terça-feira, 2 de julho de 2013

A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NO IDOSO




O tratamento fisioterapêutico pode ser necessário em qualquer fase da vida, porém no idoso tem uma importância não só de tratamento, como de prevenção. A marcha normal depende do bom funcionamento dos sistemas nervoso, osteomuscular, circulatório e respiratório de forma altamente organizada. Por associação de disfunção em alguns desses sistemas é comum o idoso apresentar alteração da marcha, o que pode ser um fator de risco para quedas e suas conseqüentes complicações.

Vemos, já nesse caso, uma situação onde há o importante uso da fisioterapia de forma preventiva.

Importante também, como preventiva, nos pacientes que sofreram acidente vascular encefálico (popular derrame) para que se evite subluxação do ombro (tão comum nesses pacientes devido à perda da força muscular da região), ou para que se evite posturas viciosas, se melhore a marcha e se preserve as articulações e o próprio aparelho respiratório.


Alguns quadros de alteração física são bastante comuns em idosos, como a dor articular que dobra nos idosos maiores de 65 anos, as artrites ou a dor lombar que afeta 45% dos pacientes acima de 65 anos. Para esses pacientes a fisioterapia tem importante papel no tratamento analgésico e antiinflamatório, favorecendo o menor uso de medicamentos.





Podemos enumerar como pontos importantes do tratamento fisioterapêutico no idoso:

- tratamento dos quadros inflamatórios
- tratamento de seqüelas de acidente vascular encefálico
- tratamento do paciente com imobilização prolongada, independente da causa
- tratamento dos quadros osteodegenerativos
- tratamento preventivo nos quadros demenciais

Fator importante a ser considerado é a participação dos familiares no tratamento. Uma medida básica que podem adotar é a higienização ambiental, ou seja, melhorarem a iluminação por onde circula o idoso, retirar pequenos objetos, como brinquedos do chão, evitar animais domésticos dentro de casa, evitar o uso de tapetes, principalmente ao lado da cama do idoso.

A importância do tratamento fisioterapêutico precoce é buscar manter a independência ou a menor dependência possível do idoso afligido por alguma doença limitante de sua autonomia.


Sempre é bom lembrar que o uso de medicamentos deve ser feito de forma criteriosa e sempre com acompanhamento médico, principalmente os antiinflamatórios, os quais podem trazer efeitos adversos ao idoso.


Antes de terminarmos esse artigo vamos rever os principais fatores que levam a quedas em idosos. Esse conhecimento faz parte do tratamento fisioterapêutico, além de favorecer a prevenção. Fatores que levam a quedas:

- diminuição do sistema sensório motor
- processo infeccioso
- hipotensão ortostática (pressão baixa quando o paciente fica em pé)
- transtornos cognitivos (Alzheimer, Parkinson)
- diminuição da acuidade visual
- fraqueza muscular
- utilização de medicamentos, principalmente psicotrópicos (diazepam, bromazepam...)
- alteração da marcha
- tapetes no caminho e mal fixados
- calçados não adequados ou mal adaptados aos pés
- deficiência de iluminação
- pequenos objetos, como brinquedos, no caminho
- animais domésticos

A interdisciplinaridade entre médico e fisioterapeuta leva a inúmeros benefícios ao paciente – melhores resultados, menor uso de medicamentos, menor potencial de complicações e seqüelas e principalmente o maior bem estar do paciente.

Fonte: portaldoenvelhecimento.org.br







.

Um comentário: