domingo, 9 de maio de 2010

RPG X FISIOTERAPIA CONVENCIONAL

rpg-souchard 


Pacientes tratados com o método tiveram até 70% de melhora contra 40% dos que optaram pela técnica convencional, segundo estudo da Unifesp

Apesar de não fazer parte da grade curricular das faculdades de fisioterapia, a Reeducação Postural Global, popularmente conhecida como RPG, tem se mostrado o método mais eficaz no tratamento de dores crônicas de coluna, geralmente causadas pela má postura. 

Pesquisa realizada pela Universidade federal de São Paulo (UNIFESP) revelou que a técnica reduz a dor nas costas com mais rapidez e de forma definitiva se comparada ao procedimento convencional.

A grande diferença do método está na capacidade de tratar o paciente como um todo. “A RPG procura corrigir a postura e exercitar todos os grupos musculares, em vez de tratar só a dor localizada, como acontece com a série convencional” explica o fisioterapeuta Sandro Rogério dos Santos, autor do estudo que avaliou 40 pacientes com dor lombar crônica.

Segundo a pesquisa 70% das pessoas tratadas com a RPG relataram diminuição da dor após a 10ª sessão, enquanto que apenas 40% dos pacientes submetidas ao outro método conseguiram resultado semelhante. “Concluíndo que a Reeducação Postural Global é melhor para corrigir a postura e evitar a reincidência do problema”, comenta Santos.

Os especialistas levam em conta que os músculos estão interligados em uma cadeia.

“Uma má postura, por exemplo, pode sobrecarregar a coluna e, conseqüentemente, causar dor na perna. Dessa forma, podemos concluir que o sintoma (dor) pode estar distante da sua origem”, diz Oldack Borges Barros, presidente da Sociedade Brasileira de RPG (SBRPG). Daí a importância do tratamento global”, completa.

INDICAÇÃO
Embora o estudo de Santos tenha focado a aplicação da RPG nos casos de lombalgia, a técnica também é largamente utilizada no tratamento de pacientes com problemas articulares, neurológicos e ortopédicos. 

“Pessoas com escoliose (desvio de coluna) conseguem ótimos resultados com a RPG”, garante a fisioterapeuta Elisa Hisatugo, do Instituto Mizuki, que também oferece uma outra categoria corporal, o isostretchig.

De acordo com a especialidade a SBRPG e o Instituto Philippe Souchard (nome do responsável pelo desenvolvimento da técnica) pretendem ampliar o atendimento gratuito à população.

Apesar de bastante indicado por médicos de várias especialidades, o Sistema Único de Saúde (SUS) não cobre o tratamento.

FISIOTERAPEUTA USA 8 POSTURAS
A RPG usa como base oito posturas diferentes que precisam ser praticadas pelo paciente com calma e muita orientação do fisioterapeuta (único profissional autorizado a aplicar a técnica).
O fisioterapeuta realiza um trabalho de alongamento e relaxamento muscular. Além disso, estimula a respiração adequada do paciente para aliviar a dor.

O método tem a vantagem de que, a cada sessão, os músculos se ampliam e não retornam à posição incorreta. O segredo está na postura corporal, que mantém o eixo do corpo em equilíbrio.

Para o presidente da SBRPG, Oldack Borges Barros, a técnica une conceitos de individualidade (as pessoas não são iguais), causalidade (sai em busca das causas do sintoma) e globalidade (trata o paciente e não a doença).
Fonte: Diário de São Paulo

6 comentários:

  1. tenho um desvio da coluna por ser muito alto nao é escoliose mais sinto dores nao constantes quando fico em pé por muito tempo desconfortávelmente foi
    apresentenda para mim o RPG queria sabe se fizer academia poderia resolver o meu problema ou acentuar mais este desvio

    ResponderExcluir
  2. Arthur

    Quando você cita academia se torna uma questão muito ampla, porque tudo depende da atividade que estiver realizando.

    Se no caso a atividade que estiver realizando for a musculação, a sua postura será alterada dependendo da maneira como estiver realizando estes exercícios.

    Todos exercícios de musculação devem ser feitos com total segurança, ou seja, priorizando as regiões lombares, cervicais e toráxicas para não haver um risco de lesão como por exemplo, uma hérnia de disco, e se forçar a coluna, e o principal motivo para esta situação é quando a carga está muito elevada, então passa-se a exigir demais da coluna.

    A fórmula para se ter uma melhor postura nos exercícios é muito simples, diminuir o peso e então fazer o movimento de forma correta, sem forçar a coluna vertebral.

    Manter o abdômem sempre contraído também é um ponto muito importante para que a postura se torne correta, isso faz com que o trabalho seja mais concentrado na musculatura que está sendo utilizada durante o exercício, diminuindo sensivelmente o risco de lesões e otimizando os resultados do treino.

    Qualquer dúvida adicional, entre em contato, teremos satisfação no esclarecimento de suas dúvidas.

    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber se consigo fazer o tratamento pelo sistema publico.

    ResponderExcluir
  4. Me dei muito bem com RPG Reeducação Postural GLobal, com a fisioterapeuta Dra. Valéria Silva em fortaleza, ela tem um site www.valeriasilva.com.br adorei o RPG recomendo demais!!

    ResponderExcluir
  5. Me dei muito bem com RPG Reeducação Postural GLobal, com a fisioterapeuta Dra. Valéria Silva em fortaleza, ela tem um site http://www.valeriasilva.com.br adorei o RPG recomendo demais!!

    ResponderExcluir
  6. Ola boa tarde! O ortopedista me recomendou a fazer RPG porém não estou encontrando na rede SUS. gosraria de saber se vcs tem preços populares ou podem me orientar aonde encontro! Segundo meu médico, ele diz que tem pelo SUS...mas não estou tendo sucesso ao encontrar! grata fico no aguardo de uma resposta!

    ResponderExcluir