segunda-feira, 26 de julho de 2010

RONCO E FALTA DE AR DURANTE A NOITE PODE SER: SÍNDROME DA APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO

Apnéia do sono

é o pesadelo

de quem dorme mal 

 

 

O ronco é o principal sintoma da doença, 

que já atinge 25% da população

entre 40 e 60 anos 

 



 
Foi-se o tempo em que uma noite mal dormida tinha apenas por conseqüência o cansaço no dia seguinte. Ao sofrer de insônia, obviamente, a moleza aparece para denotar um sono mal concluído, mas agora o caso é mais sério, de preocupação com a saúde.



O fato deve-se à existência de uma doença que, segundo a Sociedade Brasileira do Sono, já atinge 25% da população entre 40 e 60 anos:

a Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono. A doença é caracterizada por pausas repetidas de 10 a 30 segundos na respiração de uma pessoa que está dormindo. O ronco, muito comum em quem sofre de apnéia, é interceptado por estas paradas na respiração que podem ocorrer até cinco vezes em uma hora de sono -, o que leva o indivíduo a acordar assustado e retomando o ar.


A deficiência na oclusão dental e as deformidades de posicionamento da mandíbula e maxila acarretam o estreitamento das vias aéreas. Assim, o ar, como entra com mais dificuldade, faz com que a pessoa ronque mais. Este quadro, de roncadura e má posição do esqueleto facial inferior, é um prato cheio para, quando analisado por um especialista, ser diagnosticado como apnéia do sono.


É muito importante a avaliação especializada e um correto diagnóstico, pois tais alterações maxilomandibulares somente são passíveis de correção por meio da cirurgia ortognática, que irá reposicionar os maxilares e criar uma via aérea permeável e livre , destaca o cirurgião buromaxilofacial e especialista em cirurgia ortognática Otavio Cintra.


A doença atrapalha de noite, mas pode ser sentida durante o dia também. Cefaléia matutina, cansaço, falta de atenção, baixo rendimento no trabalho, alteração de humor, fadiga, dificuldades em concentração, perda de memória e libido e sonolência excessiva são prejuízos freqüentes de uma noite mal dormida.


Este último, por sua vez, se agravado, pode incapacitar o indivíduo de participar de situações ativas como reuniões, conversas, idas ao teatro ou cinema. Isso porque a sonolência extrema faz com que a vontade de dormir não espere até chegar em casa. Além disso, a apnéia pode gerar outros malefícios à saúde, como doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e depressão, dentre outros.


A doença pode aparecer por diversos motivos: obesidade, anormalidades endócrinas ou craniofaciais, como aumento do tecido mole e tecido linfóide da faringe, obstrução nasal, como hipotireoidismo e também devido ao histórico familiar.


Uma medida fácil que pode ser feita em casa em frente a um espelho é o Teste de Mallampati. Ao abrir bem a boca, tente ver a úvula (sininho). Caso não consiga visualizá-la procure um médico, pois pode ser sinal de apnéia do sono.


Definitivamente não é normal roncar e ter momentos de falta de ar durante a noite. Se notado algum sintoma é imprescindível iniciar rapidamente o tratamento e preservar a qualidade de vida , reforça Otavio Cintra.

Fonte: minhavida

2 comentários:

  1. Meu nome é Ângela e gostaria de sua ajuda em uma duvida. Estou com muito acima do meu peso e gostaria de comprar uma plataforma vibratoria que é vendida na polishop.A bio vibe é boa? Poderia falar alguma coisa a respeito? Não quero comprar um aparelho que não faça o que promete.

    ficarei muito grata se puder comentar algo.

    Obrigado.

    Ângela

    ResponderExcluir
  2. Angela

    Veja os comentários dos textos postados em
    25 jan 2010,
    sobre plataforma vibratória.

    Vão ser de grande utilidade.

    Atenciosamente

    Roberto Quintana

    ResponderExcluir