sábado, 9 de outubro de 2010

DOR NA PERNA TODA IRRADIANDO-SE DESDE A COLUNA: CUIDE PODE SER NERVO CIÁTICO

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano 



É o principal nervo dos membros inferiores, ou seja, das pernas. 

Seu trajeto vai desde a região lombar (parte baixa das costas) até o dedo do pé. Só para ter uma idéia, as musculaturas da região do quadril, do joelho, do tornozelo e os músculos posteriores da perna e do pé, são controlados por esse nervo. 

O termo ciatalgia indica dor em regiões percorridas pelo no nervo ciático. Essa condição clínica pode causar muito desconforto em várias áreas do corpo, inclusive, na ponta do pé.

Diversos fatores podem causar um quadro de ciatalgia. Dentre os principais, contam-se determinados casos de hérnia de disco, obesidade, fraturas de vértebras, tensão muscular, compressão vertebral, mau alinhamento da coluna (como nos casos de escolioses e das hiperlordoses) e alterações posturais que podem ocorrer durante a gestação. 

Além disso, hábitos incorretos como o de dormir em posições inadequadas, ficar muito tempo sentado ou em pé, o sedentarismo, a falta de cuidado com a postura durante o trabalho e o lazer, além de exercícios físicos inapropriados, poder causar essa condição clínica desagradável. 

Os cuidados indicados para um paciente com ciatalgia dependerão das particularidades de cada caso. Não obstante, serão sempre desejáveis avaliação e acompanhamento realizados por uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde, como por exemplo, Médicos, Fisioterapeutas e Enfermeiros.

O tratamento da ciatalgia pode ser realizado de variadas formas, sendo normalmente indicados a Fisioterapia, o repouso, o auxílio medicamentoso e até mesmo, a depender do caso, intervenções cirúrgica
pode implicar, também, provocando diversos outros problemas, tais como alteração dos reflexos, dificuldade de movimentação e até perda dos movimentos da pernas.

VEJA MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG EM
1 NOV 2009

DOR CIÁTICA E SÍNDROME DO PIRIFORME TRATADAS COM PILATES

2 comentários:

  1. Muito bom Esse artigo, esclareceu muitas dúvidas!

    ResponderExcluir
  2. Olá boa noite, estou precisando muito de ajuda neste momento. Eu fraturei a virilha semana retrazada no treino e fiquei até hj cedo, sem fazer nada hoje eu fui ver CE já estava melhor.aí no jogo minha virilha começou doer,quando o sangue esfriou minha coxa esquerda inchou muito na parte da virilha e do adultor. Tá muito inchado e doendo muito.o que pode ser?

    ResponderExcluir