terça-feira, 30 de abril de 2013

COMO PREVENIR AS DOENÇAS MAIS COMUNS NOS CORREDORES?




As quatro mais comuns lesões nos membros inferiores em corredores são:
Dores nas canelas
Lesão no tendão de Aquiles
Fascitiis plantares
Fratura por estresse



Dores nas canelas
As dores nas canelas (ou síndrome do estresse tibial medial) refere-se a dor e sensibilidade ao longo do aspecto (no interior) medial da tíbia (osso da canela). Embora esta doença não é exclusiva de corredores, correr é uma das causas mais comuns. Atividade repetitiva conduz à inflamação do periosteum, (ou revestimento) da tíbia, o qual é muito doloroso. Os músculos na parte da frente da perna podem ser envolvidos. Tratamento de dores nas canelas inclui o uso do regime de RICE (repouso, gelo, compressão e elevação), e atividade modificada. Corredores afetados por dores nas canelas devem diminuir a quilometragem semanal, cruzar o treino com outros tipos de exercício cardiovascular, alongamento, e considerar o uso de medicamentos anti-inflamatórios. Se os sintomas persistirem, consulte um médico para excluir condições mais graves.


Lesão no tendão de Aquiles
O tendão de Aquiles está localizado na parte de trás da parte inferior da perna, e anexa o grupo de músculos flexor plantar (músculos da tibia) ao calcâneo (osso do calcanhar). Embora o tendão é uma das mais espessa e mais forte no organismo, é ainda vulnerável a lesão, devido à força excessiva que é submetido a durante a corrida. A lesão no tendão de Aquiles mais comum é tendinite (ou não-específica da inflamação), causada por excesso de uso. Tendinite geralmente resulta quando os corredores aumentam a quilometragem semanal muito rapidamente, ou de repente adicionam treino progressivo a rotina de exercícios. O tratamento é geralmente conservador, utilizando o protocolo RICE. Além disso, ortopedia anti-inflamatória, e sapato podem ser empreguados para diminuir a dor e ajudar a cura.


Fasceíte plantar
Fasceíte plantar é uma lesão de esforço do tecido mole flexor do pé. A condição envolve dor no calcanhar que geralmente ocorre depois ou durante o exercício. Os corredores são vulneráveis, como também são as mulheres, indivíduos com excesso de peso, e os trabalhadores que passam longas horas em pé. O tratamento é geralmente não-cirúrgico, com o protocolo RICE, medicação anti-inflamatória, suaves exercícios de alongamento e ortopedia. Em casos graves, ininterruptos, a cirurgia pode ser necessária.


Fratura por estresse
Fratura por estresse é uma lesão de esforço. Em corredores, fraturas por estresse ocorrem mais comumente nos pés, pernas ou quadris. Fraturas por estresse resultam da fadiga do osso, geralmente relacionados com o movimento repetitivo. O exercício repetitivo leva a pequenos microtraumas no osso. Ao longo do tempo, sem descanso apropriado, o dano cumulativo torna-se uma fratura do osso. Deve-se parar a atividade repetitiva senão há possibilidade de levar a uma forma mais grave de  fratura, completa, ou  ainda problemas crônicos de perna.


Prevenção
A prevenção destas lesões comuns da perna é uma questão de usar o bom senso ao treinamento. 
Corredores precisam usar uma abordagem de senso comum, e evitar o excesso de esforço no início da temporada . 

As dicas a seguir também devem ajudar:
Escolha o seu tênis de corrida com cuidado.

Sempre aquecer e alongar antes do exercício. Focar alongamento sobre os grupos musculares da panturrilha isquiotibiais e quadríceps.

Aumentar a distância e velocidade gradualmente, não mais que 10% por semana.
Fonte:emaxilab.com







.

Nenhum comentário:

Postar um comentário