sábado, 26 de setembro de 2009

O QUE É RPG?




A Reeducação Postural Global é um dos mais modernos métodos de fisioterapia que trata desarmonias do corpo.
Indicado não somente para quem sente dores, mas para quem busca o equilíbrio.








O que é RPG?
A Reeducação Postural Global, ou RPG, é um método de fisioterapia que trata das desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que cada organismo reage de maneira diferente às agressões que sofre.
É uma técnica revolucionária que considera os sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo e procura tratar, de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura.
Criada na França, em 1980, pelo fisioterapeuta francês Philippe E. Souchard, a RPG é uma técnica realizada, exclusivamente, por fisioterapeutas.
Atualmente o curso de RPG é ministrado por Philippe Souchard e sua equipe, na França, em Saint-Mont(departamento do Gers) e mais em oito países.
Hoje mais de 8000 fisioterapeutas praticam esta técnica pelo mundo.

A Técnica
Dores nas costas, nas articulações, noites mal dormidas, tensões musculares, etc. Quem nunca passou por pelo menos uma dessas desagradáveis experiências?
A terapia RPG trata esses e muitos outros problemas com bons resultados, por meio da reeducação do corpo.
Exemplo: quando sofremos uma contusão, a primeira reação é fazer com que o corpo tente proteger a lesão para não sentirmos dor. Por isso criamos automaticamente um mecanismo de "compensação" para evitar o problema inicial. É o que acontece quando torcemos o tornozelo.
Para não termos dores, enrijecemos a musculatura e transferimos para a outra perna o apoio corporal e mancamos. Com isso, criamos uma série de compensações em todo o corpo.
O Tratamento
Para se obter um resultado positivo com RPG são necessárias sessões semanais de uma hora, podendo haver exceções nos casos de maior gravidade. O tratamento é indicado para todas as faixas etárias.

Em quais Patologias a RPG é indicada?

Ø Ortopédico: pés planos e cavos, joelho valgo ou varo, joanetes, escoliose, dor
cervical, dor lombar

Ø Neurológico: hérnia de disco e labirintite.

Ø Reumatológico: artrites, artrose, bursite, tendinite, etc.

Ø Respiratório: asma, bronquite, etc.

Ø Somáticos: stress, disturbios circulatórios e digestivos,



Registro da marca R.P.G.
Para preservar a originalidade, a integridade, e a qualidade do ensino do método, a marca R.P.G. foi objeto de registro no INPI:

Ø Na França em 31/07/1984

Ø No meio internacional em 13/07/1995

Ø No Brasil em 21/12/1999

Nenhum comentário:

Postar um comentário