quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

DOR NA CANELA, CUIDADO PODE SER PERIOSTITE.


A periostite traumática é uma lesão causada por um choque no osso (pancada) e bastante comum, principalmente nas áreas vulneráveis como a diáfise da tíbia (o meio do osso da canela).




Acontece muito em pessoas que praticam futebol e quando acontecem traumas de divididas (canela com canela), logo a dor óssea aparece, ficando aquele "calombo" na região da canela, seguido de inchaço, aumento da temperatura no local e em alguns casos hematomas na região, causando até dificuldades no andar quando ocorre o  apoio do pé no chão.




Isto acontece, pois houve um trauma primeiramente no periósteo do osso (uma membrana muito vascularizada, fibrosa e resistente, que envolve por completo os ossos, exceto nas  articulações) o qual se inflama, e em muitos casos se calcifica e mesmo a inflamação desaparecendo, continua aquele "calombinho" no osso devido à calcificação da região do periósteo atingida, mas sem problemas e danos maiores no futuro.




Também pode ocorrer periostite sem trauma, o que acontece em atletas que correm em terrenos duros e acidentados com calçado desapropriado (sola dura), onde acontece uma vibração do periósteo, ocorrendo a inflamação do mesmo.




Para periostite traumática a melhor forma de tratamento é a realização de compressas de gelo durante 30 minutos dando intervalos de 1 a 2 horas entre cada aplicação, associado à elevação do membro afetado, enfaixamento de compressão e repouso da região, nos primeiros 2 dias após o trauma, pode-se associar a utilização de antiinflamatórios via oral, e fisioterapia com a utilização de aparelhos antiinflamatórios para redução do inchaço localizado.




Já para a periostite sem traumas, pode-se realizar a mesma conduta acima e o mais importante, repouso absoluto e muito alongamento, com orientação profissional e de preferência de um fisioterapeuta e só voltar ao esporte quando se sentir bem e sem nenhum dos sintomas anteriores ao inicio das dores.
Fonte: Rafael Godoy 


VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG
EM 12 JUN 2010

26 comentários:

  1. TEXTO MUITO BOM, AS INFORMAÇÕS SÃO CLARAS E DE FÁCIL ENTENDIMENTO, PARABENS PELO AUTOR DESTAS ESPLICAÇÕES. VOU REALIZAR TODOS ESTES PROCEDIMENTOS. OBRIGADO

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas informações! Claras e precisas...

    ResponderExcluir
  3. A recuperação é de quanto tempo?
    Comecei a andar de skate e comecei a sentir or na canela. Juntamente a isso, dei uma "canelada" em um jogo e apareceu o calombo e o edema. O ortopedista disse que era um edema ósseo. Tomei antiinflamatório por 5 dias e fiz gelo. O calombo permanece e a dor ao correr também. Na radiografia não apareceu fratura.
    Quanto tempo devo continuar parado?
    Obrigado
    Joao Caranzano (caranzano@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  4. João Caranzano
    Quanto a contusão, "canelada" que você teve geralmente é benigna e cicatriza espontaneamente. No entanto, a violência do trauma pode comprometer os tecidos adjacentes.

    A contusão óssea é um diagnóstico relativamente recente e surgiu com a maior investigação feita após contusões e lesões nos atletas com o exame de ressonância magnética nuclear.

    Com o aumento do uso da ressonância observou-se que alguns pacientes com lesões nos ligamentos articulares muitas vezes apresentavam sinais de edema interósseo.

    A região metafisária (região próxima as articulações nos ossos longos como o fêmur e a tíbia) tem uma grande quantidade de trabéculas óssea.

    Rompendo somente algumas trabéculas o osso não perde a forma e não mostra uma fratura na radiografia simples. Essa é uma causa freqüente de dor crônica periarticular pós contusão.

    Essas lesões ocorrem em atletas e não atletas. Portanto podemos considerar que se trata de uma microfratura óssea.

    Em caso de contusão, proceda em seguida com o ”G.R.E.C “ para evitar seu agravamento.

    - G (Gelo): Resfrie a lesão com a aplicação de um objeto gelado por 10 a 12 minutos. Faça este arrefecimento a cada hora ou a cada duas horas, se necessário e, diminua a frequência com a melhora dos sintomas.

    - R (Repouso): Mantenha repouso a fim evitar mais contusões.

    - E (Elevação): Se você estiver com a perna inchada, eleve a perna o máximo possível.

    - C (Compressão): Faça compressão sobre o membro inchado.

    O uso de medicação analgésica por via oral ou retal (supositório) pode ser feito por aqueles que não são capazes de tolerar dor.
    Na ausência de ferida na contusão, a aplicação de creme ou gel específico alivia e reduz o inchaço.

    Tomar vitamina C tem uma ação curativa e também preventiva.

    Durante uma contusão não devemos:
    massagear o local,
    fazer aplicações quentes sobre o local e
    tomar aspirina ou medicamentos anticoagulantes.


    Consulte sempre um médico se:

    - Os sintomas piorarem ;

    - A contusão não desaparecer depois de uma semana;


    O tratamento geralmente se dá em poucas semanas. Envolve a suspensão das atividades que causam dor, preservando assim o membro afetado.

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  5. existe a possibilidade desse "calombinho" pós traumático na tíbia vir a se tornar um adamantinoma ?

    ResponderExcluir
  6. Olá Doutor gostaria de saber eu sofri um acidente de moto não cuidei no começo fui ao medico ele falou para eu repousar e tomar cefalexina e compressa de gelo tem alguma coisa que vc pode me indicar vc sabe hospital pulblico arranca ate as perna .obrigado doutor

    ResponderExcluir
  7. meu filho tem dez anos e machucou a canela com skat ficou arroxeado o local e com o tempo formou um carocinho que se move oque será? me responda por favor

    ResponderExcluir
  8. Eu estava a jogar futebol e choquei com outra pessoa com a canela e fiquei com a canela para dentro so naquele sitio e consigo andar e nem ta inchado , mas ao por a mao pareçe que sinto o osso a mover so naquele sitio . sera que esta partida ?

    ResponderExcluir
  9. Amado minha mãe é bem idosa 74 anos escorregou e bateu com a canela está vermelha,inchada e com um caroço o que fazer?

    ResponderExcluir
  10. Amado minha mãe é bem idosa 74 anos escorregou e bateu com a canela está vermelha,inchada e com um caroço o que fazer?

    ResponderExcluir
  11. Boa Tarde doutor,queria saber se poderia me responder. eu fui no clube de piscina e ao sair da piscina bati minha canela na pedra e abriu um pouquinho no meio da minha canela,mesmo assim depois voltei pra piscina e aconteceu num domingo, de segunda a sexta eu treinei jiu jitsu com um esparadrapo no local do inchaço,treinei com muita dor mais no outro sabado ia lutar um campeonato valendo dinheiro. ja se passaram dois meses e minha canela continua com o calombo mais nao sinto nenhuma dor no local pra treinar,o que pode ser?

    ResponderExcluir
  12. caso o inchaço não desapareça, pode ser algo grave? Devo ir á qual médico?!

    ResponderExcluir
  13. Oi doutor , ao sair de um aparelho na academia bate o osso q é uma pouco abaixo do joelho acredito q se chama "tíbia" em um ferro , na hora doeu e inchou ,coloquei gelo e parou de doer , desde então não dei mais muito atenção pq não estava doendo , mas ao topar ele sem querer em um lugar duro sentir doer um pouco , ai vi que o calombinho ainda está esta isso depois de 2 meses e meio.
    Não doe muito só se aperta bem q sinto um pouco. Fiquei preocupada o q faço. É realmente preocupante?

    ResponderExcluir
  14. Oi doutor , ao sair de um aparelho na academia bate o osso q é uma pouco abaixo do joelho acredito q se chama "tíbia" em um ferro , na hora doeu e inchou ,coloquei gelo e parou de doer , desde então não dei mais muito atenção pq não estava doendo , mas ao topar ele sem querer em um lugar duro sentir doer um pouco , ai vi que o calombinho ainda está esta isso depois de 2 meses e meio.
    Não doe muito só se aperta bem q sinto um pouco. Fiquei preocupada o q faço. É realmente preocupante?

    ResponderExcluir
  15. Levei uma pancada no futebol a um ano, agora estou sentindo a perna dormente e insensível ao tato. Está fazendo muito frio aqui. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  16. Olá. Caí da escada há 2 anos. Percebi que depois ficou um calombo na minha tíbia. Fiz um raio x, nenhuma alteração no osso, mas houve aumento de partes moles. Devo ficar muito preocupada?

    ResponderExcluir
  17. Peguei uma pancada na canela jogando futebol, já faz quase uma semana, meu pé que não tem nada a ver com a colisão, está inchado e vermelho escuro, como se dá canela no local​ da pancada estivesse rompido algum vaso sanguíneo.

    ResponderExcluir
  18. Oi...levei uma pancada na canela jogando bola, e formou primeiro um inchaço, alguns dias depois ficou bem roxo,e agora a parte q sofreu a pancada estar dormente, quando faço pressão contra a carne, a pele afunda e demora um pouco a voltar ao normal. Isso tem é normal? E oque devo fazer?

    ResponderExcluir
  19. A uns 6 anos atrás sofri uma queda de moto da qual levei uma pancada no osso da minha perna direita, ainda hoje sinto dor nesse local não pode apertar em cima. E as vezes sinto uma fadiga no osso.. Mais já bati raio-x e não acusou nada. O que será??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb sofri um acidente de moto há 13 anos, bati a tibia, houve rompimento de vasos, sem fratura, agora comecei sentir muita dor novamente, notei um caroço, estou bem preocupada.

      Excluir
  20. Dei uma canelada numa barra de ferro por pura falta de atenção enquanto me exercitava intensamente, fiz os exames e deu a periostite, no entanto faz 1 mês que estou a base de compressas geladas, anti-inflamatórios e nada do calombo descer. PS: não peguei afastamento do trabalho e só consigo repousar aos domingos.

    ResponderExcluir