domingo, 24 de outubro de 2010

A IMAGEM CORPORAL É A FORMA COMO O ÍNDIVIDUO SE PERCEBE.

     
   A imagem corporal é um importante componente do complexo mecanismo de identidade pessoal, é uma construção multidimensional, que corresponde a figura mental que temos das medidas, dos contornos e da forma de nosso corpo; e dos sentimentos relacionados a essas características bem como as partes que o constituem, ou seja, é a forma como o indivíduo se percebe e se sente em relação ao seu próprio corpo.
   

   O processo de formação da imagem corporal pode ser influenciado pelo sexo, idade, meios de comunicação, bem como pela relação do corpo com os processos cognitivos como crença, valores e atitudes inseridos em uma cultura.

   Pode ainda ser influenciado por uma série de fatores, como a idade de início da obesidade, presença de transtorno emocional, influência social através da avaliação negativa ou depreciativa do outro, história de mudanças e flutuações do peso, entre outros. 

    O ambiente sociocultural parece ser uma das condições determinantes para o desenvolvimento de distorções e distúrbios subjetivos da imagem corporal. 


VEJA MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG EM 
30 JAN 2010
POSTURA X CONFIANÇA

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário