terça-feira, 20 de julho de 2010

PARA CADA FASE DA VIDA EXISTE UM EXERCÍCIO MAIS INDICADO

 

Pratique o esporte ideal para sua idade

A escolha do exercício certo, barra os desgastes típicos de cada fase da vida



Está mais do que provado que a prática regular de exercícios físicos faz bem aos músculos e à mente. Mas a cada faixa etária, o corpo tem necessidades - e desgastes - diferentes. Veja aqui quais são as atividades mais indicadas para cada idade.  Tudo isso, claro, depois de uma bela avaliação física e a liberação do seu médico. 

Dos 20 aos 30

Nessa fase, os músculos, ligamentos e articulações estão a todo vapor. Vale apostar nas aulas de musculação aliadas aos exercícios aeróbios, como corrida e caminhada ou em atividades dinâmicas como as aulas de step, box, spinning, jump 

 e até escalada indoor para os adeptos dos esportes radicais. A não ser que existam restrições médicas, como problemas nas articulações dos membros inferiores, que não suportam sobrecarga de peso, todas as atividades físicas são bem-vindas. Para ter um treino bem sucedido, o aluno deve escolher a atividade que mais encaixe no seu perfil , diz professor de musculação Mauro Cardacci, da academia Fórmula, de São Paulo.


Dos 30 aos 40


Yoga, pilates, alongamento são atividades que vão deixar o corpo tonificado, protegido e flexível. A partir dos 25 anos, a mulher perde 1% da capacidade aeróbica por ano de vida, os exercícios regulares atenuam essa queda. 




As atividades de alongamento impedem que articulações e ligamentos percam a flexibilidade e dificultem movimentos ao longo dos anos.




Dos 40 aos 60
Nas mulheres, a faixa etária de 45 a 58 anos é marcada pelo aparecimento da menopausa. Estudos comprovam que a prática de exercícios nessa fase é benéfica para afastar desprazeres como apatia, insônia e dor de cabeça, além de diminuir a incidência de diabete, câncer e problemas cardíacos. Mesmo que o ponteiro da balança continue na mesma, malhar ajuda a queimar a gordura abdominal a grande vilã desses problemas. 

O mais indicado são exercícios de fortalecimento, como caminhada ou musculação. O exercício estimula a renovação dos ossos e previne a osteoporose , explica Cardacci. Exercícios específicos que melhoraram a musculatura do abdômen e do assoalho pélvico, também auxiliam diminuição dos casos de incontinência urinária. 


Dos 50 aos 60...
Natação e hidroginástica são as atividades mais recomendadas nesse período. Isso porque a água reduz o impacto sobre as estruturas ósseas e articulações. A sobrecarga é prejudicial diante de problemas como osteoporose e artrose. A musculação assistida também é indicada para dar força aos músculos e reduzir a perda de massa óssea.
Fonte: msn

Nenhum comentário:

Postar um comentário