele de frango, salame, linguiça, manteiga, bacon, etc.).











ALIMENTOS QUE NÃO AUMENTAM A GORDURA ABDOMINAL:

- Carboidrato de baixo índice glicêmico em quantidade moderada (pão integral, hortaliças, frutas, cereais integrais, grãos, etc.), pois produz nível adequado de insulina;

- Gordura monoinsaturada em quantidade moderada (azeite de oliva extra-virgem, amêndoa, castanhas, nozes, etc.);

- Gordura poli-insaturada em quantidade moderada (salmão, atum, sardinha, chia, linhaça, etc.);

- Antioxidantes (vitamina C, vitamina E, selênio, zinco, betacaroteno, licopeno, antocianina, flavonoides, etc.). A gordura abdominal produz citocinas (substâncias inflamatórias) que oxidam as células e os antioxidantes vão protegê-las.









FONTES DE ANTIOXIDANTES:

- Vitamina C (laranja, tangerina, abacaxi, morango, vegetal verde escuro, etc.);
- Vitamina E (azeite de oliva, óleo vegetal, oleaginosas, abacate, etc.);
- Selênio (castanha do Pará, uma grande fonte);
- Zinco (nozes, frango, feijão, etc.);
- Betacaroteno (cenoura, mamão, abóbora, vegetal verde escuro, etc.);
- Licopeno (tomate, melancia, goiaba, etc.);
- Antocianina (açaí, berinjela, cebola roxa, repolho roxo, etc.);
- Flavonoides (uva, cebola, chá verde, cacau, etc.).

Fonte:Neuza Cavalcanti










.



sábado, 13 de julho de 2013

A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NAS DESORDENS TEMPOROMANDIBULARES



Disfunção temporomandibular é a denominação genérica para o subgrupo das disfunções dolorosas orofaciais, que envolvem queixas de dor sobre a região da articulação temporomandibula, fadiga dos músculos craniocervicais, especialmente dos músculos da mastigação, limitação de movimentos mandibulares e presença de ruídos articulares.





A disfunção temporomandibular ou desordem craniomandibular manifesta-se normalmente por um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: dor na região orofacial, podendo ou não agravado por mastigação ou limitação no movimento mandibular como abrir e fechar a boca, sons ou estalidos durante o movimento mandibular, cefaléias, dor na região cervical e ainda alguns relacionados ao sistema auditivo como otalgias e/ou zumbidos.



O cuidado ideal para este tipo de disfunção é a abordagem multidisciplinar. Aqui discutiremos a abordagem fisioterapêutica nas disfunções temporomandibulares. 


Tal abordagem envolve desde técnicas de tratamento por meios físicos (calor, TENS –eletroestimulação transcutânea, gelo) e recursos manuais com técnicas de mobilização articular e inibição muscular para analgesia e ainda técnicas posturais considerando a relação íntima da posição da cabeça com a mandíbula.


Pesquisas demonstraram que a lordose cervical de indivíduos com dor apresentou mais retificação e o hióide mais baixo. Rocabado afirma ainda que as relações crânio-cervical-hióide podem ser modificadas por aparelhos ortopédicos removíveis e por técnicas manuais de Fisioterapia aplicadas à coluna cervical e na articulação temporomandibular.
Fonte: Leonardo Fusazaki










.

PILATES COM DESAFIO nº12


Kathryn Ross-Nash em 2007. 
"Embora eu me considero uma pessoa razoavelmente flexível, todos nós temos a experiência dos exercícios através do filtro do nosso próprio corpo."






.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

FISIOTERAPIA DOMICILIAR - CURITIBA


Fisioterapia Domiciliar em Curitiba


Roberto Quintana



Tels: (41) 99777882 ou (41) 30224003

Consultório: Rua: Pe.Anchieta 1846, Piso SL 5, Bairro Champagnat.












.

domingo, 7 de julho de 2013

O USO DA BOLA SUIÇA NO PILATES

                                   STOTT PILATES® photography © Merrithew Corporation

A Bola Suíça tem se tornado um instrumento terapêutico muito bem aceito entre aqueles que buscam promover um estilo de vida saudável, pois promove uma ampla gama de aplicações clínicas e exercícios físicos. Mas é claro, o profissional deve conhecer bem o seu paciente, os exercícios e usar o bom senso para um resultado mais seguro e eficiente.

A atividade com a Bola Suíça apresenta uma variedade de movimentos simples para se obter um corpo forte e flexível de uma maneira divertida e confortável, ideal para todas as pessoas que buscam saúde e bem-estar.


O uso da bola suíça é extremamente versátil e muito eficaz. Exercitar-se com a bola permite que você se concentre em cada grupo muscular, fortalecendo e modelando áreas específicas. A bola suíça pode ser utilizada na avaliação das deficiências de força, mobilidade, equilíbrio, coordenação e também na terapia manual.

As sessões sobre a bola visam aplicações para:
- Amplitude de movimento (assistência passiva/ativa);
- Fortalecimento de tronco, membros inferiores e superiores;
- Alongamento global;
- Treino cardiopulmonar (melhorando oxigenação e portanto nutrição celular);
- Mobilização articular;
- Manutenção de tônus muscular;
- Propriocepção postural;
- Relaxamento.

Qualquer pessoa pode realizar a terapia sobre a Bola Suíça sem distinção de idade, porém existe a necessidade de uma avaliação anteriormente aos exercícios.


A terapia com a bola, além de trazer resultados físicos, também trabalha com o emocional, pois é um trabalho de grande motivação para o paciente, fazendo-o sentir-se bem e capaz de vencer desafios.
FONTE: Revista Pilates





.

sábado, 6 de julho de 2013

FAMOSOS QUE FAZEM PILATES: FERNANDA LIMA TAMBÉM PRATICA PILATES # nº210



Cada dia o método Pilates ganha mais popularidade 
e os famosos têm ajudado bastante nesta divulgação.

Para manter a beleza e o pique, a apresentadora Fernanda Lima, da Globo, revelou um de seus segredos: um supersuco que ela toma logo pela manhã todos os dias. 
"Preparo um suco com cenoura, maçã, gengibre, semente de girassol, amendoim, beterraba e pepino. Ele me dá a sensação de estar limpando e fortalecendo o organismo"
Arquivo

Além de cuidar da alimentação, Fernanda Lima pratica com frequência yoga e, quando tem mais tempo, faz Pilates, corrida e natação. Tudo para garantir seu corpão de fazer inveja!
Fonte: caras.uol.com.br









.


PILATES COM SUPERAÇÃO n º2






 A minha prática me lembra que eu sou um todo








.

PILATES É PARA HOMENS?


AOS POUCOS  A PRÁTICA DO MÉTODO PILATES VAI PERDENDO O ESTIGMA 
DE ATIVIDADE DESTINADA APENAS AS MULHERES. 
MUITOS HOMENS, CADA VEZ MAIS CIENTES DAS VANTAGENS QUE OS EXERCÍCIOS PROPORCIONAM, 
TAMBÉM TEM ADERIDO À PRÁTICA.

Majoritariamente praticado por mulheres, o método Pilates já atendia às necessidades dos homens desde sua criação. 
Joseph Hubertus Pilates (1880-1967) não foi sempre sarado como se vê nas fotos desta reportagem. 
Sua saúde era extremamente frágil na infância.
Nascido numa cidadezinha perto de Düsseldorf, na Alemanha, ele sofria de asma crônica, teve raquitismo e terríveis febres reumáticas que, por diversas vezes, impediam os movimentos e o forçavam a ficar na cama. 
Pilates não se conformava por ter de passar longos períodos assim e começou a desenvolver, sozinho, modelos anatômicos de camas e aparelhos que permitissem que ele se exercitasse. Funcionou. Tanto que ele se tornou um exímio esquiador, ginasta, mergulhador e lutador.
O método desenvolvido por Pilates foi colocado à prova durante a Primeira Guerra Mundial, quando ele aplicou seus exercícios aos internos de uma base militar onde esteve recluso na Inglaterra. 
Estes, adquirindo melhor saúde e resistência física, não foram afetados pela epidemia de influenza que na ocasião aniquilou milhares de vidas. De volta à Alemanha, ele treinou o Exército alemão e, ao mudar-se para os Estados Unidos, pôde desenvolver os equipamentos utilizados para a técnica, aplicando seu método em boxeadores, artistas de circo, atletas e bailarinos famosos.
“Embora sua popularidade tenha sido alcançada graças às mulheres 
– mais ávidas pelas novidades e receptivas a elas – 
é importante salientar que a técnica foi desenvolvida, aplicada e difundida, em princípio, para atender às exigências de treinamento do público masculino”, diz Cristina Abrami, diretora técnica do CGPA Pilates, pioneiro na implantação do método no Brasil.

FORTE E FLEXÍVEL

                                     Pilates em dois tempos: aos 82 e aos 57 anos



O Pilates proporciona uma enorme variedade de benefícios que são considerados essenciais para os homens, inclusive o mais desejado: o condicionamento físico. 

O método trabalha toda a musculatura do corpo, desde os músculos mais profundos aos mais superficiais de forma equilibrada, melhorando a postura, a resistência e a flexibilidade do praticante, e definindo músculos abdominais mais profundos em pouco tempo. 

Além disso, melhora o sexo também, já que lida com a musculatura pélvica, dando um maior controle da área, o que proporciona o aumento do prazer sexual.

“O método Pilates tem muito a contribuir na qualidade de vida do homem. Preconiza o desenvolvimento harmônico de todo o corpo, tornando-o forte e flexível, com movimentos fluidos e precisos, proporcionando perfeita coordenação entre movimento e respiração”, afirma Cristina.
“A ampliação da capacidade respiratória, a melhora da circulação sanguínea e o desenvolvimento de uma musculatura abdominal forte e bem trabalhada aumentam a performance esportiva e ainda previnem lesões e eliminam dores.”



No Pilates, os exercícios são executados com no máximo dez repetições, com pesos de até dois quilos, molas de tensões variáveis ou somente o peso do próprio corpo. 
A evolução do treinamento acontece pelo aumento do número de exercícios para um mesmo grupo muscular – e não pelo aumento do número de repetições –, que será solicitado intensamente de formas diferentes, já que o objetivo é o máximo controle e precisão de movimentos.
Para quem observa uma aula, a precisão e a fluidez com que os movimentos são realizados levam a crer que se trata de uma atividade fácil, de baixa ou nenhuma exigência. 
Mas bastam poucos minutos de orientação sobre o controle da respiração e do centro de força para ter certeza de que não se trata de tarefa simples. 

“Os homens acreditam que precisam submeter os seus corpos a grandes esforços para se tornarem mais fortes e viris.  Eles podem conseguir esses dois objetivos praticando o Pilates, com uma grande diferença: preservam as articulações e a saúde de seus corpos, desenvolvendo-os com equilíbrio”, finaliza Cristina.
Fonte: Piti Vieira (REVISTA STATUS)












.

COMPARAÇÃO DO FÍSICO DE JOSEPH PILATES AOS 57 E AOS 82 ANOS































A  idade não depende dos anos, mas sim do temperamento e da saúde; umas pessoas já nascem velhas, outras jamais envelhecem." - Tyron Edwards







.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

A DOR PÓS EXERCÍCIO, DITA DOR MUSCULAR TARDIA (DOMS)


A dor muscular tardia se manifesta em casos onde o indivíduo exerce uma carga de exercício muscular vigoroso sem ter o necessário preparo físico; inicia uma atividade física; ou reinicia, mas com intensidade maior do que o habitual.

É uma das lesões esportivas que ocorrem com mais frequência, apresentando sintomas musculares como: inchaço, enrijecimento, sensibilidade ao toque e dor ao movimentar a região afetada. Estes surgem algumas horas após as atividades, com aumento progressivo da dor nas próximas vinte e quatro horas, e diminuição gradativa em um prazo de aproximadamente 72 horas. Tais sintomas podem durar por até dez dias, podendo ser mais brandos ou acentuados, dependendo do tipo e intensidade do exercício; e tendem a regredir naturalmente, sem nenhuma sequela em médio ou longo prazo. 




Acreditava-se no passado que o lactato era o fator responsável por estes eventos, já que suas concentrações aumentam durante o exercício vigoroso. Entretanto, sabe-se hoje que, aproximadamente uma hora e meia depois dos exercícios, suas concentrações já se encontram normais. Diante destes fatos, muitos especialistas reconhecem que a DOMS é decorrente do alongamento acentuado das fibras musculares, principalmente no tecido conjuntivo muscular, causando microlesões que provocam processo inflamatório, causando dor.

Caso o paciente deseje, ou caso seja necessário, há como se tratar desta lesão por meio de alongamento, massagem, aplicação de gelo (crioterapia), uso de antioxidantes e/ou anti-inflamatórios, imersão da região afetada em água gelada a dez graus Celsius, ou fisioterapia.

Quanto à sua prevenção, treinar de acordo com a sua capacidade, aumentando a carga e/ou intensidade de forma gradativa; alongar os músculos antes e depois das atividades; e promover uma alimentação rica em proteínas e vitaminas C e E (anti-inflamatórias e antioxidantes), são medidas essenciais.
Fonte: Mariana Araguaia








.