domingo, 3 de outubro de 2010

LESÕES MAIS COMUNS NA CORRIDA DE RUA

A corrida de rua 
é uma das modalidades mais praticadas atualmente, 
fala-se em 4 milhões de pessoas. 

Por tratar-se de uma atividade que pode ser feita em qualquer lugar, muitos praticantes correm sem orientação profissional o que pode resultar em lesões. 
Veja aqui as mais comuns:




Condromalácia patelar: é uma das lesões mais comuns entre os corredores. É uma lesão relacionada com o atrito excessivo entre a patela e a extremidade do fêmur, o osso da parte superior da perna. Quando os ossos se ajustam de maneira adequada, a patela se move suavemente dentro de uma depressão na extremidade inferior do fêmur. Ocasionalmente, no entanto, o ajustamento é incorreto, e ao invés de ficar totalmente dentro da cavidade a que pertence a patela, fica roçando em um de seus lados. Se esse atrito é prolongado, desgasta uma parte da cartilagem da patela.

Fraturas por estresse:
é uma pequena alteração na estrutura óssea causado pelo esforço ou solavanco. Geralmente não exige gesso ou ataduras, desaparecendo com algum repouso. O diagnóstico é difícil, até mesmo para o médico que não sabe o que procurar, porque as fraturas de estresse nem sempre aparecem nas radiografias. Ocorrem mais freqüentemente nos ossos mais longos dos dedos do pé (os metatarsos) e nos dois ossos da parte inferior da perna (a tíbia e a fíbula).

Fascite plantar:
foi descrita como uma condição inflamatória da fáscia plantar do médio pé ou em sua inserção na tuberosidade medial do calcâneo que envolve microlacerações ou ruptura parcial das fibras fasciais. A designação inespecífica mais apropriada é síndrome de dor no calcanhar. Manifestam-se em resposta as cargas repetidas, nas quais as forças compressivas achatam o arco longitudinal do pé.

veja matéria publicada neste blog em
13 dez 2009
DOR NA SOLA DOS PÉS ( FASCEÍTE PLANTAR)







Periostite de esforço:
ocorre na parte anterior da perna, entre a tíbia e o músculo sóleo. É uma inflamação do periósteo, que é uma membrana que recobre o osso por ação do músculo sóleo que, ao contrair-se, força o periósteo da tíbia.

Entorse de tornozelo:
pode ser uma sobrecarga grave, estiramento ou laceração de tecidos moles como a cápsula articular, ligamentos, tendões ou músculos. Porém, esse termo é freqüentemente usado em referência específica à lesão de um ligamento, após o movimento de torção.

Lesões do tendão patelar:
fazem parte de um grupo maior de doenças que causa o que os ortopedistas chamam de “dor anterior do joelho”. Dessa forma, o atendimento médico visa ao diagnóstico clínico da doença específica responsável pela dor do esportista. Basicamente, as lesões do tendão patelar são as tendinopatias (tendinites), com fases diferentes de gravidade, as rupturas parciais e as rupturas totais.

Síndrome de estresse tibial:
é uma reação inflamatória das inserções tibiais fasciais profundas em resposta à aplicação de cargas crônicas. A dor se localiza nas cristas anterior ou postero-medial da tíbia, ou em ambas, e resulta das forças tensivas excessivas aplicadas por uma ação excêntrica das unidades músculotendinosas, o mais das vezes o solear, o tibial posterior e o flexor longo dos dedos.

Tendão calcaneano tendinite:
e ruptura: as cargas freqüentes e repetidas impostas a o tendão calcaneano o predispõem para as patologias por uso excessivo (overuse), mais comumente por tendinite (inflamação no peritendão), distúrbios de inserção miotendinosas ou tendinopatias.





As principais causas para o acometimento das principais lesões músculo-esquelético, geralmente estão relacionadas a fatores extrínsecos como: sobrecarga de treinamento, visando performance em atletas profissionais, falta de orientação técnica em atletas amadores que iniciam nas corridas de rua, equipamentos inadequados e locais inapropriados para pratica da corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário