terça-feira, 18 de maio de 2010

COMO RETOMAR A FORMA PÓS GRAVIDEZ?

  
 
Pode parecer um dom restrito às celebridades que aparecem saradas logo após dar à luz, mas perder os quilos que a gravidez deixou no pós-parto é menos complicado do que se imagina. 

A atriz Lavínia Vlasak, por exemplo, resume de forma curtíssima como conseguiu eliminar o peso extra: 

"Disciplina"

algo que certamente não é exclusivo das estrelas. Como Lavínia, outras mães famosas, entre elas Camila Pitanga e Ticiane Pinheiro, contam ao Bolsa de Mulher como voltaram à forma. E especialistas indicam o caminho mais saudável para recuperar a silhueta.

Segundo o endocrinologista Fabiano M. Serfaty, do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia do Rio de Janeiro, a alimentação correta é fundamental para a saúde do bebê e da mãe. Se a gestante ganhar peso além do normal ou não engordar o suficiente durante a gravidez, o bebê fica vulnerável a doenças: "As gestantes que não se alimentam adequadamente geralmente desenvolvem um feto pequeno e isso contribui para que a criança desenvolva doenças como a diabetes".

A atriz Camila Pitanga, mãe da pequena Antônia, de 2 anos, conta que não precisou mudar muito sua rotina alimentar durante a gravidez. Orientada por uma nutricionista, ela apenas se preocupou em diminuir a ingestão de glicose: "Antes de engravidar eu já tinha uma alimentação balanceada. O único cuidado especial que a Regina Sarmento, minha nutricionista, tomou foi controlar os alimentos que se transformam em açúcar, como batata e macarrão". 

VOCÊ SABE SE ALIMENTAR?
O corpo da gestante ganha peso gradualmente ao longo dos 9 meses. Também de forma gradual a mãe deve se preocupar em perder os quilos depois, sem radicalismos, como alerta a Dra. Regina Sarmento: "É justo esperar, no mínimo, 6 meses para a recuperação e o retorno ao peso ideal. A atividade física pode ser retomada perto do segundo mês pós-parto, mas sempre de forma moderada e com acompanhamento profissional".

Com bom humor e força de vontade, a atriz Lavínia Vlasak conseguiu voltar à boa forma após a gestação do primogênito, Felipe, de 1 ano e 3 meses: "Em primeiro lugar é preciso entender que entre o sonho e a realização existe uma ponte chamada disciplina. Após a gravidez intensifiquei os exercícios aeróbicos e fiz drenagem linfática. Perdi os 18 quilos em 7 meses. Preferi emagrecer aos poucos para conquistar um peso estável. Se você emagrece muito rápido, engorda rápido também. É importante lembrar que a estética é consequência. Mulheres não se desesperem! Existe vida pós-parto (risos)".

Caminhadas na esteira foram o caminho trilhado pela apresentadora Ticiane Pinheiro, mãe de Rafella, de 2 anos, para chegar ao peso ideal. Dos 10 quilos adquiridos durante a gestação, ela conta que perdeu 12: "Recuperei a boa forma caminhando na esteira. Fui aumentando a velocidade pouco a pouco. Não fiz nenhuma dieta radical, pois amamentei a Rafaella nos primeiros seis meses. Depois que parei de amamentar, parei de ingerir carboidratos e doces à noite. Hoje, já estou correndo na esteira 40 minutos por dia".

A amamentação, além de ser o melhor alimento para o bebê, também traz benefícios para o corpo da mulher. Importante é aumentar a ingestão de líquidos neste período: "A mulher que se cuida durante a gravidez não precisa fazer muitas mudanças no período de aleitamento, exceto aumentar o consumo de água para três litros por dia. A amamentação ajuda o corpo da mulher a voltar ao normal, favorecendo a contração do útero e a queima das gorduras armazenadas", explica Regina Sarmento.

A atriz de "Viver A Vida" e ex-jogadora de vôlei Lica Oliveira, mãe de Tobias, de 11 anos, reforça a orientação da especialista: "Amamentei durante 2 anos e 7 meses, e acredito que isso tenha contribuído para recuperar o meu peso ideal. O fato de ter sido atleta também ajudou, sempre tive uma alimentação regrada".
Fonte: msn

Um comentário: