quarta-feira, 30 de setembro de 2009

ATIVIDADE FÍSICA E ALIMENTAÇÂO PREVINEM MAL DE ALZHEIMER


Um estudo da Columbia University descobriu que pessoas mais velhas que praticam atividade física ou mantêm uma dieta balanceada têm menos risco de desenvolver mal de Alzheimer. Os efeitos desses dois comportamentos são independentes um do outro, e juntos, são ainda mais benéficos.

O trabalho acompanhou um grupo de 1.880 nova-iorquinos septuagenários, avaliando duas dietas e níveis de atividade física, examinando-os periodicamente para o mal de Alzheimer. Após quase cinco anos de observação, 282 casos de Alzheimer.

Sendo assim, os pesquisadores concluíram que os que seguiram as dietas mais saudáveis tiveram 40% menos probabilidade de desenvolver a doença quando comparados aos que se alimentavam mal. Os que praticaram mais exercícios também tiveram resultados positivos, apresentando 37% menos chances de desenvolver a doença do que os sedentários. No entanto, os maiores benefícios apareceram para aqueles que associaram a prática de atividade física à alimentação saudável, tendo 59% menos chances de desenvolver o Alzheimer, em comparação às pessoas com os piores resultados.

O professor associado de neurologia da Columbia University Medical Center e principal autor do artigo que foi publicado no The Journal of the American Medical Association, Dr. Nikolaos Sacarmeas, explicou que tanto os bons hábitos alimentares quanto a prática de atividade física contribuem, de forma independente, com algo único.

Nenhum comentário:

Postar um comentário