domingo, 29 de setembro de 2013

DE ONDE SURGIU A REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL?

Como nasceu a RPG?



Foi prestando atenção em detalhes do corpo que o fisioterapeuta francês Philippe Souchard criou a RPG, no livro O Campo Fechado, de 1981. 


A obra é resultado de 15 anos de pesquisa em anatomia, fisiologia e biomecânica, além de diversas terapias como acupuntura, reflexologia e homeopatia. Uma das grandes mestras de Souchard foi François Mézires (precursora da antiginástica), de quem foi aluno por 15 anos. Foi ela quem criou a idéia das cadeias musculares, um dos princípios da RPG.



Quando várias pessoas dão as mãos e formam uma roda, o primeiro que se desequilibra e cai sai puxando os outros. É assim com nossos músculos: eles estão agrupados em cadeias musculares, que interferem umas nas outras. Se você torcer o tornozelo direito e começar a mancar (é só um exemplo), vai enrijecer os músculos posteriores da perna, dobrar o joelho, entortar a bacia, endurecer a coluna e elevar o ombro esquerdo. Dias depois, o incômodo do tornozelo acaba e você não manca mais, mas passa um tempo e você sente dor no ombro esquerdo. E aí? tratar o ombro não vai adiantar nada, se o problema está espalhado pelo corpo. Na RPG se começa da dor para chegar à causa: quando você alinha o ombro, descobre a deformidade na coluna, que colocada em seu devido lugar traz à tona o problema na bacia e assim vai, até chegar ao tornozelo.

Essa é a principal diferença do método em relação à fisioterapia tradicional, que trata apenas o local lesionado. E há estudos indicando que esse pequeno detalhe faz diferença. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) diz que 70% das pessoas que tinham dores lombares e foram tratadas com RPG relataram diminuição do sintoma a partir da décima sessão. Das submetidas à fisioterapia tradicional, 40% responderam o mesmo.
Fonte: http://boaforma.abril.com.br








.

Nenhum comentário:

Postar um comentário