quarta-feira, 30 de setembro de 2009

ATIVIDADE FÍSICA E ALIMENTAÇÂO PREVINEM MAL DE ALZHEIMER


Um estudo da Columbia University descobriu que pessoas mais velhas que praticam atividade física ou mantêm uma dieta balanceada têm menos risco de desenvolver mal de Alzheimer. Os efeitos desses dois comportamentos são independentes um do outro, e juntos, são ainda mais benéficos.

O trabalho acompanhou um grupo de 1.880 nova-iorquinos septuagenários, avaliando duas dietas e níveis de atividade física, examinando-os periodicamente para o mal de Alzheimer. Após quase cinco anos de observação, 282 casos de Alzheimer.

Sendo assim, os pesquisadores concluíram que os que seguiram as dietas mais saudáveis tiveram 40% menos probabilidade de desenvolver a doença quando comparados aos que se alimentavam mal. Os que praticaram mais exercícios também tiveram resultados positivos, apresentando 37% menos chances de desenvolver a doença do que os sedentários. No entanto, os maiores benefícios apareceram para aqueles que associaram a prática de atividade física à alimentação saudável, tendo 59% menos chances de desenvolver o Alzheimer, em comparação às pessoas com os piores resultados.

O professor associado de neurologia da Columbia University Medical Center e principal autor do artigo que foi publicado no The Journal of the American Medical Association, Dr. Nikolaos Sacarmeas, explicou que tanto os bons hábitos alimentares quanto a prática de atividade física contribuem, de forma independente, com algo único.

ATIVIDADE FÍSICA REDUZ O RISCO DE ALZHEIMER

O American College of Sports Medicine acaba de elaborar as novas recomendações de atividade física para idosos, que enfatizam os benefícios da prática de exercícios de força e de flexibilidade, além dos aeróbicos.

O novo documento dá um panorama completo das evidências científicas sobre os benefícios da atividade física para prevenir e tratar diversos males ligados ao envelhecimento.

A nova recomendação será lançada no Brasil em outubro. "Esse é um grupo de referência no assunto para o mundo inteiro, por isso quem lida com a saúde do idoso deveria seguir essas recomendações", diz a educadora física Andrea Deslandes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Segundo os autores, embora não seja possível evitar o envelhecimento, o exercício regular minimiza os efeitos da idade, aumenta a expectativa de vida e limita o desenvolvimento de certas doenças crônicas.

"Outro objetivo é reforçar o que necessita ser aplicado nos programas de treinamento físico do idoso", diz o educador físico Timóteo Leandro de Araújo, assessor técnico-científico do Programa Agita São Paulo.

"O documento mostra as evidências que temos em todos os aspectos, da respiração à cognição, que justificam incluir a atividade física como parte do envelhecimento saudável", diz a especialista em medicina esportiva Sandra Matsudo, diretora do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul.


"O grande "boom" é a questão cognitiva e a saúde mental. Hoje, sabe-se que todos os processos cognitivos são melhorados a longo prazo quando se pratica atividade física regular", diz.

Sabe-se, por exemplo, que a atividade física diminui o risco de demência senil e de Alzheimer.

Estudos mostram uma redução de 40% no risco de demência em quem gasta 400 calorias por semana caminhando. "Se o gasto for maior, o risco praticamente desaparece."

Pesquisas que analisam a relação entre o exercício e a função cognitiva destacam que a atividade física pode aumentar os níveis de fatores de crescimento no cérebro, estimular a neurogênese, aumentar a resistência do cérebro a danos, melhorar a aprendizagem e o desempenho mental.

Caminhar não basta

Mas, para os idosos, caminhar não é o suficiente, já que a maior parte da incapacidade física nessa idade deve-se à perda da força muscular. "Tudo depende da força, desde caminhar e levantar-se de uma cadeira até erguer uma garrafa de água de um litro", lembra Matsudo.

Segundo ela, o fato de cedermos o lugar para um idoso se sentar, por exemplo, tira uma das poucas oportunidades que ele tem de se exercitar e fortalecer a musculatura das pernas.

Já o impacto dos exercícios na longevidade está documentado em várias pesquisas. Uma análise sueca, do Instituto Karolinska, que acompanhou 3.206 pessoas durante 12 anos, mostrou que os fisicamente ativos tiveram um risco de mortalidade por todas as causas 28% menor do que os sedentários. A atividade física também tem impacto na capacidade funcional. Um estudo americano com mais de mil idosos mostrou que o risco de incapacidade para realizar tarefas diárias diminui em 7% a cada hora adicional de atividade física por semana.

Gabriela Cupanni- Folha de São Paulo








POSTURAS PREVENTIVAS PARA PROBLEMAS DE COLUNA

sábado, 26 de setembro de 2009

DEPRESSÃO PODE AUMENTAR RISCO DE OSTEOPOROSE


A depressão pode aumentar o risco da osteoporose

Sobrecarga de atividades diminui densidade óssea e provoca fraturas



Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Israel , quadros de depressão favorecem o desenvolvimento de doenças como a osteoporose. Para os estudiosos, a explicação para tal associação é a diminuição da emissão de estímulos nervosos nestes pacientes, que acabam ficando com menos pique e sobrecarregam os ossos na tentativa de manter a frequência de atividades físicas que tinham antes.

Os estudiosos explicam que essa sobrecarga provoca a diminuição da densidade óssea dos pacientes, favorecendo o aparecimento de fraturas. Quanto mais tempo a pessoa força os ósseos, mais chances de desenvolver a osteoporose.

Foram testadas mais de 2400 pessoas depressivas que foram submetidas à exercícios físicos por seis meses. Após o teste, os cientistas observaram a perda da densidade óssea em até 80% dos participantes, quando comparados com pacientes que sofriam de depressão.

Outras pesquisas haviam sido feitas nesta direção, mas nenhuma tinha comprovado a real ligação entre as duas doenças. Os cientistas acreditam que estes resultados são muito importantes para tratar a osteoporose em idosos, pois, muitos não apresentam propensão a doença, mas desenvolvem o quadro devido a depressão desencadeada pelas perdas trazidas pela idade.


10 MILHÕES DE BRASILEIROS SOFREM DE OSTEOPOROSE


O QUE É OSTEOPOROSE?


A osteoporose é a diminuição da massa óssea. Apesar do osso ser um tecido vivo que se renova permanentemente durante toda a vida, se a pessoa tiver pouca atividade física ou ingerir pouco cálcio durante as primeiras décadas de sua vida, tem o risco de desenvolver osteoporose aumentado.




Durante as primeiras décadas de vida, predomina a formação óssea e por último a atividade de reabsorção óssea, de tal forma que a massa óssea começa a declinar vagarosamente a partir dos cinqüenta anos de idade para a maioria das pessoas.

Com o passar dos anos, todos os ossos do nosso corpo são totalmente renovados e o cálcio é fundamental para o crescimento dos ossos e dentes. Todos os dias o nosso organismo recebe cálcio dos alimentos ingeridos e perde cálcio através da urina.

Se sai mais cálcio do que entra, o organismo retira cálcio dos ossos, para poder manter o nível de cálcio circulando no sangue. Com a diminuição da massa óssea, mesmo em níveis que podem ser caracterizados como osteoporose, nem sempre acarreta problemas ou limita as atividades da pessoa. 

A osteoporose quase nunca dói, e quando acontece de doer é porque houve fratura ou uma patologia associada chamada de síndrome dolorosa miofascial ou a osteoartrose, comuns na idade mais avançada.

Uma das conseqüências do envelhecimento é a perda gradual da massa óssea, que se torna mais frágil e as vezes diminui de tamanho. Por isso que algumas pessoas, quando se tornam idosas, diminuem de tamanho

A osteoporose somente passa a preocupar quando começam os riscos de fraturas. As mais comuns são as fraturas de punho, úmero (osso do braço que vai do ombro ao cotovelo), vértebras, costelas e, principalmente, a do colo do fêmur.

As fraturas acabam complicando a saúde do idoso, metade das pessoas com fraturas de fêmur passam a ter limitações e até mesmo dificuldade de locomoção. Cerca de 40% dessas pessoas apresentam complicações circulatórias, troboembólicas, infecções respiratórias e desencadeamento do diabetes que podem resultar na morte.

A falta de prevenção da ostoporose deverá resultar em algum tipo de fratura para metade das mulheres ao redor dos 70 anos e para duas em cada três mulheres aos 80 anos de idade. As medidas preventivas compreendem a ingestão de quantidade adequada de cálcio, o exercício físico, a correção do hipoestrogenismo e o controle dos fatores que favorecem as fraturas.



Os Fatores de Risco para a Osteoporose.
Os fatores de risco são:
1. história familiar de fratura;
2. fumo;
3. mais de duas doses de bebida alcoólica por dia;
4. baixo peso e baixa estatura com ossatura delicada;
5. sedentarismo;
6. idade avançada;
7. uso contínuo de certos medicamentos como: corticoesteróides, anticonvuldivantes
8. ingestão inadequada de cálcio;
9. ser da raça branca ou asiática.

Existem dois tipos de riscos para o desenvolvimento da osteoporose: o primeiro são aqueles não possíveis de correção e atinge pessoas que tem predisposição genética, como de baixo peso e estatura que têm a ossatura delicada; pertencer à raça branca ou asiática; e ter parentes próximos com o problema. A menopausa também é outro fator de risco não possível de correção.

Porém, existem casos em que se pode corrigir o problema e está diretamente ligado ao estilo de vida, como o fumo e a bebida, a falta de exercício físico, a alimentação que pode ser modificada e a terapia de reposição hormonal nas mulheres que têm baixa de estrógeno.


Como Prevenir a Osteoporose.
Quando a mulher se aproxima dos cinqüenta anos a produção de estrógeno diminui e a ovolução é interrompida. Com isso a mulher para de menstruar e algumas sentem dores de cabeça, dores pelo corpo, fadiga, ondas de calor, sudorese, secura vaginal, insônia, alteração do humor e aumenta a incidência de doenças coronarianas. Mas todas as mulheres tem perda de massa óssea em decorrência da queda dos níveis de estrógeno.

Uma das soluções para esses casos é a reposição hormonal, que protege contra as doenças coronarianas, reduz o risco de câncer uterino e é a melhor forma de interromper a perda de massa óssea e prevenir a osteoporose da pós-menopausa. Mulheres que tiveram câncer nas mamas ou que tenham enxaqueca, diabetes ou asma podem ter problemas com reposição hormonal. Nem sempre a menopausa requer o uso de drogas.

O exame que pode ser feito para medir o nível de perda da massa óssea é chamado de densitometria óssea e é indicado para as pessoas que apresentam pelo menos dois fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Nestes casos, a determinação da massa óssea é importante para auxiliar o tratamento.

Para prevenir a osteoporose é preciso fazer uma prevenção na adolescência principalmente, para as mulheres. A quantidade de massa óssea que conseguimos juntar na adolescência fará com que no envelhecimento tenhamos maior resistência contra fraturas, por isso, é fundamental que a jovem seja orientada para uma dieta rica em cálcio, como também para atividades físicas regulares.

Os exercícios físicos devem ser realizados
 de forma regular três vezes por semana

O melhor é caminhar, correr dançar, jogar tênis, ou praticar esporte coletivo como futebol, voleibol, basquetebol. Para pessoas mais idosas o indicado é caminhar aproximadamente 40 minutos de preferência todos os dias, respeitando sempre os limites de cada um e o conselho do seu médico.

Outro fator que auxilia no tratamento e na prevenção é a ingestão de alimentos com grandes quantidades de cálcio. Algumas das melhores fontes de cálcio são o leite e seus derivados, porém recomenda-se consumo moderado de laticínios devido a sua grande quantidade de gordura. Deve-se dar preferência aos desnatados que possuem o mesmo teor de cálcio dos integrais.

O QUE É RPG?




A Reeducação Postural Global é um dos mais modernos métodos de fisioterapia que trata desarmonias do corpo.
Indicado não somente para quem sente dores, mas para quem busca o equilíbrio.








O que é RPG?
A Reeducação Postural Global, ou RPG, é um método de fisioterapia que trata das desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que cada organismo reage de maneira diferente às agressões que sofre.
É uma técnica revolucionária que considera os sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo e procura tratar, de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura.
Criada na França, em 1980, pelo fisioterapeuta francês Philippe E. Souchard, a RPG é uma técnica realizada, exclusivamente, por fisioterapeutas.
Atualmente o curso de RPG é ministrado por Philippe Souchard e sua equipe, na França, em Saint-Mont(departamento do Gers) e mais em oito países.
Hoje mais de 8000 fisioterapeutas praticam esta técnica pelo mundo.

A Técnica
Dores nas costas, nas articulações, noites mal dormidas, tensões musculares, etc. Quem nunca passou por pelo menos uma dessas desagradáveis experiências?
A terapia RPG trata esses e muitos outros problemas com bons resultados, por meio da reeducação do corpo.
Exemplo: quando sofremos uma contusão, a primeira reação é fazer com que o corpo tente proteger a lesão para não sentirmos dor. Por isso criamos automaticamente um mecanismo de "compensação" para evitar o problema inicial. É o que acontece quando torcemos o tornozelo.
Para não termos dores, enrijecemos a musculatura e transferimos para a outra perna o apoio corporal e mancamos. Com isso, criamos uma série de compensações em todo o corpo.
O Tratamento
Para se obter um resultado positivo com RPG são necessárias sessões semanais de uma hora, podendo haver exceções nos casos de maior gravidade. O tratamento é indicado para todas as faixas etárias.

Em quais Patologias a RPG é indicada?

Ø Ortopédico: pés planos e cavos, joelho valgo ou varo, joanetes, escoliose, dor
cervical, dor lombar

Ø Neurológico: hérnia de disco e labirintite.

Ø Reumatológico: artrites, artrose, bursite, tendinite, etc.

Ø Respiratório: asma, bronquite, etc.

Ø Somáticos: stress, disturbios circulatórios e digestivos,



Registro da marca R.P.G.
Para preservar a originalidade, a integridade, e a qualidade do ensino do método, a marca R.P.G. foi objeto de registro no INPI:

Ø Na França em 31/07/1984

Ø No meio internacional em 13/07/1995

Ø No Brasil em 21/12/1999

sábado, 19 de setembro de 2009

PILATES A NOVA ONDA


  • O que exatamente é Pilates?
  • Pilates é um sistema com mais de 500 exercícios que trabalham mente e corpo. É uma mistura balanceada com treino de força e flexibilidade que melhora a postura, reduz o stress, alonga e tonifica a musculatura sem exageros.

    Pilates trabalha vários grupos musculares simultâneamente através de movimentos suaves e continuos, com ênfase na concentração, fortalecimento e estabilização do CORE (abdômen, coluna e região pélvica, também chamado de “powerhouse”).

    O foco é na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, o que faz o praticante sentir-se revigorado, ao invés de exausto após uma prática. Pilates tem um apelo no equilibrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado, e o corpo trabalha de forma mais eficiente e holistica nos esportes e nas atividades de seu dia a dia. Os exercícios de Pilates podem ser feitos no solo ou em equipamentos específicos, como o “Reformer”, “Cadillac” e “Ladder Barrel”.

  • Quais os benefícios do Pilates?
  • Praticando regularmente os exercícios de Pilates você pode:

    • Alongar, tonificar e definir a musculatura sem exageros
    • Definir a musculatura abdominal mais profunda e melhorar o CORE
    • Trabalhar a percepção do corpo e mente
    • Produzir padrões eficientes de movimentos deixando o corpo menos vulnerável a lesões
    • Reduzir o “stress”, aliviar as tensões, ganhando mais de energia
    • Restaurar o alinhamento postural
    • Deixar sua coluna mais forte e flexível
    • Recuperar lesões com maior facilidade
    • Melhorar a área de movimento das articulações
    • Melhorar a circulação sangüínea
    • Aumentar a coordenação neuromuscular
    • Oferecer alívio das dores nas costas e diminuir o stress das articulações
    • Corrigir a sobre-carga dos grupos musculares que podem levar ao stress e/ou alguma lesão
    • Melhorar a mobilidade, agilidade e vigor
    •Propiciar um complemento para treino esportivo e favorecer um desenvolvimento funcional para as atividades diárias
    • Melhorar o visual de seu corpo, assim como sua auto-estima

    ERGONOMIA PARA NOTEBOOK

    DOR NAS COSTAS


    O que é?

    A maioria das dores nas costas ou de "problemas de coluna" é causada por tensão muscular, trauma, deformidade e, somente cerca de 10% serão causados por uma enfermidade sistêmica. As dores na coluna vertebral podem ocorrer em qualquer lugar , desde o pescoço até o final das costas. Pode ser bem localizada, em uma área pequena ou, se irradiar por uma grande área.

    Causas

    Doenças degenerativas (Osteoartrose), inflamatórias (Espondilite Anquilosante), infecções (ósseas, musculares, etc.), tumores (benignos ou malignos), traumas (hérnias de disco, músculo-tendíneo, etc.), postura inadequada, e muitas outras. A causa exata de dor pode ser difícil de se identificar, pois pode se originar dos tecidos moles (músculos, tendões, ligamentos, etc.),dos ossos, do disco intervertebral ou de nervos. Fatores de risco para a dor nas costas incluem: trabalhos de posturas estática e forçada, movimentos repetitivos de elevação e sustentação de pesos, que devem ser de todo modo avaliados e evitados, obesidade entre outros. Como algumas destas doenças são mais prevalentes no idoso, eles tem um risco maior para apresentar dores nas costas, mas deve ser observado que ela é a principal causa de afastamento do trabalho, mostrando que o acometimento em pessoas jovens, e em idade produtiva quanto ao trabalho, é freqüente e de grande importância social. Depressão e ansiedade foram associadas com este tipo de sintomas, no entanto, não se conseguiu provar se realmente são causa ou conseqüências, ou mesmo causa e conseqüência.

    Custo Social

    É o sintoma mais prevalente das sociedades industrializadas.
    Nos Estados Unidos, incapacita cerca de 5.4 milhões de americanos e pelo menos $16 bilhões / ano.
    É a maior causa de afastamento do trabalho em indivíduos abaixo de 45 anos.
    80% por cento de todas as pessoas experimentarão pelo menos um episódio de dor nas costas em suas vidas.
    70% se recuperam dentro de um mês.
    Somente 4% dos pacientes têm dores que duram mais de 06 meses, no entanto, este grupo é responsável pelo gasto de 85% de todo o custo das dores nas costas.
    Aproximadamente 50% das pessoas com dores crônicas retornam ao trabalho.

    Diagnóstico

    Primeiramente deve ser avaliado se a causa é músculo-esquelética, neurológica, ou sistêmica, através de uma história cuidadosa e exame físico específico. Procedimentos de imagem incluem: RX simples, Tomografia Computadorizada, Mielografia (injeção de contraste para evidenciar hérnia de disco) e Ressonância Nuclear Magnética, tendo cada um sua indicação formal. Eletroneuromiografia e infiltrações locais podem ajudar no diagnóstico de algumas patologias. Exames laboratoriais serão necessárias nas doenças sistêmicas.

    Tratamento

    O objetivo inicial é diminuir a dor, e para tanto, o repouso é fundamental. O uso de analgésicos (Paracetamol, Acetominofen),antiinflamatórios não hormonais (AINH) e miorelaxantes contribuem bastante nesta fase. Para dor persistente, o reumatologista é o indicado, pela sua visão geral do paciente, na busca do diagnóstico definitivo, no importante diagnóstico diferencial, visto que várias doenças podem levar à dor nas costas ,proporcionando um tratamento dirigido à causa específica da dor. O uso de medicamentos é primordial, muitas vezes sendo necessário o recurso de antidepressivos para controle do quadro. A reabilitação está indicada após a melhora da fase inicial da dor, podendo ser utilizados procedimentos fisioterápicos, mas principalmente exercícios de correção postural, alongamentos e de reforço de musculatura abdominal. Em certas situações, procedimentos cirúrgicos são necessários para a resolução de um problema mecânico, como grandes desvios, hérnias de disco com comprometimento neurológico, etc. Algumas vezes, as dores são de tal modo importantes, como por exemplo em metástases ósseas, que o uso de infiltrações de substâncias anestésicas e/ou corticosteróides ou mesmo bombas de infusão de morfina são indicadas para o controle da sintomatologia.

    terça-feira, 15 de setembro de 2009

    SALTO ALTO: O GRANDE DILEMA DELAS




    Salto alto é sinônimo de elegância, beleza e sofisticação. Mas será que o uso contínuo desse tipo de calçado é prejudicial à saúde?
    Ortopedistas e fisioterapeutas garantem que nenhuma mulher precisa descer do salto alto e deixar a vaidade de lado, mas são unânimes em dizer que é preciso critérios para usá-lo para que não ocorram problemas a médio e longo prazo, como deformações estruturais nos pés, dores na coluna, problemas de joelhos e até mesmo encurtamento dos músculos da perna.

    Não será necessário jogar fora todos os pares de sapato com saltos maiores de três centímetros, mas recomenda-se prudência, cautela e sabedoria na hora de usar o apetrecho tipicamente feminino. O uso desmedido de salto alto pode causar danos á saúde.

    O salto alto do tipo agulha, devido ao fato de elevar o "calcanhar às alturas" deixando o pé apoiado apenas por uma superfície pequena e fina, fazendo com que o peso do corpo fique totalmente concentrado na parte da frente do pé, causa desconforto, dor e problemas nas costas. Além disso, pode levar também à deformação típica relacionada com os joanetes (hallux valgus) ou até mesmo ao Neuroma de Morton que consiste numa lesão dos nervos interósseos plantares ou dorsais devidos à compressão e aos traumatismos repetidos a que a zona da frente do pé fica submetida.
    Por este fato desaconselham-se também os sapatos de bico muito estreito.

    O que a maioria das pessoas não sabem é que qualquer salto superior a 3 centímetros causa praticamente os mesmos danos que um modelo com altura superior a 10 centímetros.

    O uso contínuo de sapatos de salto alto pode provocar uma mudança na musculatura e consequentes desequilíbrios posturais: os músculos da parte de trás ficam mais curtos e os da frente, mais longos.

    No entanto, qualquer mulher se sente bem do alto do seu salto alto, por isso aqui ficam algumas dicas para "de vez em quando" utilizar...

    Como escolher o sapato?
    - Compre no fim da tarde ou à noite, porque o pé tem tendência a edemaciar (inchar) ao longo do dia.

    - Experimente sempre os dois pés do calçado, porque todo mundo tem um pé maior que o outro, ainda que muitos de nós não percebemos.

    - Nem um pouco largo, nem um pouco apertado: é preciso que o sapato seja confortável para evitar danos à saúde no futuro.

    - Caminhe para ver se o calçado oferece um bom equilíbrio.







    assista o vídeo
    postado em 6 mar 2010
    DORES CAUSADAS PELO USO DE SALTO ALTO






    .

    sábado, 12 de setembro de 2009

    AUTO-MASSAGEM PARA TENSÕES DO DIA A DIA

    Um dos primeiros sinais de que seu corpo está sofrendo com o estresse são as dores musculares ou de cabeça. Para amenizar esses sintomas, nada como uma boa e demorada massagem feita por um especialista.


    Mas nem sempre as condições financeiras ou mesmo a agenda lotada são favoráveis a esse privilégio.


    Se este o seu caso, saiba que você mesmo pode massagear alguns pontos do corpo e amenizar desconfortos. O terapeuta corporal João Carlos Seixas, ensina movimentos de automassagem para amenizar probleminhas como: dores nas costas, ombros e punhos, aliviar a tensão do pescoço, dores de cabeça e até relaxar os pés maltratados pelos sapatos de salto alto.
    Quando a dor de cabeça te pegar, pressione a parte superior do maxilar com o nó do dedo indicador por 15 segundos.


    Esta é uma outra opção para dor de cabeça. João empura o músculo sobre a sobrancelha para a cavidade do olho.


    Para aliviar a tensão no pescoço, João ensina a "beliscar" a pele do pescoço.


    As dores nos ombros são um incômodo freqüente e podem ser aliviadas com pressão das pontas dos dedos em todo o músculo da região. Repita o movimento até sentir alívio.




    VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA EM
    21 NOV 2010

    ALIVIE O STRESS COM MASSAGEM





    21

    sexta-feira, 11 de setembro de 2009

    Exercícios são aliados para tratamento das varizes




    Intensidade e carga são os principais cuidados na hora do treino

    Quando as varizes aparecem...
    Partir para uma atividade física parece ser um caminho benéfico para reativar a circulação sanguínea dos membros inferiores, situação esta comprometida pela falta de capacidade dos vasos em enviar o sangue para o resto do corpo.
    Mas surge a dúvida: será que posso fazer qualquer tipo de exercício?
    "A maioria deles está liberada, mas a atenção deve ser redobrada com a carga ", explica a médica Ana Lúcia de Sá Pinto .


    Escolhendo a melhor atividade
    Antes de determinar a carga do exercício, é preciso escolher aquele que mais se adapta ao seu dia a dia.
    Para quem gosta de desafios, há a corrida e a musculação.
    A caminhada, a bicicleta e a natação também são ótimas opções.
    Mas o exercício super recomendado pela especialista para quem tem varizes são práticas como o Deep Water Running, que consiste em realizar movimentos de corrida dentro da água, evitando assim o atrito aos membros inferiores que uma corrida normal pode gerar.
    Exercícios assim ativam a circulação do sangue.


    Atenção à carga
    Agora que o exercício já foi escolhido, é hora de determinar a carga. Segundo Ana Lúcia, é importante começar com uma carga mais baixa para acostumar o músculo. "Muita gente acha que a musculação não pode ser feita ou que pode aumentar o surgimento de varizes, mas ela pode ser feita, desde que o treino seja de intensidade leve a moderada para o corpo se adaptar", afirma a especialista.


    Periodicidade dos exercícios
    Depois de escolhido o exercício e a carga, é hora de decidir qual o tempo reservado durante a semana para fazer exercícios, aliados no tratamento das varizes .
    A especialista recomenda de 3 a 5 vezes na semana. "Nesse período, uma hora por dia é o suficiente para apresentar resultados sem exigir muito do corpo", completa Ana Lúcia.


    Alerta vermelho
    Mesmo que a maioria dos exercícios estejam liberados, há aqueles que podem agravar as varizes, como o boxe, por exemplo. "Quando a pessoa fica muito tempo em pé, sem movimentar membros inferiores, a circulação sai prejudicada", explica Ana Lúcia. Como afirma a médica, quando é apenas um hobby, não há a cobrança e a competitividade que geralmente o esporte desencadeia. "Tudo depende da intensidade do exercício", completa.

    quarta-feira, 9 de setembro de 2009

    DORES NO TRÂNSITO




    Mexa-se. Mesmo com o carro parado

    1- Almofada no banco

    Manter a inclinação normal da coluna lombar é importante para que o peso seja mais bem distribuído na região. Para isso, deixe os glúteos colados no encosto — esse, aliás, deve manter um ângulo de 90 graus com o chão. “Além disso, é bom deixar uma almofada entre o banco e a parte inferior das costas”, aconselha Montenegro. Esse acolchoado deve ser fino, com não mais do que 5 centímetros de espessura.

    2- Posição dos membros superiores

    Mantenha os braços semiflexionados. Afinal, deixá-los esticados por muito tempo aumenta a sobrecarga sobre o pescoço e os ombros, gerando desconforto. Portanto, nada de colocar o assento muito longe do volante.

    3- Calcanhar no chão

    Ajuste o assento para que seus pés, mesmo perto dos pedais, fi quem inteiramente apoiados no chão. Isso ajuda a corrigir a postura. Aí, as dores nas costas, nos ombros e nas pernas diminuem bastante.

    4- Braços alongados

    Aproveite a imobilidade para relaxar a musculatura, inclusive a dos ombros. É só entrelaçar os dedos e, em seguida, estender os braços, mantendo os cotovelos para fora. Também tente esticar um dos membros junto ao peito, enquanto o outro o sustenta. Mantenha essa posição por pelo menos 15 segundos. Repita com o outro braço.

    5- Pescoço esticado

    Está aí uma maneira de liquidar a tensão do local. É só virar a cabeça lentamente para um lado e depois para o outro, repetindo o movimento três vezes. Experimente também colocar sua mão sobre a orelha oposta e empurrar a cabeça por ao menos dez segundos.

    6- Bolinhas de mão

    Ao apertá-las, você ativa a circulação dos braços, além de fortalecê-los. Faça isso dez vezes com cada mão durante as paradas. Esse tipo de isometria, em que você faz força sem carregar peso, ajuda até a relaxar os ombros.

    7- Dos pés para o corpo

    Para melhorar a circulação — e, de quebra, desenvolver a musculatura da panturrilha —, flexione a planta dos pés, como se estivesse jogando os dedos para baixo. Depois, faça o inverso, apontando o dedão para o céu. Repita isso pelo menos dez vezes a cada 30 minutos.

    8- Parada na estrada

    Se estiver viajando, bom mesmo é estacionar o carro em algum posto e ficar pelo menos cinco minutos de pé. Só isso já alivia a sobrecarga na coluna. Esticar-se e, em seguida, flexionar as pernas é outro bom exercício para descontrair a musculatura.

    9- Capas de banco

    As capas de banco feitas com bolinhas de madeira até ajudam a diminuir a tensão sobre a coluna, desde que não façam seu corpo deslizar para lá e para cá. Aí, ao contrário, pioram tudo


    Fonte:http://saude.abril.com.br/edicoes/0306/medicina/mexa-se-com-o-corpo-parado/pag-01.shtml

    CUIDADOS COM A POSTURA



    A coluna vertebral é o eixo central do corpo.




    É exigida em quase todos os movimentos e ainda funciona como um duto de feixes nervosos, ligando diversos órgãos e outras partes do corpo ao cérebro.

    Posturas inadequadas e movimentos bruscos que exijam sobrecargas podem contribuir para o surgimento de problemas da coluna vertebral, como cifose, lordose, escoliose, hérnia de disco e artrose.

    Para prevenir, é preciso mudar os hábitos e adotar uma postura saudável. Em casa ou no trabalho, sentado ou em pé, dormindo ou dirigindo, é importante estar atento e observar se a sua postura está correta.
    Confira abaixo:



    * Ao sentar, mantenha as costas retas e apoiadas no encosto da cadeira. Os pés deverão ficar apoiados inteiramente no chão, a cabeça ereta e com os olhos voltados para frente, os joelhos deverão ficar em ângulo de 90º em relação aos quadris e os ombros relaxados.

    * Em pé, mantenha o peso do corpo distribuído entre ambas as pernas, os pés deverão ficar apoiados no chão e voltados para frente, contraia os músculos abdominais e das nádegas periodicamente, mantenha a cervical alinhada e os braços e ombros relaxados, evitando contrair o pescoço. Se permanecer longo período de tempo na mesma posição, repouse alternadamente um dos pés sobre um objeto.

    * Ao elevar um objeto pesado do chão, abaixe-se com as pernas flexionadas e a coluna reta.

    * Evite carregar mochilas ou sacolas com o peso de um só lado. A mochila deverá ser apoiada nos dois ombros e as sacolas, divididas nas duas mãos.

    * Ao dirigir horas seguidas é importante manter as costas retas, perfeitamente apoiadas no encosto.

    * Ao caminhar é importante manter as costas retas, o abdome contraído e olhar para a frente. O sapato deve ter salto de base larga e, no máximo, 4 cm de altura.

    * Evite dormir de bruços, pois além de forçar a coluna, dificulta a respiração. A melhor maneira é deitar-se de lado, com um travesseiro entre a cabeça e o ombro e outro entre as pernas.
    O travesseiro não deve ser muito fino nem muito macio, para não alterar a curvatura da coluna.
    Use um colchão ortopédico ou semi-ortopédico, de acordo com o peso e a altura da pessoa.

    Fique atento. Se você não conseguir manter uma boa postura por causa de dor é bem provável que a sua musculatura já esteja adaptada ao erro.
    É importante, então, fazer uma avaliação médica ou consultar um especialista para orientações específicas.

    Fonte: www.ministerio.saude.bvs.br,
    www.saude.gov.br

    quinta-feira, 3 de setembro de 2009

    CÃIBRA


    A maioria dos nadadores ou praticantes de hidroginástica já experimentou cãibra, seja nos pés, pernas ou braços.


    O estado que é espontâneo e extremamente doloroso, acontece pela contração de um ou de diversos músculos.


    A cãibra pode aparecer por nenhuma razão aparente e afeta a ambos, os condicionados e os não condicionados fisicamente.

    Ela se manifesta após a utilização prolongada de um determinado músculo ou grupo de músculos.


    O melhor método de se aliviar a contração dolorosa é estender o m
    úsculo (geralmente fazendo o movimento contrário do que a cãimbra está puxando), exemplo: se for na panturrilha, apoiar o pé na parede ou ter alguém empurrando os dedos em direção aos joelhos, para tentar alongar o músculo.


    Massagear ou friccionar
    firmemente a região algumas vezes também ajuda. 

     
    A cãibra ainda é objeto de estudo, 
    mas é certo que o espasmo é de origem nervosa 
    ou neuromuscular. 


    Experimentos de laboratórios têm mostrado que um músculo isolado, levado a "hiperencurtamento", permanece no estado de contração por algum tempo, a menos que seja forçado a se estender novamente. Esta situação está intimamente relacionada a cãibra.

    Segundo o Dr. Raimundo Marques Nascimento, Cardiologista e Presidente do Sociedade Brasileira de Cardiologia, para as pessoas que costumam ter cãibras nos exercícios recomendam-se a ingestão de água de côco ou uma banana antes (pelo menos uma hora) da prática de exercícios , para minimizar deficiências de potássio no organismo.
    Fonte: A ciência do ensino da natação - Mervyn L. Palmer,1990

    quarta-feira, 2 de setembro de 2009

    ABDÔMEN SARADO SEM ABDOMINAL




    Abdômen sarado sem abdominal
    Se você odeia fazer esse exercício, mas quer uma barriga sequinha, o truque é combinar aeróbico e localizado. O efeito surge em 1 mês e você já estará liberada para encarar um top revelador


    Imagine ter uma barriguinha igual à da apresentadora Adriane Galisteu... Bom, né? Mas para chegar lá é preciso pagar nada menos do que 400 abdominais todo santo dia, como faz a estrela.


    Está fora dessa? Calma, antes de desistir do sonho do corpo perfeito só porque não suporta o exercício, temos uma boa solução para o seu caso: uma série que alterna localizados e aeróbicos. "Esse treino trabalha os mesmos músculos do abdominal, com resultados semelhantes, só que de uma forma mais divertida.

    A combinação age nos 2 principais problemas da área: o acúmulo de gordura, que é usada como combustível para o programa aeróbico, e o fortalecimento muscular com os movimentos específicos", explica o personal trainer, especializado em fisiologia do exercício, Stefan Chinem, da Bio Ritmo (SP).



    A lenda dos 500 abdominais

    Ninguém sabe ao certo como começou essa história. No entanto ela ganhou notoriedade e a adesão de muitas personalidades.

    Diversos estudos comprovam: fazer "trocentas" repetições não é tão eficaz assim, afinal o movimento fortalece os músculos abdominais, mas não queima um grama sequer de gordura - esse excesso fica sobre a musculatura e por isso, mesmo que ela esteja forte e definida, não vai aparecer sob a pele.

    Para derreter as sobras, só apelando para atividades aeróbicas, como corrida, caminhada, natação, pedalada...

    ESCOLIOSE

    Escoliose é um desvio da coluna vertebral para a esquerda ou direita resultando em um formato de "S". É um desvio da coluna no plano frontal acompanhado de uma rotação e de uma gibosidade .




    A escoliose é uma deformidade vertebral de diversas origens. As escolioses de um, ou outro grupo etiológico, podem ter prognósticos muito diferentes, pela distinta progressividade e gravidade de suas curvas. Para melhor entender a definição de uma escoliose, é preciso opô-la à atitude escoliótica:
    • Sem gibosidade
    • Sem rotação vertebral
    A atitude escoliótica, é diferente da escoliose, e deve-se, em 8 entre 10 casos, a uma desigualdade de comprimento dos membros inferiores, e desaparece com o paciente na posição horizontal.

    VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG
    EM 1 MAR 2010
    O QUE É ESCOLIOSE  E QUAIS SUAS CAUSAS?