sábado, 8 de agosto de 2009

ERETO E RETO

A importância da reeducação postural para a terceira idade.
A importância do sentar corretamente.

Conscientização postural é importante desde cedo. É o que ajuda a prevenir problemas que atingem a coluna na velhice. No entanto, é possível corrigir a postura mesmo quando os problemas já se instalaram. O idoso ganha mais qualidade de vida, independência e conforto para se movimentar.

A fisioterapeuta Lara Guimarães explica que o passar dos anos acarreta perda de força, massa muscular e de flexibilidade. Tudo isso provoca alterações na postura, como a cifose (corcunda), escoliose e lordose. "Essas alterações causam dores e desconforto", afirma Lara. Outros problemas que a reeducação postural pode tratar e prevenir são hérnia de disco, torcicolo, lombalgia, artrose, bursites e tendinites, asma, bronquite, dores musculares, estresse e enxaqueca.

Quando o assunto é postura, é preciso ficar atento a qualquer detalhe. "Uma dor no estômago pode afetar a coluna, pois o indivíduo ficará mais curvado. A posição de um trabalho manual, como crochê ou tricô, pode tensionar a região cervical e também causar problemas", alerta Lara.

As técnicas mais utilizadas para colocar a coluna no lugar são a RPG (Reeducação Postural Global) e o método das cadeias musculares. A RPG leva em conta as características de cada pessoa. O paciente, colocado em posturas estáticas, se mantém nessas posições por períodos determinados. Assim, simultaneamente, ele fortalece os músculos fracos e alonga os retraídos, além de trabalhar a respiração. O método das cadeias musculares envolve alongamento e relaxamento. Como Lara explica, é uma espécie de musculação leve, com movimentos amplos.
Antes de começar o tratamento, o paciente passa por uma avaliação fisioterápica para identificar o problema e saber qual técnica será aplicada. "Na maioria das vezes, a combinação dos dois métodos é o mais aconselhável", destaca a fisioterapeuta.

Os resultados são bons, e já pode-se notar a diferença aos seis meses de tratamento. A especialista lembra que, embora a postura não fique tão ereta quanto aos 20 anos, obtém-se diversos benefícios. "O idoso passa a viver sem dor, com mais conforto e segurança para se movimentar no dia-a-dia", garante.

Ao se tratar de coluna, o ideal é a prevenção. Por isso, Lara aconselha muito movimento e atenção redobrada quando estiver sentado. "O ideal é nunca ficar em uma mesma posição por muito tempo. O indivíduo deve sempre procurar se alongar, caminhar. Uma boa espreguiçada de manhã também ajuda", conclui Lara. Em tempo: sentar direito significa apoiar os ossos dos glúteos na cadeira, manter os pés no chão e a coluna reta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário