domingo, 8 de setembro de 2013

A MÁ POSTURA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Postura na infância e adolescência



É importante que os pais aumentem o cuidado com a postura de crianças e adolescentes para que não haja danos futuros.

A infância e a adolescência são dois períodos da vida em que nos deparamos com inúmeras descobertas a respeito do mundo e de nós mesmos. 


Nestas fases crianças e os adolescentes passam por uma série de alterações psicológicas, afetivas, sociais e físicas. As alterações posturais relacionadas às posturas inadequadas são distúrbios anátomo-fisiológicos que se manifestam geralmente na fase da adolescência e pré-adolescência.  


Por exemplo, o uso incorreto de mochilas neste período escolar pode acarretar uma piora nesta relação gerando lesões e possivelmente deformidades, assim como a postura sentada, para assistir televisão ou utilizar o computador. 

É nesse período de pico de crescimento que a coluna vertebral se desenvolve com maior rapidez, provocando, algumas vezes, um crescimento desigual das vértebras ou um desenvolvimento desequilibrado da musculatura dorsal. Tendo essas desigualdades e descompensações se instalando no indivíduo, a chance de alterações da curvatura do tipo escoliose provavelmente vai surgir.


(Sinas que podem denunciar problemas são um ombro mais alto do que o outro, o ângulo da cintura mais fechado que o do outro lado, elevações nas costas ao inclinar o tronco à frente ou roupas desalinhadas).





Principais problemas

A escoliose tem sido definida por muitos como um desvio lateral da coluna vertebral. Na maioria dos casos, ela é uma alteração tridimensional da coluna. Tais alterações provocam a formação de uma curva (em forma de “C”) ou mais curvas (em forma de “S”) que podem ser visualizadas com o indivíduo visto de costas. Outras alterações visíveis, que podem ser observadas pelos familiares: um ombro mais alto do que o outro, o ângulo da cintura mais fechado que o do outro lado, elevações nas costas ao inclinar o tronco à frente, uma perna mais curta, roupas desalinhadas. 

Os pés têm uma profunda ligação com a postura, pois são responsáveis pela estática e dinâmica do corpo, suportam o peso, ajudam na propulsão e amortecimento durante a marcha e a corrida. Assim, quando se encontra alguma deformação (“pé chato”, “caminhar somente com apoio nos calcanhares”, “caminhar com apoio na frente do pé”), pode-se diagnosticar patologias relacionadas ao resto do corpo. 
A hipercifose é outro problema causado pela má postura que se caracteriza pelo aumento da curvatura da coluna dorsal. Já a hiperlordose, se caracteriza pelo aumento da curvatura da coluna lombar. 





Cuidados

Ao perceber algumas dessas alterações posturais, é importante procurar o médico ortopedista, para esclarecimento do diagnóstico através da avaliação ortopédica e acompanhamento do tratamento. O fisioterapeuta irá atuar em conjunto com o médico, realizando a avaliação e o tratamento fisioterapêutico.






RPG



A Reeducação Postural Global (RPG) tem sido amplamente utilizada no tratamento destas alterações posturais, pois atua no corpo do paciente de forma global, buscando a causa da alteração postural individualizada tratando de acordo com suas características e compensações próprias.


É um método de correção postural através de alongamentos globais que envolvem todas as cadeias musculares do corpo. Nessas posturas é feito um trabalho respiratório, alinhamento corporal, equilíbrio de tensões musculares com reposicionamento de vértebras através de manobras, trabalho muscular para manutenção das posturas utilizadas e alongamento dos músculos interligados em cadeias musculares. 


Além disso, também é trabalhado o desenvolvimento da consciência corporal e do equilíbrio. A participação do paciente em todo o processo torna-se fundamental e o fisioterapeuta fica atento a cada mínimo movimento. É essencial também que o fisioterapeuta esclareça todos os aspectos relacionados a postura, quanto as atividades de vida diária em casa, na escola e no lazer.


O diagnóstico e o tratamento precoce de deformidades da coluna vertebral proporcionam melhores resultados no sentido da minimização dos efeitos dos desvios posturais. Talvez uma das maneiras mais adequadas de diminuir a grande multidão de adultos sofredores de dores crônicas da coluna vertebral, seja procurar fazer uma orientação preventiva nas crianças e adolescentes.





Sinais de alerta 


Algumas posturas denunciam a desarmonia dos músculos e os pais podem detectar com facilidade:

Peça para a criança flexionar o tronco para frente e aproximar braços e pés, com os joelhos estendidos. Se as costas não ficarem arredondadas nem as mãos alinhadas simetricamente, pode haver problemas na coluna.

Preste atenção quando a criança fica de pé. Se concentra o peso sempre na mesma perna, pode estar tentando corrigir algum desvio. Crianças muito tímidas tendem a adotar uma postura cifótica (corcunda). 

Observe os ombros da criança enquanto caminha. Eles devem estar alinhados. Quando os braços estiverem paralelos ao corpo, a distância entre eles e os quadris deve ser a mesma dos dois lados.

Observe a costura traseira das calças. Ela deve ficar centralizada nas nádegas quando a criança caminha. Se a criança tem enxaquecas freqüentes, deve-se também investigar problemas na região cervical.

Desconfie se a criança sentar-se sempre na mesma posição. Além dos problemas musculares de coluna, o comportamento pode estar relacionado com as dificuldades visuais que a obrigam a entortar o corpo.

Ao sentar-se, a criança deve apoiar o peso do corpo nas nádegas e nunca nas costas, porque isso agride severamente a coluna. É importante observá-la na escola, na mesa de jantar, na sala de TV ou escrivaninha.


“Talvez uma das maneiras mais adequadas de diminuir a grande multidão de adultos sofredores de dores crônicas da coluna vertebral seja procurar fazer uma orientação preventiva nas crianças e adolescentes”
Fonte: diariodamanha.com






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário