sexta-feira, 14 de maio de 2010

COMO PASSAR DOS 100 ANOS?

Dieta e atividade física 
também continuam parte da receita. 

 Os nutricionistas enfatizam o combate aos radicais livres, substâncias que se acumulam no organismo e, ao longo do tempo, atacam as células do corpo. Seus efeitos nocivos vão do envelhecimento da pele ao aumento do risco de câncer. Para enfrentá-los, os nutricionistas recomendam uma dieta rica em azeite de oliva, chá verde, nozes, soja ou frutos do mar.

Quando se fala em exercício, os médicos já se acostumaram a receitar musculação e trabalho aeróbico. Mas pesquisas recentes indicam que determinados tipos de ginástica são especialmente importantes.

"As pessoas longevas têm em comum
a força dos músculos, dos ligamentos da coluna e
das articulações próximas a ela," 

Para conseguir isso, alguns idosos,  praticam reeducação postural, pilates, ioga ou tai chi chuan.

Quais os limites reais do envelhecimento? Até quando um ser humano pode, fisicamente, viver? De acordo com os pesquisadores, a velhice é causada por falhas no processo de renovação celular. 

No corpo humano, cada célula é substituída entre 30 e 50 vezes ao longo da vida. Com o tempo, fatores químicos e genéticos provocam defeitos na produção das novas células. Quando um grande número delas fica defeituoso ou morre, chega a senilidade. Os cientistas agora pesquisam técnicas para combater esse desgaste.

3 comentários:

  1. queria saber se RPG pode ser tratado tambem como uma academia

    ResponderExcluir
  2. tenho um desvio de coluna pod ser muito alto . (16 anos 1.86m )quando fico em pé por muito tempo sinto dores desconfortavelmente na coluna enfim queria saber se fazendo academia poderia melhorar minha postura ou piora-lá

    ResponderExcluir
  3. Arthur

    O tratamento através da Reeducação Postural Global( RPG )geralmente é desenvolvido em clínicas especializadas.

    O tratamento com a Reeducação Postural Global é individual

    Desconheço a atuação de RPG em academias.



    Arthur, com relação a segunda pergunta:

    Quando você cita academia se torna uma questão muito ampla, porque tudo depende da atividade que estiver realizando.

    Se no caso a atividade que estiver realizando for a musculação, a sua postura será alterada dependendo da maneira como estiver realizando estes exercícios.

    Todos exercícios de musculação devem ser feitos com total segurança, ou seja, priorizando as regiões lombares, cervicais e toráxicas para não haver um risco de lesão como por exemplo, uma hérnia de disco, e se forçar a coluna, e o principal motivo para esta situação é quando a carga está muito elevada, então passa-se a exigir demais da coluna.

    A fórmula para se ter uma melhor postura nos exercícios é muito simples, diminuir o peso e então fazer o movimento de forma correta, sem forçar a coluna vertebral.

    Manter o abdômem sempre contraído também é um ponto muito importante para que a postura se torne correta, isso faz com que o trabalho seja mais concentrado na musculatura que está sendo utilizada durante o exercício, diminuindo sensivelmente o risco de lesões e otimizando os resultados do treino.

    Qualquer dúvida adicional, entre em contato, teremos satisfação no esclarecimento de suas dúvidas.

    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir