terça-feira, 15 de setembro de 2009

SALTO ALTO: O GRANDE DILEMA DELAS




Salto alto é sinônimo de elegância, beleza e sofisticação. Mas será que o uso contínuo desse tipo de calçado é prejudicial à saúde?
Ortopedistas e fisioterapeutas garantem que nenhuma mulher precisa descer do salto alto e deixar a vaidade de lado, mas são unânimes em dizer que é preciso critérios para usá-lo para que não ocorram problemas a médio e longo prazo, como deformações estruturais nos pés, dores na coluna, problemas de joelhos e até mesmo encurtamento dos músculos da perna.

Não será necessário jogar fora todos os pares de sapato com saltos maiores de três centímetros, mas recomenda-se prudência, cautela e sabedoria na hora de usar o apetrecho tipicamente feminino. O uso desmedido de salto alto pode causar danos á saúde.

O salto alto do tipo agulha, devido ao fato de elevar o "calcanhar às alturas" deixando o pé apoiado apenas por uma superfície pequena e fina, fazendo com que o peso do corpo fique totalmente concentrado na parte da frente do pé, causa desconforto, dor e problemas nas costas. Além disso, pode levar também à deformação típica relacionada com os joanetes (hallux valgus) ou até mesmo ao Neuroma de Morton que consiste numa lesão dos nervos interósseos plantares ou dorsais devidos à compressão e aos traumatismos repetidos a que a zona da frente do pé fica submetida.
Por este fato desaconselham-se também os sapatos de bico muito estreito.

O que a maioria das pessoas não sabem é que qualquer salto superior a 3 centímetros causa praticamente os mesmos danos que um modelo com altura superior a 10 centímetros.

O uso contínuo de sapatos de salto alto pode provocar uma mudança na musculatura e consequentes desequilíbrios posturais: os músculos da parte de trás ficam mais curtos e os da frente, mais longos.

No entanto, qualquer mulher se sente bem do alto do seu salto alto, por isso aqui ficam algumas dicas para "de vez em quando" utilizar...

Como escolher o sapato?
- Compre no fim da tarde ou à noite, porque o pé tem tendência a edemaciar (inchar) ao longo do dia.

- Experimente sempre os dois pés do calçado, porque todo mundo tem um pé maior que o outro, ainda que muitos de nós não percebemos.

- Nem um pouco largo, nem um pouco apertado: é preciso que o sapato seja confortável para evitar danos à saúde no futuro.

- Caminhe para ver se o calçado oferece um bom equilíbrio.







assista o vídeo
postado em 6 mar 2010
DORES CAUSADAS PELO USO DE SALTO ALTO






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário