sexta-feira, 16 de julho de 2010

CADEIRANTES PODEM VOLTAR A ANDAR COM PERNAS ROBÓTICAS



A empresa Rex Bionics, da Nova Zelândia, tem trabalhado em uma maneira tecnologicamente admirável de fazer com que cadeirantes voltem a andar.

A solução da empresa,  chama-se simplesmente Rex: 
é um exoesqueleto robótico, resultante de sete anos de pesquisas. 
A nova tecnologia pretende oferecer a quem usa cadeiras de rodas uma maneira de voltar a andar, com a ajuda de pernas robóticas.

A Rex Bionics explicou que, uma vez que o cadeirante possa se transferir para o Rex e esteja seguro, poderá controlar seus próprios movimentos por meio de um joystick e de um painel de controle embutido, que permitirá até subir escadas.

Todos esses movimentos são alimentados por uma bateria recarregável leve e de longa duração - que, segundo a empresa, foi projetada e está pronta para  uso típico diário.

A tecnologia foi criada por dois engenheiros que têm, em suas famílias, pessoas que usam cadeiras de rodas. Depois de sete anos de trabalho, o aparelho tem sido testado por um cadeirante a quem teriam dito que nunca mais voltaria a andar. 

Os vídeos na sequência mostram esta experiência.

Este desenvolvimento impressionante vem com um preço salgado. Espera-se que o custo no varejo fique em torno de 150 mil dólares. Mas a Rex Bionics ressalta que os benefícios em estilo de vida, saúde e liberdade que o equipamento pode oferecer a um cadeirante vale o esforço.

O Rex tem lançamento comercial previsto para o fim de 2010 na Nova Zelândia. As vendas internacionais deverão começar apenas em 2011.
fonte:uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário