terça-feira, 30 de abril de 2013

A CIFOSE, POPULAR "CORCUNDA" E O PILATES





Antes de relacionarmos a técnica do Pilates com a postura, vale a pena saber quais são as características e as complicações que a cifose pode nos trazer.


A cifose é o nome dado à convexidade posterior natural da coluna torácica. A hipercifose é o aumento da curvatura da região dorsal, ou seja, é o aumento da convexidade posterior no plano sagital, podendo ser flexível ou irredutível.



Uma das causas mais importantes dessa deformidade são a má postura e o condicionamento físico insuficiente. Doenças como espondilite, anquilosante e a osteoporose senil, também ocasionam esse tipo de deformidade nos adultos. Nos jovens, a osteocondrite é a principal causa de deformidades mais acentuadas. É bastante tratada por fisioterapeutas ortopedistas.


O aumento da curvatura cifótica promove alterações anatômicas ocasionando o dorso curvo, gibosidade posterior, encurtamento vertebral e pode ocorrer déficit respiratório, por reduzir a capacidade de sustentação da coluna vertebral e também a diminuição da expansibilidade torácica. A cintura escapular torna-se projetada à frente, com deslocamento das escápulas para baixo e para frente. A musculatura peitoral torna-se hipertônica e a dorsal hipotônica. A cabeça é projetada à frente da linha de gravidade, ocasionando uma hiperlordose cervical.


Toda hipercifose, de um modo geral, tem sua lordose compensadora, cervical e lombar, para dessa forma poder manter a sustentação do corpo mesmo que descompensada.





A cifose pode localizar-se na região dorsal, dorso-torácica e toracolombar. Neste último caso, encontraremos uma retificação da lordose lombar, contribuindo para a redução da mobilidade desta região.


Como o Pilates é uma modalidade que trabalha as compensações no corpo, podemos utilizar a técnica para fortalecer determinadas musculaturas para que o corpo fique em equilíbrio e restabeleça seu centro de gravidade. Com os exercícios corretos para fortalecimento de toda a região posterior, é possível que essa má postura seja melhorada.
Fonte: www.wikipedia.org










.

Nenhum comentário:

Postar um comentário