sexta-feira, 12 de abril de 2013

SACROILEÍTE E PILATES



Sacroileíte


A sacroileíte é uma inflamação na articulação do sacral. Local de união entre a pelve e o sacro, que é a região final da coluna. Esta inflamação provoca dor e desconforto ao realizar movimentos e mesmo parado, ou sentado. Ela pode, inicialmente, atingir somente um lado e, com o passar do tempo, afetar os dois lados.





Sintomas da sacroileíte

As articulações mais afetadas são a do sacro. Após algum tempo o indivíduo começa a sentir dores na coluna e, posteriormente, os joelhos e ombros são também afetados.

Em alguns pacientes, além do comprometimento articular, podem surgir dores em certos pontos musculares, nos ligamentos e nos tendões próximos às áreas afetadas.






Como diagnosticar a sacroileíte

O raio x e a tomografia computadorizada da pelve são os exames de diagnóstico que conseguem mostrar precocemente alterações na pelve e no sacro, sugerindo a doença.





Como tratar a sacroileíte

O tratamento da sacroileíte é feito com o uso de antiinflamatórios e analgésicos, porém, o mais importante é tratar as causas e não apenas os sintomas, por essa razão é imprescindível que o paciente busque tratamento com um fisioterapeuta especializado que tenha como objetivo devolver a função normal a essa articulação, e equilibrar os músculos que possam estar causando ou fixando a lesão.

Sacroiliac Dysfunction & Pilates

O PILATES tem integrado ativamente as equipes multidisciplinares a fim de tratar a patologia, já que trata-se de um bom método na recuperação, dentre outras patologias, das relacionadas à coluna. 

Os alunos que praticam Pilates apresentam boa resposta à diminuição das dores e dos espasmos musculares, evidenciam um excelente fortalecimento/equilíbrio muscular e condicionamento postural. 

Os sintomas geralmente tem sido estabilizados, muitas vezes evitando um tratamento cirurgico.
Fonte: Coluna sem dor |

Nenhum comentário:

Postar um comentário