sábado, 12 de outubro de 2013

PILATES E RPG NA ESPONDILITE ANQUILOSANTE - CURITIBA PR








Espondilite anquilosante é uma doença inflamatória crônica, incurável por enquanto, que afeta as articulações do esqueleto axial, especialmente as da coluna, quadris, joelhos e ombros. 


Nos quadros mais graves, podem ocorrer lesões nos olhos (uveíte), coração (doença cardíaca espondilítica), pulmões (fibrose pulmonar), intestinos (colite ulcerativa) e pele (psoríase). 


Não se conhece a causa da doença, que acomete mais os homens do que as mulheres, a partir do final da adolescência até os 40 anos. Não tratada, pode tornar-se incapacitante. 


O diagnóstico leva em conta os sinais e sintomas, os resultados de exames laboratoriais de sangue e os achados radiográficos nas articulações da região sacroilíaca. O diagnóstico precoce é de extrema importância para evitar a progressão da doença e suas complicações.



O Pilates e o RPG são tratamentos de grande importância para evitar a evolução da doença. As técnicas trabalham o sistema locomotor e respiratório, que são afetados pela doença. O objetivo é alongar os músculos abdominais e torácicos, fortalecer os paravertebrais, manter ou recuperar a amplitude de movimento principalmente na região da coluna cervical, quadris e ombros além de melhorar a expansibilidade da caixa toráxica impedindo a evolução do comprometimento respiratório.



A Reeducação Postural Global (RPG) é de grande aceitação na melhora do quadro clínico, pois a tração e as posturas adotadas ajudam no alívio das tensões provocadas pelo enrijecimento das articulações. Além disso, orientamos sobre a ergonomia, posturas e uso de cintas para os pacientes afim de evitar a piora do quadro a longo prazo.










.

Nenhum comentário:

Postar um comentário