sábado, 21 de agosto de 2010

ALONGAMENTO AXIAL - ALONGAR O CORPO LONGITUDINALMENTE

 Será que você tem alongamento axial? Não sabe? E dor nas costas você tem?

E essas pessoas das fotos, será que sentem dores nas costas?

Se você respondeu que com certeza elas sentem dor, se equivocou. Estudos dizem que não.

E para mostrar de forma mais clara e instigar a curiosidade de vocês a continuarem lendo, vou usar o exemplo dessas pessoas que carregam cargas na cabeça por horas às vezes. E por que elas não sentem dor?

Simples:
elas possuem 
 alongamento axial.

Observe as suas posturas, bem eretas, e equilibradas. E é isto que um bom alongamento crânio-caudal faz com nossa postura, a deixa alinhada, com todas as curvas naturais da coluna preservadas.



Mas o que é alongamento axial? 
O alongamento axial é a criação de espaço articular e se tratando da coluna esse espaço está aumentado entre os discos vertebrais. 

O benefício direto da aplicação deste princípio é a melhor mobilidade da coluna e diminuição de compressões nos discos, logo alívio de dores e prevenção de patologias (ex: hérnia de disco).




Acabamos de ler que é preciso “descomprimir” os discos e isso é possível com o alongamento axial. Sendo assim, essas cargas acima da cabeça geram mais pressão, peso na coluna? 


Não, ao menos no caso dessas pessoas que já fazem isso desde crianças e assim fortalecem a coluna. 

Como isto acontece? 
Para entender melhor, vamos analisar o funcionamento de alguns aspectos da coluna vertebral.

Suas partes “principais” são: corpo vertebral, disco intervertebral (anel fibroso e o núcleo pulposo).



O disco vertebral funciona como um amortecedor, as pessões são distribuídas por todo o disco, e o núcleo dentro dele põem-se sob tensão e age como um amortecedor fibro-hidráulico, que funciona muito bem se mantendo hermeticamente fechado (caso contrário temos uma hérnia, quando o núcleo é rompido e não suporta mais essas pressões) 

veja as figuras:
Alongamento axial: como acontece?
Alongamento axial: como acontece?

Alongamento axial: como acontece?




 Então quando essas pessoas colocam um peso sobre a  cabeça, elas precisam manter-se eretas para este peso não cair, com isso seus discos ficam alinhados funcionando perfeitamente como amortecedor, e isso acaba sendo um exercício para as musculaturas mais profundas. 

É importante ressaltar, que isso não vale para nós que não estamos habituados, se resolvermos fazer isso, é provável que ficaremos com dor, por dias.

Temos também nesse aspecto do amortecimento o mecanismo de ação e reação, que funciona como mostrado a seguir: 

durante os exercícios abdominais, por exemplo, uma força de ação é realizada na flexão do tronco (quando subimos), e em contra resposta uma de reação (Lei de Newton), isso gera uma pressão (musculatura abdominal x dorsal), que terá que sair por algum lado?

Ela só conseguira sair por cima ou por baixo, já que pela frente e por trás ainda está ocorrendo à pressão. Essa saída faz com que as vértebras se distanciem mais, aliviando assim os discos vertebrais. 


Veja a seguir:
Alongamento axial: como acontece?
 

É justamente essas características de amortecimento do núcleo pulposo, ação e reação que exploramos no alongamento axial, 
são esses mecanismos que nos permitem alongar axialmente, ou seja na direção longitudinal ou crânio-caudal. E assim manter as curvaturas preservadas, que distribuem as cargas ao longo de toda coluna.  

Veja as figuras : Quando a coluna se mantem alinhada, os discos ficam livres de compressão, podendo até suportar cargas importantes, como as pessoas que transportam peso sobre a cabeça. 

      Experimente uma situação de alongamento axial?
- Posicione-se sentado em uma cadeira com os ísquios bem apoiados (aqueles ossos do quadril proeminentes na região dos glúteos), com os pés bem apoiados no chão. A coluna lombar neutra, ou seja, normal com sua lordose (curvatura entre os glúteos e as costelas).

- Imagine agora que sua cabeça é uma bola de gás e a sua coluna é a linha amarrada nessa bola. Sendo assim, este bola cheia de gás (sua cabeça) está sempre querendo subir mais (“criar” espaço entre os discos vertebrais) e a sua coluna, sendo representada pela linha amarrada na bola, mantêm-se esticada a todo instante, mas de forma natural, mantenha os ombros baixos e relaxados; respire mantendo esse alongamento longitudinal com o abdômen levemente contraído.

- Agora “desmonte” a postura, fique normal e veja a diferença de como é uma posição bem alinhada e como você costuma ficar no dia a dia. 

Depois dessa explicação : Como vai seu  alongamento axial?
 

Fonte: Profª Renata Batista






veja também matéria publicada neste blog
em 14/ 05 /2010
PILATES FAZ CRESCER?





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário