sexta-feira, 28 de agosto de 2009

PILATES: CORPO JOVEM NA MATURIDADE



“Não quero ser um velho fraco, quero ser um idoso saudável”, afirma o economista Alceu Tomkiw, 59 anos de idade, diretor de uma multinacional em Curitiba.




Como forma de prevenção às complicações naturais do envelhecimento, há quatro meses ele passou a praticar Pilates, readiquirindo uma postura correta, músculos mais firmes e alongados, maior capacidade respiratória e uma melhor qualidade de vida.

Tomkiw diz que não se adapta ao ambiente agitado das academias, preferindo o atendimento personalizado. Além do bem-estar que o método Pilates proporciona às pessoas de todas as idades, estudos mostram que acima de 60 anos essa prática pode ser uma importante aliada para:
-aliviar dores,
-aumentar a percepção dos movimentos,
-proporcionar maior equilíbrio,
-fortalecer os músculos,
-desenvolver a flexibilidade,
-aliviar o estresse
e elevar a auto-estima.

Além disso, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma atividade física regular e moderada reduz o risco de morte por problemas cardíacos de 20% a 25% e reduz substancialmente a gravidade de deficiências associadas a cardiopatias e outras doenças crônicas.

O método Pilates está enquadrado num contexto de prevenção primária, secundária e terciária. Realizado por meio de uma série de exercícios feitos no solo ou com equipamentos apropriados, trabalhando todo o corpo de forma harmoniosa e personalizada, conforme as restrições de cada praticante.

O Pilates é um programa completo de condicionamento físico e mental que tem como objetivo desenvolver a estabilidade corporal necessária para uma vida mais longa e saudável.

Com um estilo de vida pouco ativo, a imobilização e as doenças neuromusculares diminuem o tamanho e a quantidade do colágeno. A prática desses exercícios estimulam a renovação desta substância e melhoram o equilíbrio da composição química dos fluidos e tecidos do organismo.

O método é também um forte aliado ao combate à osteoporose, doença que causa dor nas costas, fragilidade do esqueleto e maior suscetibilidade às fraturas. Assim, o trabalho com exercícios de fortalecimento dos músculos envolvidos com essas estruturas retarda os níveis da doença, melhorando a força muscular, o condicionamento físico e a coordenação.

Sem falar que os praticantes de pilates também fortalecem o assoalho pélvico, que consiste de músculos utilizados para controlar o fluxo da urina e impurezas sólidas do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário