quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

COMO ADQUIRIR UMA MAIOR CONSCIÊNCIA CORPORAL?


Consciência corporal 

A influência no seu dia a dia







Consciência corporal é tomar consciência de seu próprio corpo, reconhecendo e identificando processos e movimentos corporais, internos e externos.


Estabelecemos comunicação com o mundo exterior através dos sentidos que possuímos: visão, audição, olfato, paladar e tato; recebendo estímulos e processando-os mentalmente. Com o mundo interno também estabelecemos comunicação devido à estímulos feitos através das terminações nervosas presentes em músculos, articulações e órgãos.

Se alguma coisa está errada em nosso corpo, sinais de alerta são enviados para que prestemos mais atenção, fazendo com que tomemos mais conhecimento sobre como funcionamos.

Dessa forma, pequenos problemas podem se acumular e levar a fadiga, acabando com a energia para realizar até mesmo simples tarefas. Por isso a importância de termos consciência corporal, que proporciona maior energia e saúde para nossas vidas, consequentemente, mais qualidade de vida.


Os benefícios da consciência corporal

Tomar consciência dos movimentos que o corpo executa, traz a capacidade de realiza-los de maneira mais adequada, sem desperdícios de energia.


Assim, prestar atenção ao próprio corpo é a ideia básica da consciência corporal. Uma espécie de autoconhecimento, entendendo o que o corpo é capaz de fazer e quais suas limitações.

Muitas doenças surgem do fato de levarmos o corpo além do que ele é capaz de suportar ou realizar e de maneira brusca.

Conhecer e respeitar os limites de seu corpo evita doenças, bem como, demonstra os limites físicos durante as atividades diárias, de esporte e lazer. É importante, também, para o desenvolvimento de posturas e atitudes que melhoram nossa qualidade de vida e até mesmo o relacionamento interpessoal.


RPG e a consciência corporal



Os músculos e articulações foram projetados para movimentar-se, suportar cargas e gerar movimentação. Por isso, o sedentarismo não é uma escolha natural. Assim, a prática de uma reeducação postural propicia a percepção das conexões entre mente e físico. Conscientizando posturalmente seu corpo no espaço e prevenindo o aparecimento de lesões, estresse, bem como, melhorando a imagem de si e a percepção dos outros.




Como é o tratamento de RPG?


A RPG deve ser aplicada por fisioterapeutas RPGistas, ou seja, que participaram do curso preparatório ministrado por Philippe Souchard.  

O tratamento consiste em consultas de 1 a 2 vezes por semana com cerca de 1 hora ou mais de duração de acordo com a necessidade a ser avaliada pelo fisioterapeuta acompanhante. 

Logo na primeira avaliação pode se ter uma idéia do tempo a ser dedicado e da duração do tratamento.Os resultados aparecem em torno da décima sessão e atingem sucesso em até 90% dos casos. O campo de aplicação é enorme e o método de tratamento deve elevar-se ao nível de complexidade de cada caso ou patologia.
Fonte:rpgsouchard.com.br/










.

Nenhum comentário:

Postar um comentário