domingo, 20 de outubro de 2013

A MÁ POSTURA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES





O mundo globalizado em que vivemos onde cada vez mais as crianças tendem a adotar uma má postura devido ao sedentarismo aliado as novas brincadeiras tecnológicas, geralmente na posição sentada, nos desperta para um problema social importantíssimo o qual se tem dado muito pouca atenção:

Como estamos preparando o corpo e a mente de nossas crianças para enfrentarem as pressões e exigências da vida adulta?


Um estudo analisando a prevalência de alterações posturais em crianças publicado pela Revista Panamericana de Saúde Pública em 2007 revelou que 66% apresentavam desvios laterais e 70% apresentavam desvios anteroposteriores.




Antigamente as crianças eram muito mais ativas, atualmente, devido ao avanço da tecnologia e até mesmo por questão de segurança as crianças brincam em casa, com videogames e computadores, além das atividades extra-escolares como inglês, piano entre outros que acabam por dificultar seu desenvolvimento motor, sendo até mesmo comum como observamos na clínica, crianças de 9 ou 10 anos já sofrendo de stress.


Levando-se em conta tudo isso, torna-se inevitável tomarmos consciência da importância de preparar o corpo físico dessas crianças para que no futuro possam gozar 100% de tudo que tão cedo começaram a se preparar.


Quais são as alterações posturais mais comuns?
São inúmeras as alterações posturais, as mais comuns são observadas na coluna como as hiperlordoses, hipercifoses e escoliose, nos joelhos como os joelhos varo e valgo, nos pés como pés pronados, supinados, cavos, planos e nos ombros. Como se desenvolvem as alterações posturais?


Os estudos mostram que a origem da maioria dos problemas posturais ocorre durante o período de crescimento e desenvolvimento do corpo, ou seja, na infância e adolescência, onde se forma nossa “base postural” que será levada para o resto da vida. 


Nessa idade existem inúmeros comportamentos de risco como utilização incorreta de mochilas, ficar sentado por tempo prolongado, utilização de calçados inadequados, obesidade, sedentarismo, fatores emocionais e socioeconômicos e o próprio crescimento e desenvolvimento do corpo. 


Quais as conseqüências de uma má postura?
As conseqüências podem ser das mais variadas, dentre elas podemos destacar a diminuição da auto-estima, desenvolvimento de dores, facilidade em desenvolver lesões, perda de rendimento no trabalho e até mesmo impossibilidade de desenvolver determinadas atividades quando adulto como esportes por exemplo. Uma má postura leva as articulações a desenvolverem um processo de degeneração ao longo da vida que não possui mecanismos de regeneração.


Qual a melhor idade para se tratar postura?


Pesquisas revelam que a melhor idade é antes do término do crescimento, enquanto ainda podemos “moldar” o desenvolvimento da “base postural” que será levada para a vida adulta.

Como observar se seu filho possui alterações posturais?
O ideal é consultar a opinião de um profissional especializado, um fisioterapeuta especialista em postura. 


Alguns detalhes podem ser motivo de alerta como quedas freqüentes, desnível de ombros, desgaste muito desigual de calçados, aumento de alguma das curvaturas da coluna, alteração na curvatura do pé, e nos casos mais avançados o aparecimento de dores. 
Fonte:jornaldooeste.com.br








.

Nenhum comentário:

Postar um comentário