sexta-feira, 14 de maio de 2010

PILATES FAZ CRESCER?

É inevitável sofrermos a ação da gravidade, este é um fato comum, com o passar do tempo e com o envelhecimento, passamos a perder estatura pelo enfraquecimento da musculatura que sustenta a coluna.
Na verdade o que acontece é que o Pilates irá realinhar a sua coluna melhorando a sua Postura, e irá fortalecer o abdomem e o assoalho pélvico, fazendo com que o transverso abdominal comprima as víceras de forma que elas subam e elevem a caixa torácica. Este efeito hidráulico descomprime os espaços intravertebrais, que além de preservar a saúde dos discos e da coluna vai alongar o corpo em direção do topo da cabeça. 

Resumindo você vai crescer! 



Pilates - Coluna Ereta 
Dependendo das atividades diárias iremos afetar mais ou menos a nossa postura; como em casos extremos no Japão, onde os idosos que trabalharam na lavoura acabam tendo o tronco totalmente curvado à frente. 





Em muitos casos, quando há uma alteração óssea, a recuperação da altura após o Pilates será pequena; porém quando ainda está em níveis musculares rapidamente a altura natural da pessoa vai sendo recuperada podendo ser percebida pelas pessoas que convivem diariamente.


Foi assim que eu consegui a primeira aluna, ela veio e me perguntou: – “O que você está fazendo, parece mais alta, o seu pescoço está mais comprido… ” e eu disse: “PILATES!!!”


Muitas vezes, na primeira aula, se marcarmos na parede a sua altura, e após reorganizarmos a sua coluna com alguns exercícios respiratórios medirmos novamente, poderá haver até 3 cms de diferença. 

O que é mais difícil é manter esta nova postura e transformar seus hábitos. 

Para que tudo isso se torne natural, é necessário uma prática constante de atividades físicas e alongamentos específicos para a melhora da extensão da coluna torácica e fortalecimento da musculatura postural através de movimentos dinâmicos e similares aos do dia-a-dia, para que possam ser transferidos e assimilados pelo corpo. 

O Pilates trabalha basicamente com esse intuito de correção postural e fortalecimento do corpo, visando a integração de várias habilitades de forma controlada e precisa.
Autora: Tatiana Matsuo








veja também matéria publicada neste blog
em 6 set 2010
COMO É POSSÍVEL AUMENTAR A ALTURA? 






.



13 comentários:

  1. tenho um desvio de coluna pod ser muito alto . (16 anos 1.86m )quando fico em pé por muito tempo sinto dores desconfortavelmente na coluna enfim queria saber se fazendo academia poderia melhorar minha postura ou piora-lá

    ResponderExcluir
  2. Arthur

    Quando você cita academia se torna uma questão muito ampla, porque tudo depende da atividade que estiver realizando.

    Se no caso a atividade que estiver realizando for a musculação, a sua postura será alterada dependendo da maneira como estiver realizando estes exercícios.

    Todos exercícios de musculação devem ser feitos com total segurança, ou seja, priorizando as regiões lombares, cervicais e toráxicas para não haver um risco de lesão como por exemplo, uma hérnia de disco, e se forçar a coluna, e o principal motivo para esta situação é quando a carga está muito elevada, então passa-se a exigir demais da coluna.

    A fórmula para se ter uma melhor postura nos exercícios é muito simples, diminuir o peso e então fazer o movimento de forma correta, sem forçar a coluna vertebral.

    Manter o abdômem sempre contraído também é um ponto muito importante para que a postura se torne correta, isso faz com que o trabalho seja mais concentrado na musculatura que está sendo utilizada durante o exercício, diminuindo sensivelmente o risco de lesões e otimizando os resultados do treino.

    Qualquer dúvida adicional, entre em contato, teremos satisfação no esclarecimento de suas dúvidas.

    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  3. poxa vlw
    entrei na academia segunda vou tentar seguir este conselho para que não tenha nenhuma lesão
    se der add meu email pra eu poder tirar mais algumas duvidas jacobina03@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. ola, eu tenho muitas dores na coluna e fiz um raio-x a um ano atras e lembro que o doutor falou que tenho que fazer fisioterapia pois minha coluna tem um desvio para a direita. entao gostaria de saber eu tenho 21 anos e
    1.68 de altura e 60 quilos. com exercicios especificos posso arrumar minha coluna e de quebra ganhar uns centimetros??? o que faço pra isso???

    ResponderExcluir
  5. Lucas

    Existe a possibilidade de tratamento com a fisioterapia convencional que é a fisioterapia com aparelhos para alívio das dores e exercícios para fortalecimento da musculatura com correção dos desvios da coluna.



    E também há a possibilidade de tratamento através da RPG que é a Reeducação Postural Global.

    A Reeducação Postural Global (RPG), é um método de tratamento que se baseia em um trabalho corporal ativo.

    São utilizadas posições onde o corpo inteiro é colocado em alongamento para que sejam verificadas quais tensões se relacionam entre si.

    O tratamento é individualizado e as sessões são semanais, durando aproximadamente uma hora cada.

    Os resultados aparecem, geralmente na décima sessão e alcançam sucesso em até 90% dos casos.


    VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG EM
    22 FEV 2010
    BENEFÍCIOS DO RPG.

    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  6. to percebendo que minha coluna é um S para dentro quando saio da academia dps de malhar com barra tipo fica a coluna doendo sera que se eu malhar corretamento essa dor pode sumir e melhorar minha postura ?

    ResponderExcluir
  7. Arthur
    Diante desta situação é aconselhável uma avaliação médica.

    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Tenho 22 anos e 1,76 de altura.
    Fui ao médico e ele afirmou que tenho má postura (o que é evidente). Alem disso quando fiz avaliação física meu nível de alogamento foi baixíssimo.... inclusivo ocorreu a recomendação para que fizesse aulas para melhorar essa carência.
    Gostaria de saber qual seria melhor... aulas de alongamento tradicionais, RPG ou pilates.
    Gostaria também de ganhar uns "cm" de quebra, que segundo o médico o pilates poderia resolver, é possível?
    Qual é o máximo que pode se "ganhar" com essa reeducação postural?

    Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  9. Flávio

    O ideal é você começar com sessões de RPG,
    A reeducação postural global vai remodelar a musculatura do seu corpo fazendo com que o seu cérebro grave um novo esquema corporal.

    Você vai colocar o seu corpo primeiramente em alinhamento e equilíbrio muscular.

    A partir daí você pode iniciar o Pilates, que terá função de melhorar as funções neuromusculares, oferecendo para você um bom condicionamento físico e mental.

    Vai eliminar os maus hábitos de postura levando a um alinhamento correto do corpo e enfatizando um corpo mais harmônico.

    Considero o tratamento ideal, você primeiro alinhar , equilibrar para então dar início ao Pilates.

    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  10. ola, meu filho esta cm cifose toracica estimadam em 65 graus pele metodo de cobb e uma leve escoliose torac-lombarde comvexidade voltada para a esquerda,cm pequena rotaçao axial de vertebras.ele esta fazendo fisioterapia e eu gosta ria de saber se ele pode fazer pilates e tem chance de melhar. desde ja obrigada...

    ResponderExcluir
  11. Olá, gostaria de saber se consigo crescer uns 2 cm para o teste da polícia, reprovei por 1cm (1,59) e me falaram muito pra fazer RPG...é verídico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero saber a mesma coisa... e por quanto tempo devo praticar

      Excluir
    2. Quero saber a mesma coisa... e por quanto tempo devo praticar

      Excluir