quarta-feira, 4 de agosto de 2010

QUANDO AS JUNTAS ESTALAM... O QUE É ISTO?


Os sons produzidos nas juntas podem não ter significado clínico algum, sendo apenas produzidos por deslizamento do tendão/ligamento sobre a articulação. Por outro lado, podem ser produto do desgaste da cartilagem (crepitação), como são vistos na "artrose", a forma mais comum de reumatismo.

Muitos não sabem, mas reumatismo não é uma doença. É um termo genérico que se refere às doenças que acometem as articulações - ou "juntas". 

Existem cerca 120 formas de doenças reumáticas 
ou "reumatismos" 
que podem ser agrupadas em 
doenças degenerativas, 
inflamatórias, 
auto-imunes, 
infecciosas, 
metabólicas e 
pós-traumáticas


Doenças que têm um grande custo para o sistema de saúde do país - 30% da população têm sintomas de dor nas juntas e/ou na coluna - e afetam o indivíduo a ponto de torná-lo incapacitado para exercer suas atividades cotidianas de trabalho e lazer.


Como em qualquer patologia, informações corretas e um diagnóstico precoce podem representar a diferença entre conviver ou não com deformidades e sérias limitações. 


Por isso, fique atento: os sons produzidos nas juntas podem não ter significado clínico algum, sendo apenas produzidos por deslizamento do tendão/ligamento sobre a articulação. Por outro lado, podem ser produto do desgaste da cartilagem (crepitação), como são vistos na "artrose". 


De acordo com o reumatologista, Carmo Gonzaga de Freitas, é importante lembrar que a artrose não ocorre somente em idosos, podendo acometer indivíduos mais jovens, principalmente, se houver algum traumatismo ou frouxidão ligamentar prévios. 


“É preciso ressaltar que ficar em locais frios (cinema) ou parado na mesma posição por algum tempo pode produzir esses sons, sem estar relacionado a algum distúrbio ligamentar. 

Entretanto, se isto estiver causando algum transtorno, deve-se procurar um reumatologista para uma melhor avaliação, pois podem ser indicados alguns exercícios para fortalecimento muscular, a fim de obter-se uma maior estabilidade da junta”, explica o médico. 


Algumas outras doenças como a gripe, a dengue e o hipotiroidismo também podem causar dores nas “juntas” e não representarem doenças reumáticas. 


Outra questão para a qual o médico chama a atenção diz respeito à importância dos pais ficarem atentos às queixas dos filhos. “Sempre que uma criança se queixa com freqüência de dores em membros ou tem algum sintoma que a impeça de brincar como as outras crianças deve ser levada ao médico”. 



O reumatismo mais comum em crianças é a febre reumática, que ocorre como complicação de uma infecção de garganta, e pode causar dores nas juntas, problemas cardíacos e no sistema nervoso. Contudo, outros reumatismos, como as artrites crônicas - mais raramente o Lupus, a Dermatomiosite e a Esclerodermia - podem ocorrer.
Fonte: Jornal Correio de Uberlândia


Postado recentemente por um anônimo:???

" Do ponto de vista cientifico, ainda não é conhecida a razão deste fenómeno, 
adiantando-se como hipóteses mais prováveis as seguintas: 
1- fenómeno de cavitação por alteração da pressão intra-articular; 
2- expansão por compressão de bolhas de ar intra-articular; "
3- estiramento ligamentar. 

2 comentários:

  1. Prazer sou Ângelo de Poa RS
    Nossa minhas juntas estalam o dia todo a cada movimento meu estalam , dos pés,joelhos,mãos,e até os ombros
    Os ruídos são altos chego à ficar envergonhado em alguns lugares silenciosos e cheio de pessoas.

    Doutor tem algo que eu possa fazer para diminuir estes ruídos?

    ResponderExcluir
  2. trabalho em um shopping,e fico 8 horas em pe sinto fraquesa visao imbarsada e estalam nas juntas fraquentes

    ResponderExcluir