sábado, 1 de agosto de 2009

DESVIOS MAIS COMUNS NA COLUNA


Entre as dores que mais levam pacientes aos consultórios, os problemas na coluna se destacam. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 80% da população sofrerá com algum tipo de incômodo na região das costas. A boa notícia é que "na imensa maioria dos casos, o problema é facilmente solucionado". 


As dores nas costas podem ser provenientes de uma série de fatores, divididos em físicos e emocionais. Um jovem que fez um esforço físico exagerado, por exemplo, acaba sofrendo as dores causadas pelo estiramento muscular, enquanto um empresário estressado enfrenta dores ligadas à tensão do dia-a-dia. Além das causas, alguns sintomas diferenciam o problema e indicam o tipo de tratamento.


Os principais desvios da coluna e como o paciente deve proceder em cada um dos casos:

Estiramento muscular
O sintoma é facilmente notado por quem abusou da carga nos exercícios físicos ou carregou peso demais, eventualmente. A dor na região lombar é característica marcante nestes casos. "Se ela aparecer depois de um esforço exagerado, dura, no máximo, cinco dias". Nestes casos, a solução se resume a repouso e analgésico. Fazer uma compressa local, com uma toalha quente ou um travesseveiro elétrico, também pode ajudar. 


Hérnia de disco
Também caracterizado pelo incômodo ou fraqueza na região lombar, o problema chega a causar dores nos músculos das pernas, independentemente dos esforços físicos. A hérnia também não responde tão rápido aos analgésicos. Se a dor persistir por mais de cinco dias, é um indício da doença e o paciente deve procurar um especialista. A pressão que um dos discos intervertebrais, mal posicionado, faz sobre o nervo provoca a sensação de pinçada. 

Diversos motivos explicam a origem do mal, entre eles permanecer sentado por muito tempo ou receber pancadas nessa região do corpo. Quanto aos tratamentos, existem basicamente dois tipos: os conservadores, em que técnicas como fisioterapia, acupuntura, quiropraxia, rolfing, RPG (reeducação postural global), são aliadas a repouso e analgésicos. Nas situações mais urgentes, a cirurgia é a saída, retirando a hérnia através de um pequeno corte nas costas. 


Tensão
Causada por situações estressantes, este tipo de dor pode aparecer em qualquer região das costas e está frequentemente ligada à má postura ou distúrbios emocionais. Por não apresentarem sinais tão nítidos, o diagnóstico deve ser feito a partir da análise das causas. é preciso verificar os aspectos ergonômicos do local de trabalho da pessoa e seus hábitos, não só levando em consideração como ela se movimenta, mas também como reage aos problemas e se anda estressada. Dependendo do caso, vale lançar mão de analgésicos, fazer repouso ou procurar uma técnica de reeducação postural 
( RPG). 


Escoliose
A mais comum das três "oses" (as outras duas você confere logo a seguir) é caracterizada por uma curvatura anormal da coluna, que forma um S em alguma das suas divisões. Esse entortamento pode ser uma resposta do corpo a vícios de postura, ou mesmo, um problema de nascença. 

Não causa dor assim que surge, mas com o tempo o desconforto ganha cadeira cativa. Isso porque a incorreção de um trecho da coluna acaba exigindo compensação de outra, e o resultado é uma postura inadequada, sessões de RPG (reeducação postural global) aliviam as dores e colocam as vértebras no lugar certo. 


Cifose
Sabe a célebre corcunda? Trata-se da cifose, problema causado pelo arqueamento da coluna . E é justamente nas redondezadas da nuca e dos ombros que as dores aparecem. Mais uma vez, a receita repete-se na correção: o único jeito de se livrar da aparência e da dor desagradável é buscar tratamentos de realinhamento postural. 


Lordose
O bumbum empinado demais, muitas vezes, não é artifício para chamar a atenção, mas sintoma de uma deformidade conhecida como lordose. Nesse caso, o desalinhamento ocorre na região lombar da coluna (ali no finalzinho dela, já próximo ao quadril). As curvaturas naturais do início e do final da coluna são denominadas de cifose e lordose, respectivamente. E damos o nome de hiperlordose e hipercifose ao desvio, quando essas curvas ganham proporções exageradas.


VEJA MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG
EM 11 DEZ 2010
ESCOLIOSE E O TRATAMENTO COM RPG

18 comentários:

  1. Ola! Tenho 22 anos e fui ao Ortopedista, mostrei o Raio X e ele me falou que tenho um leve desvio na coluna (disse que não tenho nem 10 graus)e que por causa da minha idade, não tem jeito mais de colocar ela no lugar. Gostaria de saber se isso é verdade, pq faço musculação e parece que estou um pouco torto por causa disso.

    ResponderExcluir
  2. A possibilidade de correção é muito grande.

    A RPG trabalha com indivíduos de diferentes idades.

    A Reeducação Postural Global é um método de fisioterapia que trata as desarmonias do corpo humano, é indicado não somente para quem sente dores, mas para quem busca o equilíbrio postural, levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente.

    O número de sessões que o paciente vai necessitar, dificilmente pode ser descrito, pois a RPG é uma técnica que depende muito do paciente (boa vontade para melhora e realização dos exercícios, boa consciência corporal, limiar de dor, aplicação das correções e dicas posturais no seu dia-a-dia).

    O Método une conceitos de individualidade (as pessoas não são iguais), causalidade (busca as causas do sintoma) e globalidade (trata o paciente e não a doença).

    A RPG trabalha principalmente com a individualidade.

    Portanto este método é indicado para pacientes de diferentes idades, com grande chance de correção das diferentes deformidades, apresentadas pelo corpo humano.

    ResponderExcluir
  3. tenho degeneraçao na l5 e agora percebi que a minha coluna fez um s na lombar,qual a potura que eu devo ter para dormir,pois ja tenho varios dias sem dormir direito?

    ResponderExcluir
  4. A postura correta para dormir é de preferência de lado, com o auxílio do travesseiro correto para o seu biótipo, isso favorece a anatomia fisiológica da coluna vertebral, evitando rotações, trações, hiperextensões no funcionamento correto de todo o corpo, proporcionando um melhor relaxamento muscular e assim um descanso físico adequado para encarar o dia seguinte.

    Devemos evitar dormir em “posição fetal”, com a coluna curvada, e o pescoço deve estar alinhado com o resto da coluna.

    Dormir de bruços não é uma boa opção, pois esta postura coloca um estresse muito grande sobre o pescoço e a coluna lombar, e impede um bom alinhamento da coluna.

    Ao dormir devemos conseguir relaxar os músculos, pois esse é um dos grandes motivos para as pessoas acordarem com dor, pois a dificuldade em relaxar acaba provocando um mal estar.

    O colchão também é um fator importante. Este deve ter uma densidade compatível com sua estrutura física, deve ser firme. Nem muito mole, nem muito duro, mas suficiente para colocar a coluna alinhada durante o sono.

    Atenciosamente
    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  5. Tenho desvio na coluna para a direita qual é a melhor forma que eu devo dormir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A postura ideal para dormir é a posição em decúbito lateral.
      Deve-se alternar os lados e sempre com um travesseiro entre pernas para evitar as rotações de tronco.

      Atenciosamente

      Roberto Quintana e equipe

      Excluir
  6. Meu namorado tem dores muito forte na coluna lombar que se estende para a perna , as vezes chega a chorar de dor , não consegue nem andar direto , e cada dia que passa ele fica mais torto , tem muita dificuldades para encontrar uma posição para dor . Esto desesperada ele tem 21 anos , e já sente essas dores a mais ou menos uns 2 anos , já foi no medico mais ninguém resolveu nada , fez fisioterapia mais não termino . tem alguma coisa que podemos fazer para diminuir as dores ? tem risco dele não andar mais ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna
      É importantíssimo o acompanhamento com um médico. O primeiro passo é seguir as orientações de um médico.

      Esta dor na coluna lombar que se estende para a perna é conhecida como lombociatalgia.

      O tratamento pode ser do tipo conservador, que engloba o repouso e o uso de medicamentos, ou o tratamento cirúrgico.

      O repouso é altamente eficaz nos casos de lombociatalgias; contudo, ele não pode ser longo, pois o repouso em excesso pode causar efeitos negativos sobre o aparelho locomotor.

      No momento em que o paciente já consiga realizar suas atividades rotineiras, o tempo de repouso deve ser reduzido, estimulando o mesmo a retornar às suas atividades rapidamente.

      Após afastar a causa específica da lombociatalgia, por isso é importante o médico chegar a uma conclusão do que esta causando isso, o tratamento deve visar controlar a dor, para que o paciente alcance a recuperação funcional o mais depressa possível.

      O tratamento de eleição das lombociatalgias é sempre o conservador.

      Todavia, quando a resposta a este não é satisfatória, podem ser realizados alguns procedimentos invasivos, como infiltrações nas discopatias, tratamento cirúrgico de hérnia discal em casos de déficit neurológico grave agudo, dentre outros procedimentos cirúrgicos.

      Aenciosamente
      Roberto Quintana e equipe

      Excluir
  7. Tenho um leve desvio na lombar para a direita, não lembro o grau que o medico me disse, não condições financeiras para fazer fisioterapia, pilates, nada disso.. Estou sentindo dormências constantes no meu braço esquerdo, tem algo haver ?

    e que tipo de exercícios posso fazer em casa para melhorar ?

    ResponderExcluir
  8. Olá eu tenho desvio de coluna e as dores são insuportáveis até um sinpres banho que dou no meu filho as dores aparecem hoje tive tamta dor que até sanguei e só passou com remedio.

    ResponderExcluir
  9. Olá eu tenho desvio de coluna e as dores são insuportáveis até um sinpres banho que dou no meu filho as dores aparecem hoje tive tamta dor que até sanguei e só passou com remedio.

    ResponderExcluir
  10. Tenho muitas dores na coluna lombar,sinto muitas pontadas nas laterais do abdômen,que parece ser muscular,tbm sinto dor nas costelas.

    ResponderExcluir
  11. Olá. Desdos 4anos de idade que ej sinto muita dor nas pernas. Na epoca fui diagnosticada com A dor do crecimento, um desviu na coluna. E hoje estou com 19anos e as dores n passam. O que eu devo fazer ?

    ResponderExcluir
  12. Ola tenho 20 anos e tenho problema com o bumbum um lado e maior que o outro e a perna tmb e diferente uma e mais grossa que a outra e dificil usar jenas porqe se nota .. isso seria desvio na coluna ??,

    ResponderExcluir
  13. ola tenho 26 anos depois que engravidei e tive meu bb tive muitas dores lombares, o medico disse que foi devido o barrigao que fiz, desde entao quando faço as coisas em casa, quando vou deitar pra descansar, na hora de levantar minha cadeira parace que vai quebrar, minhas pernas travam e nao consigo levantar com muita dor no lombar, eu queria saber oque poderia ser isso e se e grave??

    ResponderExcluir
  14. o que e e porque e tao importante seguir as orientacoes de um fisioterapeuta em casos como desvios da coluna vertebral

    ResponderExcluir
  15. fiz uma raio x da coluna vertebral e o resultou demonstrou que tenho: "um discreto desvio escoliótico lombar de convexidade esquerdaa. PERGUNTO: Isso é considerado um Desvios patológicos da coluna vertebral

    ResponderExcluir
  16. fiz uma raio x da coluna vertebral e o resultou demonstrou que tenho: "um discreto desvio escoliótico lombar de convexidade esquerda. PERGUNTO: Isso é considerado um Desvio patológico da coluna vertebral?

    ResponderExcluir