terça-feira, 1 de outubro de 2013

O QUE É PUBALGIA?


Você sabe o que é pubalgia?



O osso púbis é como um cabo de guerra entre os músculos abdominais e os adutores do quadril. A inflamação acontece quando um lado é muito mais forteA pubalgia é um quadro que gera dor na virilha e na região central do osso púbis. Ela é mais frequente em jogadores de futebol, mas também acomete corredores de longa distância e geralmente atrapalha bastante a rotina de treinos e competições.


Podemos pensar no osso púbis como um cabo de guerra. Acima dele se inserem os músculos abdominais e abaixo os músculos adutores do quadril (que fecham o quadril). Apubalgia acontece quando um dos lados do cabo puxa mais forte do que o outro, ou seja, quando um dos grupos musculares se sobrepõe de forma exagerada sobre o outro.
Existe uma articulação chamada sínfise púbica ligando o osso púbis direito e esquerdo, que sofre com os desequilíbrios desse cabo de guerra, e fica inflamada. Em geral os músculos adutores levam a vantagem sobre os abdominais, o que também gera inflamação na inserção dos músculos adutores no púbis.
Pubalgia (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)
O tratamento da pubalgia deve incluir medidas anti-inflamatórias e restauração do equilíbrio muscular da região. Para isso os músculos abdominais devem ser treinados a ficarem contraídos durante toda a prática de qualquer atividade física. E como já mencionei em outras colunas, uma barriga de tanquinho não necessariamente representa uma boa musculatura abdominal. Mais importante do que a força explosiva é a manutenção de uma pequena contração basal que estabilize o tronco durante todos os movimentos.
Em associação com a questão abdominal, os músculos adutores também podem estar “puxando” o osso púbis com muita força devido a falta de atividade adequada dos músculos extensores do quadril. É um mecanismo compensatório do corpo: quando um músculo não trabalha direito outro músculo tem que fazer o trabalho em dobro.
Aos primeiros sinais de dor, já procure tratamento. A pubalgia tende a ser um quadro complexo se tratado tardiamente e pode diminuir bastante o rendimento do atleta.

TRATAMENTO:

O tratamento mais apropriado para esta condição inclui o afastamento imediato da atividade física, uso de medicamentos anti-inflamatórios e alongamentos  suaves o mais precoce possível. O tratamento ideal é multidisciplinar, onde o médico diagnostica e prescreve os medicamentos; o fisioterapeuta elabora um programa adequado de reabilitação e o preparador físico atua na perpetuação dos resultados obtidos, sendo que o tratamento preventivo é a melhor opção. Assim é dada a maior importância de um programa adequado de exercícios de alongamentos suaves e prolongados, antes e depois dos jogos e/ou treinos
O objetivo do tratamento é conseguir recuperar a qualidade de alongamento dos músculos encurtados e reforçar seus tendões e pontos de inserção; e o sucesso do tratamento está na postura prolongada, pois os músculos em tensão durante alguns minutos de forma constante, entram em fadiga e abandonam sua tensão excessiva, aí a bainha do músculo, a partir deste momento, pode ser alongada e o músculo recupera seu comprimento

O tratamento vai de encontro à reeducação do equilíbrio proprioceptivo muscular através de métodos como RPG e correção (quando necessário) das alterações biomecânicas do atleta e da técnica esportiva e outros. 



Fonte: http://globoesporte.globo.com       p

Um comentário:

  1. ola
    Me Chamo Diogo
    e estou com o caso de Pubalgia confirmado com exames a 6 meses
    e venho tratando com anti inflamatórios,fisioterapia,acupuntura,porém nenhum desses tratamentos vem surtindo efeito a dor ainda Persiste,a unica coisa que não fiz foi uma infiltração.não aguento mais esse problema,por favor pode me ajudar?
    Obrigado

    ResponderExcluir