quarta-feira, 7 de agosto de 2013

AS DISFUNÇÕES NA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR


As disfunções na  ATM (articulação temporomandibular) ocorrem quando a mesma não está funcionando adequadamente. Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, sendo responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. 

Qualquer problema que impeça a função ou o adequado funcionamento deste complexo sistema de músculos, de ligamentos, de discos e de ossos é chamado de DTM (disfunção temporomandibular).  


Para identificar a DTM, é necessário um exame clínico minuncioso, complementado por exames de imagem. Para que este processo atinja melhores resultados, a atuação de uma equipe multidisciplinar é muito importante. O fisioterapeuta vai atuar junto ao dentista e também poderá contar com o apoio do psicólogo e/ou fonoaudiólogo.




Causas da DTM


São muitos os fatores que podem levar a DTM. As causas mais comuns são:
 
Má oclusão 
 

Má oclusão significa "mordida" inadequada e pode estar relacionada a disparidade de bases ósseas maxilo-mandibular ou a falta de harmonia dental. Como a manutenção da saúde da ATM depende de uma boa oclusão, todo indivíduo com má oclusão é um forte candidato a ter DTM.
 
 




 
Efeito Chicote 
 
São lesoes causadas no pescoco através de movimentos bruscos e repentinos da cabeca, alem do seu limite fisiologico normal.. O exemplo mais comum de efeito Chicote sao as lesoes de aceleracao e desaceleracao muito comuns em acidentes automobilisticos com colisao traseira. O brusco movimento da cabeça para frente e para trás causa o estiramento e compressão dos componentes da ATM, ocasionando um traumatismo.





Traumatismos 
 
 

Dados publicados no Journal of the American Dental Association (JADA 1990;120:267), informam que os traumatismos são responsáveis por cerca de 44% dos problemas de ATM.



Abertura de boca em excesso

Todas as articulações tem limitações de movimento. A ATM também. Quando a boca é mantida aberta de forma exagerada, pode haver danos nos ligamentos, na cápsula articular ou até mesmo  provocar deslocamento do disco articular da ATM.



Lassidão ligamentar

Algumas pessoas possuem todos os ligamentos das articulações relativamente frouxos. Muitas vezes a causa é hereditária. Somente a lassidão ligamentar não representa problema, mas quando associada a outros fatores predisponentes, pode levar a disfunção da ATM.



Hábitos

Certos hábitos podem causar pressões inadequadas na ATM. Os mais comuns são: roer as unhas, apertar os dentes, apertar os lábios, permanecer com objetos entre os dentes, apoiar a mão na mandíbula, entre outros.



Respiração Bucal

Respirar pela boca facilita a protusão da cabeça, o abaixamento da mandíbula e a posição anteriorizada e inferiorizada da lingua. Isso acaba aumentando a atividade de músculos acessórios que quando se contraem, tendo um ponto fixo no tórax, puxam as vértebras superiores para frente e para baixo, causando um desvio postural. Os músculos cervicais posteriores se contraem e para regular a linha de visão, os músculos da porção cervical inferior e do quadrante torácico se flexionam, levando a uma hipercifose torácica.


Estas alterações musculares, decorrentes da respiração bucal, levam a desordens na ATM que geram dor.


Outros fatores

Artrite reumatóide, estresse físico e/ou psicológico, alterações hormonais, alterações morfológicas congênitas, etc.



                                                                       
 

 
Sintomas da DTM

Disfunções de ATM apresentam muitos sinais e sintomas. Muitos destes sintomas podem também estar relacionados com outros problemas. Por isso a grande importância de um bom diagnóstico.

Alguns dos sintomas mais comuns de DTM são:
 

  • Dor na região da ATM
  • Dor e pressão atrás dos olhos;
     
  • Dores de cabeça frequentes;
     
  • Um "clique" ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
     
  • Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;
     
  • Muitos pacientes queixam-se de sintomas auditivos associados à dor e disfunção das ATM, sendo otalgia, zumbido, plenitude auricular, tontura ou vertigem e perda auditiva subjetiva os mais comumente relatados;
  • Mandíbulas que "ficam presas", travam ou saem do lugar;
     
  • Flacidez dos músculos da mandíbula;
     
  • Uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam


     
Tratamento das DTM

O tratamento fisioterapêutico para a DTM se baseia na diminuição de dor e do espasmo muscular além de melhorar a mobilidade da articulação.  São usadas técnicas de mobilização e liberação articular. 

De acordo com a American Academy of Pain Craniofacial "a fisioterapia ajuda a aliviar a dor músculo-esquelética e a restaurar a função normal por meio da alteração da entrada sensorial e redução da inflamação, diminuindo, coordenando e fortalecendo a atividade muscular, e promovendo o reparo e regeneração dos tecidos".

Em casos de articulação inflamada, antes de dar início ao tratamento de mobilização, serão usados recursos de eletroterapia (laser e ultrassom). 

Na maioria das vezes, o tratamento é simples e conservador. Porém em alguns casos, a cirurgia ainda será a melhor opção e para tanto será necessário buscar a ajuda de um cirurgião especialista.

A atuação de uma equipe multidisciplinar é  indispensável, uma vez que a  DTM é desencadeada por fatores diversos.

O controle da depressão e da ansiedade com o apoio psicológico vai ser de grande auxílio para o tratamento da DTM. No caso da odontologia, o profissional poderá associar o uso algum tipo de placa ou aparelho para ser usado nas sessões de fisioterapia.

                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário